Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

No Canadá, o termo utilizado para o profissional de Contabilidade é Chartered Professional Accountant, ou CPA. Estes profissionais podem trabalhar com contabilidade pública, educação, em órgãos governamentais, na indústria e também em organizações sem fins lucrativos.

Antes de julho de 2015, era comum que as províncias canadenses tivessem em média três órgãos representantes da profissão, sendo um específico para cada modalidade: Chartered Accountants, Certified Management Accountants e Certified General Accountants. Os profissionais das diferentes províncias votaram a favor de um projeto de unificação da profissão, para que todas as modalidades possuam uma mesma bandeira, a de Chartered Professional Accountant (CPA).

A unificação da profissão fez com que todas as províncias adotem um sistema muito similar no que diz respeito à admissão e ao licenciamento de novos candidatos, sendo que CPAs já licenciados em uma província canadense podem ter bastante facilidade para obterem a licença em uma outra província.

 

Colúmbia Britânica

O CPABC, ou Chartered Professional Accountants British Columbia é o órgão regulador desta província para a profissão de Contabilidade.

Nesta província, o histórico acadêmico do candidato irá determinar onde ele se encontra no sentido de qual seria o melhor caminho para obter a sua licença para atuação dentro desta profissão. Assim, por exemplo, o candidato pode possuir um undergraduate degree, ou título de bacharel, em qualquer disciplina, desde que conclua os requisitos exigidos para se tornar um CPA, seja num programa de estudos de uma instituição pós-secundária, ou através de um PREP, ou Prerequisite Education Program. Este programa é um bridging program, destinado a profissionais que possuem um bacharelado em qualquer outra disciplina e, portanto, não possuem todos os cursos e matérias que são exigidos para um curso de contabilidade.

Também é possível completar 24 meses de estudos em caráter de meio-período em um programa chamado PEP, ou Professional Education Program, em que, para ser aceito, o candidato precisa ter completado algumas matérias específicas de cursos de contabilidade de nível pós-secundário.

Já no caso de estudantes recém-saídos de cursos universitários de 2 anos, ou de candidatos que possuam treinamento e experiência em um país que não seja o Canadá, existe um certificado chamado de Advanced Certificate in Accounting and Finance (ACAF). Através desse certificado, é possível obter as credenciais necessárias em termos de contabilidade e finanças para aumentar as chances de sucesso na profissão. É importante notar que o ACAF, embora seja reconhecido em todo o território canadense, não é sinônimo de CPA, ou seja, o candidato pode trabalhar dentro da mesma área de atuação, mas não pode ser considerado um CPA.

O CPABC oferece periodicamente sessões de introdução à profissão como é praticada na província, e essas sessões são abertas ao público. Com duração de pouco menos de uma hora, é possível participar online ou pessoalmente. É possível encontrar o calendário das sessões aqui, ao final da página. Caso o candidato não possa comparecer às sessões, também é possível solicitar um kit de informações a respeito da profissão.

Para novos canadenses, incluindo novos residentes permanentes, existem dois caminhos possíveis para se tornar um CPA na Colúmbia Britânica: o primeiro deles é através de um acordo chamado MRA, ou Mutual Recognition Agreement, em que associações de contabilidade do Canadá reconhecem e são reconhecidas por várias associações de contabilidade de vários países ao redor do mundo. Você pode encontrar a lista das associações estrangeiras aqui, mas, infelizmente, o Brasil não está presente. Essa lista será útil caso você faça parte de um órgão regulador em um dos países contemplados, no entanto.

O outro caminho possível para se tornar um CPA nesta província é através do reconhecimento de Advanced Standing: profissionais internacionalmente designados que não fazem parte de um MRA formal mas que podem ser elegíveis como advanced standing no programa de estudos do CPA.

Caso você não se encaixe nesses dois caminhos, será preciso se matricular nos programas educacionais que mencionamos acima.

 

Alberta

O Institute of Chartered Accountants of Alberta (ICAA), englobado pelo CPA Alberta, é o órgão regulador desta província, existindo desde o ano de 1910. Existem na província 24.500 designated accounting professionals, sendo que fazem parte do ICAA cerca de 10.100 Chartered Accountants, 2.100 estudantes, 875 firmas de contabilidade pública, e 1.800 corporações.

Sendo o CPA uma mesma bandeira, nacional, que compreende a profissão de Contabilidade como um todo, assim como na Colúmbia Britânica, em Alberta também existem algumas possibilidades para a obtenção da licença para trabalhar como chartered accountant.

O Prerequisite Education Program e o Professional Education Program seguem o mesmo modelo do que funciona para a Colúmbia Britânica. A outra possibilidade de obtenção da licença seria através de filiação, caso o candidato possua licença de atuação em alguma outra província canadense.

O primeiro passo para se tornar um chartered accountant em Alberta é criar um perfil CPA. É através deste perfil que o candidato poderá fornecer informações a respeito de seu histórico acadêmico, de acordo com o documento fornecido pela universidade, que também deverá ser submetido para análise. A partir do resultado dessa análise, será possível completar os requisitos restantes através do CPA PREP, caso o candidato possua um diploma reconhecido, ou então em uma instituição pós-secundária em Alberta.

O programa de certificação CPA também requer que o candidato complete um período de prática profissional relevante.

O CPA Alberta também oferece eventos e sessões de informação para o público interessado em atuar com Contabilidade na província. Através dessas sessões também é possível aprender mais sobre os programas educacionais CPA PREP e CPA PEP, dos quais falamos anteriormente. Você pode encontrar o calendário das sessões de informações aqui para os próximos meses.

O CPA oferece oportunidades de trabalho voluntário, com o objetivo tanto de ganhar experiência prática quanto de realizar um serviço positivo para a comunidade.

Além disso, existe uma série de serviços oferecidos para os candidatos, como, por exemplo, orientação profissional, revisão de currículo, programas que buscam conectar o candidato a empregadores, além de programas de mentorship, em que um profissional mais experience e já licenciado faz as vezes de guia e mentor para o novo profissional, enquanto este está ainda buscando obter a carga horária necessária em termos de experiência para poder também obter a sua licença.

contabilidade1

Ontário

Assim como todas as províncias a partir deste ano, Ontário também tem seus profissionais da Contabilidade sob a mesma bandeira nacional de CPA, ou Chartered Professional Accountants  Vamos falar um pouco sobre as qualificações e as regulamentações para se tornar um CPA em Ontário.

Qualificações

Caso você esteja planejando estudar Contabilidade em Ontário, seja ela a sua primeira profissão ou uma mudança de carreira, estes passos são para você. Um estudante de Contabilidade deve completar:

  • Requisitos acadêmicos: bacharelado seguido de matrícula em um programa de estudos (Professional Education Program – PEP, ou Prerequisite Education Program – PREP)
  • Professional Education Program – PEP
  • Prerequisite Education Program – PREP
  • Practical Experience Requirement – PER

Você pode verificar todos os detalhes do programa completo de certificação oferecido pelo CPA em Ontário aqui.

Regulamentações

Para profissionais que já passaram pelos passos acadêmicos mencionados acima, é preciso observar uma série de requisitos a fim de manter a sua prática profissional sempre em concordância com o que é exigido pela província. Isso é comum não só à profissão de Contabilidade, mas a todas as profissões regulamentadas:

  • Inspeções obrigatórias sobre a prática profissional e programas de seguro de responsabilidade profissional (professional liability insurance)
  • Cumprimento das regras de conduta profissional
  • Requerimentos quanto à educação continuada
  • Mecanismos disciplinares em favor do público

É importante notar que, sendo uma profissão que varia de país para país, principalmente por causa das leis em que se baseia, é necessário completar programas de estudos antes de poder se qualificar para receber a sua licença de atuação para trabalhar com Contabilidade no Canadá. Você pode encontrar todos os detalhes a respeito dos requisitos para a obtenção da licença profissional aqui.

O site do órgão regulador em Ontário oferece uma página especialmente dedidada aos profissionais treinados no exterior. É possível realizar o registro junto ao CPA Ontário antes mesmo de imigrar para o Canadá. Assim, toda a sua educação e treinamento podem ser avaliados antes de você embarcar, o que facilita bastante a questão do planejamento quanto aos cursos adicionais que podem ser necessários.

Caso o candidato não possua licença para atuação em nenhum órgão fora do Canadá, mas possua um bacharelado de uma universidade fora do Canadá, existe a possibilidade de se realizar o registro tendo como base o diploma. Para isso, e no caso dos candidatos brasileiros, é importante que a instituição de ensino de onde o candidato possua seu diploma seja reconhecida no International Handbook of Universities, publicado pela International Association of Universities, ou por um órgão similar. No caso do Brasil, as universidades afiliadas a esse órgão internacional são a UNESP, a UNICAMP, e a UNIFENAS.

Assim como Alberta, Ontário também oferece oportunidades de voluntariado.

Caso você tenha interesse em abrir uma firma de contabilidade, seja ela grande ou pequena, esta seção é para você.

 

Manitoba

O Chartered Professional Accountants Manitoba é o órgão regulador desta província, sob a mesma bandeira nacional de unificação da profissão, CPA.

O primeiro passo para se tornar um Chartered Professional Accountant em Manitoba é realizar uma avaliação formal do seu histórico acadêmico universitário. Com ela, será possível identificar se o candidato é elegível para iniciar o curso preparatório CPA Professional Education Program (PEP) ou se existirem knowledge gaps, ou necessidade de treinamento complementar, este poderá ser conseguido através do CPA Prerequisite Education Program (PREP). Para ter o histórico acadêmico avaliado, será necessário criar um perfil CPA através da CPA Western School of Business.

Caso o candidato não seja elegível para o programa de certificação e tenha interesse no programa Advanced Certificate in Accounting and Finance (ACAF), também será necessário ter suas credenciais avaliadas, e é possível iniciar esse processo aqui. A avaliação permite identificar se o candidato será elegível para o programa, assim como apontar se o candidato possui conhecimentos e experiência suficientes.

Para candidatos que desejam saber mais sobre a profissão e sobre os requisitos para a prática da Contabilidade em Manitoba, sessões de informação são disponibilizadas para o público. As sessões oferecem uma visão geral do escopo do programa de certificação, incluindo requisitos, estrutura, provas e exigências quanto à experiência prática na profissão. As sessões são gratuitas.

Além das sessões de informação, também são oferecidos eventos para que os interessados possam aprender mais sobre essa área. Esses eventos têm lugar em instituições de ensino em toda a província.

É possível também contar com sessões individuais de orientação profissional, que você pode verificar aqui.

Além disso, a sessão Carrer Network se trata de um portal online cujo objetivo é conectar membros e candidatos ou estudantes a empresas e oportunidades de trabalho na província.

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Chartered Professional Accountants British Columbia
Phone: 604.872.7222 (toll free 1.800.663.2677)
Email: recruitment@bccpa.ca
Website: http://www.bccpa.ca/

CPA Alberta
Suite 300, 1210 – 8th Street SW Calgary AB T2R 1L3
T: 403.269.5341
F: 403.262.5477
Email: reception@cpaalberta.ca
Website: http://www.cpaalberta.ca/

Chartered Professional Accountants of Ontario
69 Bloor Street East
Toronto, ON M4W 1B3
Tel: 416-962-1841 or Toll-Free at 1-800-387-0735
Fax: 416-962-8900
E-mail: customerservice@cpaontario.ca
Website: http://www.cpaontario.ca/

CPA Manitoba
Regulatory Affairs & Member Services
1675 – One Lombard Place
Winnipeg, MB R3B 0X3
Telephone: 204 943.1538
Toll Free (in Manitoba): 800 841.7148
Fax: 204 943.7119
General Email: cpamb@cpamb.ca
Website: https://cpamb.ca

Comentários Facebook