Grupo 1
Grupo 1
A Cultura do "Faça Você Mesmo"

A Cultura do "Faça Você Mesmo"

5 de maio de 2016

“Pelo menos no Brasil nós temos esses luxos” – acreditem ou não, eu já escutei essa frase, e não foi só uma vez. Os tais “luxos” do Brasil que algumas pessoas se referem estão relacionados com uma questão que definitivamente não é mais tão econômica, mas sim de diferença cultural entre Canadá e Brasil.

Não vou entrar na discussão da questão socioeconômica do país e como isso faz com que a geração de certos empregos no Brasil seja necessária. Esse post é para mostrar as diferenças culturais de como os canadenses encaram atividades cotidianas em uma cultura de “faça você mesmo”.

Enquanto no Brasil é muito comum as famílias terceirizarem as tarefas domésticas contratando serviços de faxina ou diaristas, aqui no Canadá a história é outra. Claro que esses mesmos serviços também existem e estão disponíveis para contratação através de empresas especializadas, porém são considerados caros inclusive por famílias de classe média. De acordo com minhas pesquisas de preço, os serviços de faxina aqui em Vancouver variam de $30 à $85 CAD por hora, sendo que muitas empresas estipulam um mínimo de 2 horas ou até 3 horas para contratação do serviço. Normalmente a empresa é responsável por levar todos os produtos que serão utilizados na limpeza da casa, o que acaba sendo mais uma justificativa do alto valor cobrado.

 

 

Algum de vocês devem estar agora loucos para me fazer a seguinte pergunta: “e você acha que está barato pagar uma diarista hoje no Brasil? ” Não, não acho, sei que está caro e é exatamente nesse ponto mesmo que quero chegar. É aí que entra a diferença cultural. Parece que nós, brasileiros, acreditamos muito que vale a pena pagar por certos confortos, mesmo que isso custe-nos mais do que poderíamos gastar mensalmente. Já se tornou tão normal pagar por esses serviços que não cogitamos economizar o dinheiro e fazer nós mesmos, como é o pensamento muitos canadenses. Contratar um serviço de faxina no Canadá, é só para quem tem dinheiro sobrando mesmo, o que normalmente não é a realidade de imigrantes recém-chegados ou estudantes internacionais.

Quando digo que essa é uma questão cultural, é porque conseguimos observar outros exemplos da cultura “faça você mesmo” em diversos lugares. Vai abastecer seu carro no posto de gasolina? Nada de ficar esperando dentro do carro enquanto o frentista abastece, limpa seu vidro e ainda traz a maquininha do cartão para você pagar. No Canadá, frentista? Que profissão é essa? Assim como em diversos outros países, aqui você mesmo é o responsável por abastecer seu carro e efetuar o pagamento, muitas vezes sem ao menos ter contato com nenhum funcionário do local.

O mesmo pode acontecer em alguns supermercados e farmácias com o chamado self-checkout, onde você mesmo deve escanear o código de barras das suas compras, empacotá-las e pagar sem ajuda ou supervisão de nenhum funcionário do local. Sempre me pergunto se esse esquema funcionaria no Brasil; será?

E claro que não poderia faltar aqui o exemplo da minha querida Ikea, que nos faz acreditar que somos capazes de qualquer coisa após montar nossos próprios móveis de casa. Não sabe do que eu estou falando? Acesse esse post onde eu conto tudo sobre a Ikea https://www.immi-canada.com/?s=ikea

Agora respondendo aos colegas do discurso “pelo menos no Brasil nós temos esses luxos”, vocês certamente não entenderam nada sobre minha escolha de morar em outro país. A minha busca pessoal não é a busca desse seu “luxo”. Na minha opinião, luxo é ter saúde e educação pública de qualidade. É luxuosíssimo voltar a pé para casa as 2 horas da manhã sem se preocupar em sofrer alguma violência. E é ainda mais luxuoso ver o retorno social dos impostos que são pagos.

Me parece que o custo de esfregar minha privada, empacotar minhas compras e colocar a mão na massa para muitas coisas, é insignificante perto da dignidade que me é oferecida.

Maythê Panar

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist