Como é o Canadá?”. Responder a esta pergunta não é das tarefas mais simples, principalmente se pensarmos na diversidade que são as províncias e territórios do país. Tem região que neva muito, outras que nem tanto, tem cidade com praia, outras cercadas de montanhas e aquelas que tem tudo isso ao mesmo tempo! Além das localidades mais populares, como Ontário e British Colúmbia, por exemplo, é importante também conhecer outros horizontes e por isso destacamos agora algumas curiosidades de Newfoundland & Labrador (ou Terra Nova e Labrador).

População e história

A província de Newfoundland & Labrador tem em suas raízes uma mistura de povos ingleses, franceses, irlandeses, que incluem guerreiros Vikings e caçadores de baleias bascos, e faz com que tenha características únicas. A sua população tem pouco mais de 520 mil habitantes, distribuídos por um território de aproximadamente 405 mil m2 e fazendo fronteira com Quebec.

Dados oficiais apontam que este é um povo bastante divertido, cuja cultura foi eleita pela revista canadense Maclean´s como uma das 10 mais amigáveis ​​do mundo! Até o dia 31 de março do ano de 1949, ou seja, há quase 70 anos, esta região pertencia à Colônia Britânica, quando enfim passou a ser província do Canadá. E a denominação de Newfoundland & Labrador se tornou oficial somente em 2001. Mas antes mesmos destas datas, há mais de 9 mil anos de história graças a trajetória de diferentes povos que por lá passaram.

Belezas naturais

Quem decide conhecer essa parte do Canadá pode ter experiências incríveis como: caminhar pelas trilhas da imensa área verde, observar baleias e mais de 350 espécies de pássaros, se aventurar no inverno com Ski ou Snowmobile em Steady Brook, descobrir fósseis, percorrer galerias de arte, entre outras ações. Se o roteiro em Newfoundland & Labrador for programado no período entre o final do mês de maio e início de junho, é possível ver de perto icebergs ao longo de seus 29 mil quilômetros de costa.

Tanta beleza rendeu até o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A instituição destacou como de “grande importância natural e cultural”, os seguintes locais: “Red Bay National Historic Site”, “Gros Morne National Park”, “L’Anse aux Meadows National Historic Site”. Vale lembrar que o parque nacional canadense, “Mealy Mountains”, está localizado nesta província e ostenta 10.700 km2, com rio, praia e uma incrível diversidade natural.

Dicionário próprio

Oficialmente o idioma é o Inglês, mas existem algumas localidades, como na península de Port-au-Port, em que o idioma Francês é predominante. E dentro deste tema, uma das grandes atrações diante de tanta diversidade cultural, é o “Dictionary of Newfoundland English”, um dicionário e enciclopédia exclusivo desta parte do Canadá. A publicação destaca palavras e frases que são ditas na região, o que desperta a curiosidade de muitas pessoas.

Desta forma, desde o ano de 1982 é possível saber mais a respeito de como se comunicam quem vive por lá a partir de um material impresso, super popular na província. Isso é útil para que turistas, estudantes e novos moradores possam entender mais a rotina local, aprender e até exercitar um novo vocabulário.

Saiba mais no vídeo abaixo:

 

St. John’s, a capital

Imagine uma cidade que tem mais de 500 anos de história! Essa é St. John’s, a capital de Newfoundland & Labrador e a mais antiga da América do Norte. O lugar abriga uma população de aproximadamente 170 mil pessoas, há inúmeras atrações naturais, e também outros pontos imperdíveis de visitação, como o “Cabot Tower”, um castelo construído para comemorar o aniversário de 400 anos de John Cabot, o descobridor de Newfoundland.

E não pense que se trata de uma cidadezinha sem agitação: por lá há festas, um roteiro de lojas, pubs e cafés, restaurantes, teatro e galerias de arte. Anualmente é realizado o “George Street Festival”, um tradicional festival que durante cinco dias (e noites) reúne artistas do universo musical. Outra curiosidade é o fato de que St. John’s é considerada líder na área de tecnologia marítima, o que movimenta a sua economia, junto com o setor de Turismo e o porto.

Imigrando para Newfoundland & Labrador

O governo desta província disponibiliza um site exclusivo que trata de assuntos relacionados com imigração. Há todos os detalhes sobre o tema, inclusive a respeito do “Atlantic Immigration Pilot Program” e “Provincial Nominee Program“, como morar, estudar e/ou trabalhar. Por isso, se você tem interesse em saber mais basta clicar aqui, que será direcionado ao link oficial de Newfoundland & Labrador.

 

 Você está com dúvidas sobre imigração? Consulte a Immi Canada!

Fontes:  www.newfoundlandlabrador.com/ e www.nlimmigration.ca/

Newfoundland & Labrador Tourism (imagem principal)

 

 

Comentários Facebook