Grupo 1
Grupo 1
Custo de vida: Calgary, o Coração do Novo Oeste

Custo de vida: Calgary, o Coração do Novo Oeste

9 de Outubro de 2013

Por Hilário Pereira

Quando se fala em Canadá, para a maioria das pessoas, as primeiras cidades que vêm à cabeça são: Vancouver, Toronto e Montreal. Mas tem uma cidade, de apenas 129 anos que já possui estatísticas de dar inveja a muitas cidades experientes no Canadá e no mundo.

É a cidade de Calgary, localizada na província de Alberta, região oeste do Canadá. A população de Calgary é pouco mais de um milhão e quatrocentos mil habitantes, e ainda é considerada interior, mas de interior não tem nada. É moderna, possui uma vasta gama cultural, o maior parque urbano aberto do Canadá, Fish Creek e possui a menor taxa do país também, de 5%.calgary2

Imagem: Crew Layovers

Ficou interessado? Mas antes de sair arrumando as malas, saiba um pouco mais sobre o custo de vida em Calgary.

Se você pretende estudar no Canadá, provavelmente deve estar nesse momento fazendo a conversão dos seus reais para dólares canadenses e nessa hora bate aquela dor ao saber que a moeda brasileira não vale tanto assim, certo?

Não se preocupe, aqui iremos dar um panorama para você se programar melhor, afinal intercâmbio é investimento, mas também é diversão!

Primeiro, a cidade de Calgary, de dois anos para cá, passa por um boom imobiliário. A cidade cresce com planejamento, mas a especulação é inevitável. Se você pretende morar sozinho, é bom se planejar.

As opções são inúmeras:

• Homestay

• Apartamento

• Townhouse

• Bachelor

• Basement

A casa de família ou homestay, fica em média de $650 a $800/mês, mas tem algumas pessoas que querem ter seu canto, então recomendamos apartamentos (1 ou 2 dormitórios) bachelor, ou basement (porão) que saem por mês entre $900 a $1600. Townhouses são pequenas casas normalmente em pequenos condomínios nas regiões centrais, aquelas que ficam uma do lado da outra. Às vezes possuem mais quartos, e se você juntar com outras pessoas, pode sair bem em conta.

Em média, townhouse pode sair entre $900 até $ 2000, depende da região e o estilo. Algumas chegam a até $5000! Mas tem a opção de você compartilhar com outra pessoa, que você não precisa nem conhecer, um apê, basement etc. Neste caso, é capaz de achar quartos entre $450 a $600.

E o transporte público?

Locomover-se em Calgary não é um mistério e é barato. O passe indivudual custa $3 e dá o direito a 1h30 de uso, seja ele ônibus ou trem. Há também as opções da cartela de 10 passes ou Book of 10, que custa $30. Tem o passe diário de $9 que tem o período de 24 horas de uso e, por fim, o passe mensal de $94. O passe mensal não tem período de uso, vale durante o mês inteiro.

Agora que você sabe se locomover em Calgary, é interessante saber quanto custa a alimentação em Calgary. A cidade possui grandes redes de supermercados e os preços não mudam muito. Cada um tenta atrair os clientes com cartões de associados ou cupons. Fazer mercado em Calgary é simples, mas há algumas dicas. Frios, ou seja, presunto, peito de peru, queijo, são itens caros, portanto selecione bem para não se empolgar na hora das compras. Aqui é cultural fazer compras da semana e não do mês como vemos no Brasil. A média está entre $180 e $220 por pessoa. Considerando alimentos básicos como arroz, feijão, massa, leite, frios, carne e frango.

Mas e para lazer, não sobra dinheiro? Claro que sobra! Calgary tem muitas alternativas de lazer, entre parques, pubs, shows, exposições, ou seja, o que não vai faltar são opções. Em média, pubs e restaurantes você irá gastar de $20 à $40, dependendo do lugar em questão.

A província de Alberta possui somente a taxa federal de 5%, diferente de outras províncias que possuem a taxa federal e provincial, o que aumenta seu orçamento. Em média, uma pessoa para viver em Calgary deverá dispor entre $1200 e $1800/mês e consegue viver bem.

Tudo bem, sei que você viu muitos dólares e já olhou para os seus reais e pensou: Não vai dar! Dá sim, é só planejar, pesquisar e aproveitar!

Se você se interessou em imigrar para a cidade de Calgary, conte com a nossa consultoria!

Comentários Facebook
Categorias
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist