Grupo 1
Grupo 1
Culinária canadense: 10 pratos que você precisa conhecer e receitas deliciosas

Culinária canadense: 10 pratos que você precisa conhecer e receitas deliciosas

6 de maio de 2023

O que os canadenses mais gostam de comer? Bom, o Canadá é um país multicultural e, como vocês bem sabem, repleto de imigrantes, então a culinária presente no país abrange as mais variadas partes do mundo. Porém, algumas bebidas e comidas são consideradas símbolos do país. 

É importante lembrar que no Canadá é possível encontrar todas as variedades culinárias e comidas do mundo: japonesa, chinesa, filipina, coreana, vietnamita, italiana, portuguesa, brasileira, indiana, do Sri Lanka, grega, mexicana, afegã, africana, espanhola, inglesa, jamaicana... e por aí em diante.

Além das comidas tradicionais canadenses, os restaurantes típicos são considerados paradas obrigatórias nos roteiros de quem deseja fazer turismo pelo país. Confira abaixo uma lista com os pratos mais consumidos pelos canadenses.

1 – Poutine: 

image 5

Com certeza o poutine é o prato mais tradicional do Canadá. Ele foi criado em Quebec, mas é amplamente consumido e vendido em todo o país. Originalmente é feito de batata frita com coalhada de queijo cheddar (ou somente queijo derretido), cobertos com um molho de carne, conhecido como gravy.

Existem restaurantes dedicados somente a servir a iguaria, como a Smoke’s Poutinerie. Claro que o prato ganhou outras versões com o passar do tempo. Hoje ele pode ser servido com carne, linguiça, chorizo, em forma de pizza, vegetariano, bacon, pierogi, cogumelos, legumes, nachos, pimenta e outros acompanhamentos (Confira a receita ao final do texto).

2 – Beaver Tail: 

image 4

Na tradução literal, beaver tail significa “rabo do castor”. A gostosura, nada saudável e fitness, tem este nome devido ao seu formato de cauda do roedor mesmo. Ela tem a base feita de uma massa de farinha de trigo integral, frita em óleo quente, que lembra bastante uma massa de pastel doce com canela. A iguaria é coberta ao gosto do cliente: Nutella com banana, Oreo, maçã com canela, chocolate ou confeitos com pasta de amendoim, chocolate com amêndoas, dentre muitas outras opções deliciosas (Confira a receita ao final do texto).

3 – Maple Syrup:

 É um xarope muito tradicional no Canadá, mas ele já é famoso no mundo. Ele tem um sabor único, que é bem difícil de ser comparado e tem uma textura parecida com o mel de abelha líquido. A calda é extremamente utilizada com panquecas no breakfast (café da manhã com panquecas estilo americanas), crepes, waffles, sorvetes e outras gostosuras.

O maple syrup é originário da árvore mais famosa do país, a Maple (que tem a folha presente na bandeira canadense). Ele é retirado durante a primavera e não passa por nenhum processo de adição de ingredientes externos, apenas é cozido, o que retira a água do xarope, e filtrado, para remoção dos resíduos. Por isso o xarope é conhecido por seu sabor único e natural.

4 – Montreal Smoked Meat: 

Como o próprio nome diz, a carne defumada é muito conhecida em Montreal e na província de Quebec, mas também já virou uma delícia nacional. A refeição é servida em formato de um sanduíche e lembra bastante os pães com mortadela servidos no Mercado Municipal de São Paulo, quando falamos no quesito aparência. 

O sabor difere muito. A carne é defumada e marinada com ervas e especiarias, cortadas em finas fatias e colocadas em um pão fatiado caseiro. O local mais famoso e conhecido para se saborear a comida é o Schwartz’s, localizado em Montreal.

5 – Butter Tarts:

São motivo de orgulho entre os canadenses e muito famosas em todo o país. As butter tarts são sobremesas com uma massa doce, tendo na receita farinha, manteiga e açúcar, parecidas com as massas de tortas brasileiras, porém um pouco mais açucaradas. O recheio leva manteiga, açúcar, ovos e mais um ingrediente ao gosto do cliente, que pode ser nozes, noz-pecã, passas, blueberries, maçã e abóbora. Elas podem ser encontradas em vários cafés e em todos os supermercados no Canadá.

6 – Nanaimo Bar: 

image 2

A tradicional sobremesa canadense consiste em três camadas: bolacha waffer com chocolate, creme de baunilha e cobertura de chocolate. Também há diferentes combinações do doce, com café, nozes ou castanha, pasta de amendoim e coco. Elas também são comercializadas em vários cafés, restaurantes e supermercados. A origem do doce não é totalmente confirmada até hoje, mas acredita-se que ele teve origem em um hospital de Nanaimo, em Vancouver, costa oeste canadense.

7 – Macaroni and Cheese (Mac&Cheese): 

image 3

O macarrão com queijo está para os canadenses assim como o arroz e feijão para os brasileiros. A receita é originalmente americana e consiste em macarrão caracol, queijo, leite, um pouco de farinha e manteiga.

O diferencial é que os canadenses compram o tradicional e famoso Mac&Cheese em porções individuais (ou para duas pessoas, dependendo da fome) em caixas no mercado, fácil e rápido de ser preparado, com a base do molho pronta. Você só precisa cozinhar o macarrão e acrescentar leite e manteiga/margarina ao molho.

8 – Peameal Bacon:

É uma iguaria inventada no Canadá que consiste em uma espécie de bacon feito com o lombo do porco, coberto com farinha de milho. Os curiosos podem encontrar o peameal com mais facilidade em Toronto, pois o prato é típico da região, muito servido em sanduíches na cidade. O local mais popular para provar é o St. Lawrence Market.

Ele também pode ser comprado em açougues e mercados para ser preparado em casa.

9 – Coffee Crisp: 

image

O Coffee Crisp é muito parecido com o Bis do Brasil, mas ele é vendido em tamanho maior e, ao invés de creme de chocolate, a barra tem café. O gosto da bebida não é muito marcante, fazendo com que o doce seja popular entre crianças e adultos. A barrinha é da marca Nestlé e pode ser encontrada em bancas, lojas de conveniência, postos de gasolina, supermercados, cafés, bares e lanchonetes.

A origem do crisp é inglesa e ele foi introduzido no Canadá por volta de 1938. Em diferentes épocas do ano a marca lança variações dos sabores, como Coffee Crisp Orange, Caramel, Raspberry, White, Triple Mocha, entre outros.

10 – Tourtière: 

image 1

Se você gosta de vinhos e está no Canadá, não pode deixar de provar o ice wine. Como o nome já diz, ele é um vinho gelado e doce, com a consistência parecida com a de um licor. Considerado uma bebida de sobremesa, a curiosidade é que ele é produzido a partir de uvas que congelam ainda quando estão nas videiras.

Devido às baixas temperaturas, o país é o principal produtor mundial da bebida, que é fabricada nas províncias de British Columbia, Nova Scotia, Ontario e Quebec. É importante ressaltar que o líquido tem um preço mais elevado quando comparado ao vinho normal. Isso se dá devido à complexidade do processo de produção do ice wine.

Gosta de cozinhar? Confira essas receitas!

Ficou com água na boca após saber um pouco mais sobre alguns dos pratos típicos do Canadá? Não tem problema. A nossa consultora de imigração, Celina Hui, juntamente com o chef Thiago Borja, ensinam você a preparar três das principais receitas canadenses: um maravilhoso poutine, a bebida alcóolica Caesar e, para a sobremesa, uma Beaver Tail com creme de avelã e morangos.

Confira aqui!

A Immi Canada pode ajudar você!

Aqui na Immi Canada podemos ajudar você a conhecer de perto todas essas comidas maravilhosas.

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist