Quando visitamos um país, provar da culinária e conhecer os principais pratos típicos do lugar é tão importante quanto passear pela cidade ou visitar as principais atrações. A Culinária no Canadá não é diferente, o país é extenso e conhecido por ser multicultural e cosmopolita. Sendo assim, os alimentos acompanham essa tendência e a culinária é continuamente influenciada pelos imigrantes, o que faz com que pratos diferentes ganhem destaque nas diferentes épocas do ano.

Porém, existem algumas bebidas e comidas que são consideradas símbolos do país. É importante lembrar que por aqui, quem vem para morar, passar um tempo estudando ou somente com fins de turismo, vai encontrar todas as variedades culinárias e comidas do mundo: japonesa, chinesa, filipina, coreana, vietnamita, italiana, portuguesa, brasileira, indiana, do Sri Lanka, grega, mexicana, afegã, africana, espanhola, inglesa, jamaicana e enfim, de todas as partes do planeta. Além das comidas tradicionais canadenses, os restaurantes típicos são considerados paradas obrigatórias nos roteiros dos viajantes. Confira abaixo uma lista com os pratos mais consumidos pelos canadenses.

1 – Poutine

Poutine: prato mais popular no Canadá.

Poutine: prato mais popular no Canadá.

Com certeza o poutine é o prato mais tradicional do Canadá. Ele foi criado em Quebec, mas é amplamente consumido e vendido em todo o país. Originalmente é feito de batata frita com coalhada de queijo cheddar (ou somente queijo derretido), cobertos com um molho de carne, conhecido como gravy.

Existem restaurantes dedicados somente a servir a iguaria, como a Smoke’s Poutinerie. Claro que o prato ganhou outras versões com o passar do tempo. Hoje ele pode ser servido com carne, linguiça, chorizo, em forma de pizza, vegetariano, bacon, pierogi, cogumelos, legumes, nachos, pimenta e outros acompanhamentos.

2 – Beaver Tail

BeaverTails

BeaverTails: rede que vende o doce em forma de cauda de castor.

Na tradução literal, beaver tail significa “rabo do castor”. A gostosura, nada saudável e fitness, tem este nome devido ao seu formato de cauda do roedor mesmo. Ela tem a base feita de uma massa de farinha de trigo integral, frita em óleo quente, que lembra bastante uma massa de pastel doce com canela. A iguaria é coberta ao gosto do cliente: Nutella com banana, Oreo, maça com canela, chocolate ou confetes com pasta de amendoim, chocolate com amêndoas, dentre muitas outras opções deliciosas.

beaver tails

As beaver tails podem ser de vários deliciosos sabores.

A receita foi passada de geração em geração na família em Ontário que possui a rede, única que comercializa o produto, a BeaverTails. Atualmente, há lojas em todo o Canadá, no Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes e Estados Unidos. Para acessar a localização das lojas basta clicar aqui.

3 – Maple Syrup

Maple Syrup

Xarope é mundialmente conhecido por ser natural.

É um xarope muito tradicional aqui, mas ele já é famoso no mundo. Ele tem um sabor único, que é bem difícil de ser comparado e tem uma textura parecida com o mel de abelha líquido. A calda é extremamente utilizada com panquecas no breakfast (café da manhã com panquecas estilo americanas), crepes, waffles, sorvetes e outras gostosuras.

Panquecas com maple syrup.

Panquecas com maple syrup.

O maple syrup é originário da árvore mais famosa do país, a Maple (que tem a folha presente na bandeira canadense). Ele é retirado durante a primavera e não passa por nenhum processo de adição de ingredientes externos, apenas é cozido, o que retira a água do xarope, e filtrado, para remoção dos resíduos. Por isso o xarope é conhecido por seu sabor único e natural.

4 – Montreal Smoked Meat

Regional dishes, Montreal, Canada

Sanduíche é muito comum em Montreal.

Como o próprio nome diz, a carne defumada é muito conhecida em Montreal e na província de Quebec, mas também já virou uma delícia nacional. A refeição é servida em formato de um sanduíche e lembra bastante os pães com mortadela servidos no Mercado Municipal de São Paulo, quando falamos no quesito aparência. O sabor difere muito. A carne é defumada e marinada com ervas e especiarias, cortadas em finas fatias e colocadas em um pão fatiado caseiro. O local mais famoso e conhecido para se saborear a comida é o Schwartz’s, localizado em Montreal.

5 – Butter Tarts

 

butter-tarts

Massa doce com recheio de creme de manteiga, as butter tarts fazem sucesso.

 

São motivo de orgulho entre os canadenses e muito famosas em todo o país. As butter tarts são sobremesas com uma massa doce, tendo na receita farinha, manteiga e açúcar, parecidas com as massas de tortas brasileiras, porém um pouco mais açucaradas. O recheio leva manteiga, açúcar, ovos e mais um ingrediente ao gosto do cliente, que pode ser nozes, noz-pecã, passas, blueberries, maçã ou abobora. Elas podem ser encontradas em vários cafés e em todos os supermercados no Canadá.

Pumpkin pie, espécie de butter tart servida no outono.

Pumpkin pie, espécie de butter tart servida no outono.

 

6 – Nanaimo Bar

nanaimo-bars

Três camadas doces: sobremesa popular no Canadá.

A tradicional sobremesa canadense consiste em três camadas: bolacha waffer com chocolate, creme de baunilha e cobertura de chocolate. Também há diferentes combinações do doce, com café, nozes ou castanha, pasta de amendoim e coco. Elas também são comercializadas em vários cafés, restaurantes e supermercados. A origem do doce não é totalmente confirmada até hoje, mas acredita-se que a ele teve origem em um hospital de Nanaimo, em Vancouver, costa oeste canadense.

7 – Macaroni and Cheese (Mac&Cheese)

Mac&Cheese é uma das refeições mais consumidas pelos canadenses.

Mac&Cheese é uma das refeições mais consumidas pelos canadenses.

O macarrão com queijo está para os canadenses assim como o arroz e feijão para os brasileiros. A receita é originalmente americana e consiste em macarrão caracol, queijo, leite, um pouco de farinha e manteiga.

O diferencial é que os canadenses compram o tradicional e famoso Mac&Cheese em porções individuais (ou para duas pessoas, dependendo da fome) em caixas no mercado, fácil e rápido de ser preparado, com a base do molho pronta, você só precisa cozinhar o macarrão e acrescentar leite e manteiga/margarina ao molho.

8 – Peameal Bacon

Peameal Bacon

Espécie de bacon envolto em farinha de milho.

É uma iguaria inventada no Canadá que consiste em uma espécie de bacon feito com o lombo do porco, coberto com farinha de milho. Os curiosos podem encontrar o peameal com mais facilidade em Toronto, pois o prato é típico da região, muito servido em sanduíches na cidade. O local mais popular para provar é o St. Lawrence Market.

Ele também pode ser comprado em açougues e mercados, para ser preparado em casa. Os canadenses adoram usar em várias receitas e você pode conferir algumas aqui.

9 – Coffee Crisp

nestle-coffee-crisp

Coffee Crisp: encontrado em todos os lugares e muito popular entre crianças e adultos.

O Coffee Crisp é muito parecido com o Bis do Brasil, mas ele é vendido em tamanho maior e, ao invés de creme de chocolate, a barra tem café. O gosto da bebida não é muito marcante, fazendo com que o doce seja popular entre crianças e adultos. A barrinha é da marca Nestlé e pode ser encontrada em bancas, lojas de conveniência, postos de gasolina, supermercados, cafés, bares e lanchonetes.

A origem do crisp é inglesa e ele foi introduzido no Canadá por volta de 1938. Em diferentes épocas do ano a marca lança variações dos sabores, como Coffee Crisp Orange, Caramel, Raspberry, White, Triple Mocha, entre outros.

10 – Tourtière

Tortière

Massa parecida com a do empadão, com um recheio de carne, frango ou porco.

A tourtière é parecida com um empadão, mas possui uma massa um pouco mais leve e um recheio diferente, que pode ser de carne, porco ou frango, todo eles muito temperados. Ela é levemente apimentada e bastante saborosa, muito apreciada pelos canadenses. Uma curiosidade sobre a torta, que foi criada em Quebec, é que ela é bem tradicional no Natal, mas pode ser encontrada nos supermercados em qualquer época do ano, dependendo da província em que você está.

11 – Ice Wine

O Canadá é o maior produtor mundial da bebida.

O Canadá é o maior produtor mundial da bebida.

Se você gosta de vinhos e está no Canadá, não pode deixar de provar o ice wine. Como o nome já diz, ele é um vinho gelado e doce, com a consistência parecida com a de um licor. Considerado uma bebida de sobremesa, a curiosidade é que ele é produzido a partir de uvas que congelam ainda quando estão nas videiras.

Devido às baixas temperaturas, o país é o principal produtor mundial da bebida, que é fabricada nas províncias de British Columbia, Nova Scotia, Ontario e Quebec. É importante ressaltar que o líquido tem um preço mais elevado quando comparado ao vinho normal. Isso se dá devido à complexidade do processo de produção do ice wine (o preço médio de uma garrafa de 375ml varia de 60 a 80 dólares canadenses).

12 – Double Double (Tim Hortons)

tim-hortons

Maior rede canadense é popular pelas gostosuras e cafés.

É impossível falar de comida típica canadense sem falar da rede de restaurantes fast food que eles mais amam no mundo: o Tim Hortons. E também não tem como falar em Tim Hortons e não citar o café com duas colheres de chá de açúcar e duas medidas de creme, carinhosamente apelidado de double-double. Ele é o café mais vendido no país, aquele que os nativos e moradores tomam todos os dias. Para os apreciadores de café, a bebida pode ficar doce e sem o sabor característico do café devido ao creme, mas vale a pena experimentar.

Além disso, a rede (que é uma espécie de Starbucks canadense) comercializa donuts, muffins, cookies, timbits (uma pequena bola frita, que lembra a massa de sonho, recheada ou coberta com um creme e de vários sabores diferentes), croissants, bagels, sanduíches, sopas, saladas e outras delícias. Uma curiosidade interessante é que a rede foi fundada por um jogador de hockey em 1964, em Hamilton, na província de Ontário.

13 – Canada Dry

 

canada-dry

Soda ficou mundialmente conhecida, mas tem sua origem no Canadá.

 

A bebida é um refrigerante de gengibre que lembra o guaraná brasileiro na cor, mas não no gosto. A soda é encontrada em vários sabores e pode ser misturada com bebidas alcóolicas. Por aqui, o Canada Dry é quase tão popular quanto a Coca-Cola. A marca teve origem em Toronto e hoje está presente em 30 países, sendo mais popular no Canadá, Estados Unidos, Japão e região do Oriente Médio.

14 – Caesar

caesar

Bebida a base de suco de tomate e vodka teve sua origem em calgary.

É um coquetel nacional, assim como a caipirinha no Brasil. A bebida é feita a base de vodka, suco de tomate, mix de temperos apimentados e um toque de molho inglês. É servido em um grande copo com as bordas cobertas com sal, acompanhado de uma fatia de limão e um pequeno talo de salsão. O gosto lembra bastante o Blood Mary, mas a versão canadense é mais apimentada e forte.

O drink foi criado em Calgary, Alberta, em 1969, por um chef que celebrava a abertura do seu novo restaurante italiano na cidade. Estima-se que hoje são consumidos cerca de 350 milhões de unidades da bebida por ano.

15 – Bagels

Talvez os bagels sejam o tipo de pão mais popular por aqui e você pode encontrar de todos os sabores, doces, salgados e para todos os gostos. Com creme, salmão defumado, cream cheese, coberto de gergelim ou sementes de papoula, plano, com queijo, de blueberry ou canela, enfim, é só entrar na primeira cafeteria ou lanchonete que encontrar, pedir seu bagel e se deliciar. Ah, é interessante saber que, caso você queira ele tostado e com manteiga, o atendente irá preparar a guloseima para você na hora e você não será cobrado a mais por isso. O preço somente difere quando os acompanhamentos são mais elaborados, como carnes, cremes ou cream cheese.

bagel

Pães em formato de rosca, com vários sabores disponíveis.

O pãozinho tem formato de rosca e é encontrado em qualquer loja que venda produtos alimentícios no Canadá. Ele também pode ser a escolha para o pão do seu sanduíche. The Great Canadian Bagel, Fairmount, St-Viateur Bagel e o próprio Tim Hortons são referencias na fabricação e venda do lanche.

16 – Pescados

Peixes e frutos do mar são facilmente encontrados.

Peixes e frutos do mar são facilmente encontrados.

Pelo motivo de o Canadá ter uma localização próxima às águas geladas do Oceano Pacífico, os peixes e frutos do mar em geral são muito consumidos pelos moradores. Além disso, eles são encontrados com mais facilidade que no Brasil e com um preço melhor. Os mais renomados restaurantes se aproveitam disso e fazem pratos incríveis com os animais marinhos. Lagostas, crustáceos em geral e king crabs também são iguarias mais comuns de ser vistas por aqui.

17 – Tea Red Rose

Os canadenses amam chá e esta é a marca mais popular.

Os canadenses amam chá e esta é a marca mais popular.

Talvez pelas temperaturas mais frias, ou também pela herança da colonização inglesa, os canadenses são grandes consumidores de chás de todos os tipos, quente e frios. Os sabores mais populares são o Orange Pekoe, que é um chá de laranja muito gostoso para ser tomado quente ou com leite, e o Chai, igualmente consumido em temperaturas elevadas. A marca mais famosa destas bebidas naturais é a Red Rose.

18 – Oka Cheese

Um dos melhores queijos gourmet do mundo é produzido no Canadá.

Um dos melhores queijos gourmet do mundo é produzido no Canadá.

O Oka Cheese é um dos melhores queijos gourmets do mundo e vale a pena ser experimentado se você se enquadra nos amantes de queijos e vinhos. Ele é produzido e tradicional na província de Quebec, feito com leite de vaca levemente curado, o que o torna um queijo macio, com leve sabor frutado e de nozes.

19 – Carne de caça

Se você é vegetariano ou sente pena dos animais, passe longe desse tópico. No Canadá a caça de alguns animais é legalizada para fins de consumo, o que as torna parte integrante do cardápio de comidas típicas. Se você é um carnívoro inveterado ou adora experimentar novos sabores, vale a pena experimentar carne de rena, bisão, javali ou caribu. Como toda a carne de caça, cada uma tem seu sabor característico e pode ser acompanhada por um bom vinho e uma guarnição adequada.

20 – Blueberries lowbush

As blueberries são uma espécie de amora silvestre e são extremamente típicas no país, pois o Canadá é o maior produtor mundial da fruta. Elas são vendidas frescas para preparações em casa e também para consumo in natura. Não podemos deixar de citar que a quantidade de produtos que tem a fruta como estrela e principal sabor é grande: tortas, cheesecake, muffins, bagels, bolos, pães e muitas outras gostosuras.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook