Muitas são as perguntas de casais com filhos que estão iniciando o plano Canadá ou prestes a embarcar para o país. Quando se tem crianças as preocupações aumentam muito, pois além de tudo o que envolve a adaptação da família em outro local, ainda devem se preocupar com inúmeros detalhes que dizem respeito aos pequenos. O que poucos sabem no entanto, é que o governo federal auxilia financeiramente a família, caso a mesma preencha certos requisitos, no pagamento do daycare, que nada mais é do que a creche no Canadá.

Como já mencionamos em diversos textos, as províncias canadenses regem diversos aspectos das leis federais, que são ditadas pelo território nacional, porém os detalhes e aplicações em cada uma das regiões fica por conta do governo provincial. Um destes detalhes é a educação. Obviamente existem escolas particulares no país, mas o ensino é público, de qualidade e um direito de todos, inclusive dos casais que vão ao Canadá com visto de estudo e trabalho part time, com o cônjuge recebendo a Open Work Permit (OWP).

*Para saber todos os detalhes sobre o funcionamento de todas as fases do ensino no país, confira o artigo que fizemos a respeito clicando aqui.

creche no canada

Creches ou daycare

Eles são o que os brasileiros chamam de creches e, ao contrário das escolas públicas, são pagos. A idade pode variar de província para província, mas no geral a criança passa a ter direito a frequentar o sistema regular de ensino a partir do ano em que completa quatro anos (algumas regiões estipulam cinco anos e outras seis). Antes disso, os pais precisam recorrer ao Daycare.

As creches convencionais, como estamos acostumados no Brasil, são chamadas de child care centres. A primeira informação que os pais devem verificar é se o local possui a licença governamental para funcionar, pois é obrigatório. A segunda opção é o home child care, que são casas de pessoas licenciadas para cuidar de crianças. Esta segunda opção costuma ser menos custosa e uma alternativa quando não há vagas nos Daycare.

No site de cada província tem uma área toda dedicada à educação. Nela, existe uma ferramenta que localiza todas as instituições licenciadas pelo governo. A dica aos recém chegados é consultar o site da província onde vai residir para obter todas as informações necessárias. Além disso, a procura pelas creches é muito grande, então é imprescindível colocar o nome do filho na lista de espera de um ou mais Daycare. Cada uma das instituições tem suas normas próprias que serão apresentadas aos pais e é importante estar atento à elas.

creche no canada

Custos e subsídio

Para quem tem filhos que vão precisar deste serviço de cuidados, é essencial estar ciente que isso será uma boa fatia do orçamento. O valor varia de acordo com cada província, mas ele pode chegar a $2.000,00 CAD mensais em Toronto (segundo a reportagem da CBC News, o valor do daycare na cidade é o mais caro do Canadá), ou cerca de $200,00 CAD por mês em Quebec. Os valores também mudam de acordo com a idade da criança, quanto mais novo maior será o preço.

Porém, nas províncias existe um subsídio do governo que pode auxiliar no pagamento do Daycare. Para isso, os pais precisam atender a alguns requisitos, que também podem mudar de acordo com cada uma das províncias canadenses. Nos sites listados abaixo o aplicante pode verificar todos os requisitos, preencher um formulário online e aplicar para tentar receber um valor mensal do governo canadense que é destinado a custear parte do daycare. As páginas também informam os próximos passos, documentos e o que esperar após a aplicação.

Em cada um dos sites também existe uma calculadora, que dá um resultado rápido ao candidato, dizendo se tem ou não direito ao benefício, o valor que pode receber e quanto a família terá que arcar no cuidado da criança.

Na maioria das províncias existe uma lista de espera para conseguir o subsídio, então é interessante fazer a inscrição o quanto antes. Outro detalhe importante é que, na maioria dos casos, o valor recebido varia conforme a renda e costuma não bancar todos os gastos, mas cobre parte deles. Em Ontario, por exemplo, a ajuda governamental é calculada por dia, ou seja, caso o valor com o daycare diário da criança seja de CAD $80 e seu subsídio de CAD $50, você ainda terá de pagar a creche CAD $30 por dia.

Lista com links sobre o auxílio financeiro governamental nas principais províncias canadenses:

*Saiba como encontrar uma creche para seu filho clicando aqui.

Em Toronto, por exemplo, o governo paga o subsídio para a creche e os pais arcam com o restante, sendo que cada família deve indicar uma lista de daycare onde quer matricular os filhos, além de verificar quais das instituições aceitam o valor governamental. Em Manitoba, por exemplo, todas as creches são habilitadas. Portanto, como já dissemos, as regras variam em cada região. Porém em vias gerais, as características levadas em consideração pelo governo provincial são: renda da família, idade do filho(a) e quantidade de dependentes.

Após a inscrição, a família recebe um email de confirmação com um número que deve ser guardado, pois será solicitado posteriormente. Além disso, algumas províncias também levam em consideração o tempo em que a família já está residindo na província. Não é necessário ser residente permanente para aplicar, somente ter status legal no país.

*Confira aqui o artigo que escrevemos sobre o auxílio em Manitoba. E neste link você consegue verificar os detalhes do subsídio em Ontario.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet