Está aí uma das perguntas mais feitas por quem está com as passagens compradas: como posso economizar no Canadá? Não importa se você vai a passeio, explorar algumas cidades para decidir qual se encaixa mais no perfil da sua família com o intuito de imigrar, estudar, trabalhar, ou já com a residência permanente, poupar as economias sempre é uma preocupação, principalmente no início, quando ainda não se tem um trabalho que é remunerado na moeda do país.

Economizar em um país diferente, com língua e costumes diversos, onde não estamos acostumados a viver pode parecer um desafio no início, mas não é. Acreditem, o Canadá ajuda muito quem tem um pouco de vontade para realizar pesquisas e procurar maneiras de poupar dinheiro, começando pelos cupons de desconto, por exemplo, indo até o Boxing Day (dia após o Natal com descontos massivos em produtos), restituição de taxas e impostos pelo governo em alguns casos, benefícios e descontos que os estudantes possuem no país, entradas gratuitas de atrações e diversas outras maneiras.

Abaixo preparamos uma lista muito útil com várias maneiras de economizar nas terras do True North. Acredite, um cupom de desconto, uma redução para estudante ou um dia de promoções pode render uma ótima economia no final do mês.

Cupons de desconto

Nem todo mundo sabe, mas existe uma cultura fortíssima de cupons de desconto nos países da América do Norte, portanto esta dica vale tanto para o Canadá como para os Estados Unidos: fique atento aos cupons de desconto em todos os lugares onde vai fazer compras: lojas, supermercados, farmácias, etc.

Um aplicativo indicado para agrupar quase todas as lojas é o Flipp. Ele agrega todos os flyers semanais de diversas redes de supermercados, farmácias, drogarias, lojas de departamentos e outras varejistas, além de também mostrar os cupons de descontos disponíveis. Nele o usuário pode favoritar as ofertas que mais gostou no próprio folder do estabelecimento, salvar os cupons de desconto e escanear o código diretamente no caixa.

economizar no Canada

Muitas lojas também enviam os cupons diretamente para seu endereço no país ou por email. Eles podem ser combinados com o valor de promoção do produto, reduzindo mais ainda seu preço final. Então é indicado se cadastrar no site das suas lojas favoritas para receber os descontos e promoções, ficando sempre atento ao prazo de validade do cupom.

Por fim, alguns estabelecimentos e sites disponibilizam cupons de desconto. São eles: Red Flag Deals, Canadian Cupons, McDonalds, Save.ca, GoCupons e outros. É só baixar e levar no celular ou imprimir.

Economizar como estudante

O país possui uma série de descontos, promoções e isenções para estudantes. É só fazer a carteirinha na sua Universidade e pronto! Você já pode aproveitar. Algumas das dicas aqui podem ser aplicadas também para não estudantes, porém quem está matriculado garante preços ainda mais baixos.

A dica de ouro é: utilize o transporte público. Os sistemas públicos canadenses costumam ser eficientes, pontuais, limpos e cobrem toda a cidade e arredores, independentemente da região em que você for morar. Cada uma das localidades pratica um desconto diferente para estudantes, mas o preço sempre é mais em conta quando o usuário é aluno. E ah, não esqueça, você pode comprar o passe mensal e utilizar os metrôs, ônibus e trens interligados quantas vezes quiser no período. É importante carregar sempre sua carteirinha de estudante com você e verificar se na cidade é necessário realizar mais algum procedimento para ter acesso ao desconto.

Confira abaixo o link das companhias de transporte público das principais cidades:

Outra atitude que pode fazer os estudantes economizarem uma boa fatia do orçamento é comprar os livros que necessitam de segunda mão. Os preços chegam a até metade do valor e além de poupar dinheiro, você ajuda o meio ambiente. A maneira mais simples de encontrar as obras usadas é procurar anúncios de trocas ou vendas na própria universidade. Outro meio eficiente é entrar em grupos do Facebook de alunos e ex-alunos. Lá sempre vão aparecer boas oportunidades e você ainda pode pesquisar o item que necessita dentro de cada grupo.

economizar no Canada

A dica dos livros usados também se estende a roupas, acessórios, móveis e utensílios da casa. No Brasil ainda não é muito comum a compra e venda de artigos de segunda mão, mas no Canadá é uma prática extremamente difundida. Além da internet como fonte de busca, o aluno ainda pode encontrar itens de qualidade em lojas thrift, como a Salvation Army e a Value Village.

Ainda para estudantes, vale dividir a residência com outros alunos. Um dos gastos mais altos do orçamento de quem vai estudar no país, além da tuition do college, é o valor do aluguel mensal, principalmente nas grandes cidades, onde o preço subiu consideravelmente nos últimos anos. Por isso além das residências estudantis, casas de família e Airbnb, vale procurar quartos em casas que já são ocupadas por outros universitários ou montar um grupo para compartilhar a moradia e despesas.

Ainda vale para os estudantes, mas também é um ponto que pode gerar muita economia no orçamento mensal de qualquer um: leve seu próprio lanche e almoço. Este também é um hábito não muito comum no Brasil, mas no Canadá é quase regra. Todos, independentemente se estão nas universidades ou no trabalho, carregam sua própria refeição. A prática, além de poupar, é mais saudável. Você vai reparar que, no país, quase todos levam a comida de casa para a rua e os estabelecimentos como universidades e empresas, possuem refeitórios com micro-ondas que possibilita que o prato seja aquecido. Ah, carregue também a sua garrafinha de água com você. Além de ser própria para consumo, existem bebedouros espalhados pela cidade.

Amostras grátis

Sim! Você também pode receber, no conforto da sua casa, diversas amostras grátis e produtos para testar no Canadá. A ideia principal é entregar amostras para que os consumidores testem e tenham uma experiência antes do lançamento oficial. E isso vale para muita coisa: amaciante de roupas, demaquilantes, detergentes, maquiagem, shampoos, cosméticos, remédios que não necessitam de prescrição, dentre outras. Veja abaixo alguns sites em que você pode se cadastrar e obter suas amostras:

Cadastre-se nos sites das lojas

A maioria das lojas no Canadá te dá 10% (algumas até mais do que isso) de desconto somente por se cadastrar no site, na sua primeira compra online ou também diretamente na loja. Vale a pena também perguntar no local se eles possuem algum cupom naquele momento ou estão aplicando algum desconto especial. Acredite, você pode se surpreender e pagar menos do que o esperado. Nas marcas de varejo onde você costuma adquirir produtos com frequência, cadastrar-se no site pode te dar uma série de vantagens como promoções especiais, produtos gratuitos, programas de fidelidade com acúmulo de pontos e até cashback.

economizar no Canada

Para estudantes, os estabelecimentos possuem preços e descontos especiais, incluindo telefonia e tecnologia, por exemplo. Dentre eles podemos citar: Adidas, Ardene, Forever 21, IKEA, Nike, Puma, Apple, Best Buy, Adobe, Lenovo, Canon, Microsoft, Prezi, Shaw, Bell, Rogers, Fido, Telus, Air Canada, Via Rail, Zip Car, GoodLife Fitness, Amazon, FedEx, Spotify, dentre muitos outros.

Por fim, uma última dica, se você quer ir em alguma atração da cidade e quer economizar, verifique no site do local o dia do mês em que a entrada é gratuita e qual é o valor para estudantes. Museus e parques com admissão costumam ter um dia de gratuidade no mês, além de preços com desconto para alunos com carteirinha durante todo o ano. Os cinemas e espetáculos também possuem promoções atrativas em dias específicos.

Fontes: https://ninetofiver.ca/canada-university-and-college-student-discounts/;

https://www.studentbeans.com/ca.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.