E as províncias menos conhecidas do Canadá?

Falamos muito em programas de imigração focados em 4 províncias que, conforme as estatísticas a respeito da imigração para o Canadá – e também conforme a nossa experiência nesses mais de 10 anos trabalhando com consultoria de imigração – são as províncias mais procuradas pelos futuros imigrantes: Ontário, British Columbia, Alberta e Manitoba.

O Express Entry, desde a sua implementação em janeiro de 2015, continua sendo o programa de imigração mais procurado pelas pessoas que desejam embarcar na aventura de imigrar para o Canadá. Em seguno lugar vêm os PNPs, os programas de imigração projetados de acordo com as necessidades de mão de obra de cada província.

 

Se você ainda não leu os nossos textos sobre os Provincial Nominee Programs, siga estes links para a Parte 1 e a Parte 2, em que escrevemos sobre os programas destinados a atrair imigrantes qualificados para fortalecer a economia de cada província.

 

Quem conhece com mais detalhes o mapa do Canadá, no entanto, não deixa de se perguntar: como funcionam os processos de imigração para as províncias e territórios menos conhecidos do Canadá?

É verdade que o país possui 10 províncias e 3 territórios, e também é verdade que as grandes cidades canadenses estão localizadas mais ou menos próximo à divisa com os Estados Unidos – é também próximo à divisa que vivem cerca de 4/5 da população canadense – tanto por uma questão econômica quanto por uma questão bastante simples: o clima! Não é nenhum segredo que o clima canadense é muito mais rigoroso em regiões mais ao norte do país, sendo que essas regiões, como o território de Nunavut, são as menos populosas do país.

 

Nunavut não possui seu próprio Provincial Nominee Program. O território é ao mesmo tempo o mais extenso e o menos populoso de todo o Canadá, sendo também o local onde se encontra Alert, o último povoado permanentemente habitado no norte do mundo: não existe outra cidade ou povoado que fique mais ao norte de Alert.

 

Vamos então falar um pouco sobre os programas de imigração específicos de algumas províncias menos conhecidas do Canadá:

  • Newfoundland & Labrador
  • Nova Scotia
  • Prince Edward Island
  • New Brunswick
  • Saskatchewan
  • Yukon
  • Northwest Territories

 

Newfoundland & Labrador

Prometendo um programa de imigração com processamento mais rápido para trabalhadores qualificados, o Provincial Nominee Program para Newfoundland & Labrador parte do mesmo princípio dos demais PNPs das províncias canadenses: os candidatos à imigração devem ter intenção de morar permanentemente na província, já que o foco de um PNP é atrair imigrantes qualificados que possam contribuir com o desenvolvimento econômico da região.

Para esse programa existem duas categorias: Skilled Worker e International Graduate.

A primeira categoria, destinada a trabalhadores qualificados, é dividida em duas subcategorias: uma é destinada a candidatos que já foram aceitos no pool do Express Entry e que possuem uma oferta de emprego em Newfoundland & Labrador. A outra, simplesmente chamada de Skilled Worker Category, é destinada a quem não está no pool do Express Entry mas tem uma oferta de emprego na província, ou então já está trabalhando na província com um visto de trabalho (work permit) válido.

A categoria International Graduate é destinada àqueles aplicantes que possuem um visto especial conhecido como Post Graduation Work Permit, ou PGWP. Aqui também será preciso possuir uma oferta de emprego de uma empresa que tenha o foco de suas atividades em Newfoundland & Labrador.

 

Nova Scotia

Diferentemente da província de Newfoundland & Labrador, Nova Scotia possui um PNP que é dividido em 5 categorias. Vamos ver quais são:

1) Entrepreneur: destinado a pessoas com bastante experiência em gerenciamento de empresas, podendo ou não já ter sido donas de uma empresa própria. Os candidatos devem fundar uma empresa ou então comprar uma empresa já existente em Nova Scotia, e participar de seu gerenciamento diariamente. Após gerenciar a empresa por um período de 1 ano, o entrepreneur poderá ser nominado pela província para adquirir o status de residente permanente.

2) International Graduate Entrepreneur: destinado a pessoas que recentemente se formaram em um curso de uma universidade de Nova Scotia ou então do Nova Scotia Community College. Da mesma forma que o programa acima, é preciso que os entrepreneurs aqui tenham comprado ou fundado uma empresa, tendo gerenciado a mesma por um período de 1 ano.

3) Skilled Worker: destinado aos trabalhadores qualificados que possuam competências (skills) necessárias em Nova Scotia. Empregadores podem contratar trabalhadores estrangeiros na província somente quando provarem que não conseguiram preencher a vaga de emprego com candidatos canadenses ou residentes permanentes.

4) Nova Scotia Demand: Express Entry: para candidatos que têm seu perfil cadastrado no Express Entry, a província pode escolher alguns candidatos que possuem experiência profissional adequada para conseguir um emprego em pouco tempo em uma profissão que esteja em demanda na província.

5) Nova Scotia Experience: Express Entry: destinado aos candidatos que possuem experiência de trabalho em Nova Scotia especificamente, em uma ocupação considerada high skilled, ou seja, que exija alto nível de treinamento.

 

Prince Edward Island

 

 

Também chamada de PEI, essa província é conhecida por ser a menor em todo o Canadá, tanto em termos de extensão territorial quanto em termos de população. Visando fortalecer sua economia, Prince Edward Island oferece duas categorias em seu Provincial Nominee Program:

1) Labour Impact: dividida em subcategorias, ou streams, essa categoria é destinada a skilled workers, critical workers, um programa piloto destinado a motoristas de caminhão, profissionais da indústria da hospitalidade, dentre outros, e, por último, international graduates, para recém-graduados que possuam um Post Graduation Work Permit válido.

2) Business Impact: oferecida para candidatos que possam efetivamente investir em e gerenciar uma empresa na província. Existe também a possibilidade de realizar uma parceria com uma empresa já existente, sendo que o candidato à imigração deve possuir 33 1/3% do capital total da empresa.

 

New Brunswick

Para New Brunswick existem 4 categorias diferentes: a primeira é a nominação através do Express Entry, da mesma forma como acontece para Nova Scotia, e a segunda é destinada a pessoas que têm experiência em gerenciamento de empresas, em um programa semelhante ao de Prince Edward Island. Para New Brunswick, no entanto, é preciso que o candidato tenha 3 anos de experiência em gerenciamento de empresas.

As duas últimas categorias são destinadas aos trabalhadores qualificados (skilled workers), sendo que uma delas permite que o empregador participe do processo oferecendo seu suporte, ou seja, no caso de o candidato possuir uma oferta de emprego genuína e que não possua um prazo determinado, já que é preciso que a vaga de emprego seja permanente.

Por fim, a última categoria é destinada a trabalhadores qualificados que possuem o suporte da família. É preciso possuir um familiar próximo que já seja residente permanente ou cidadão canadense e more em New Brunswick, e também é preciso obedecer a alguns requisitos em termos de educação e experiência de trabalho para ser considerado “empregável” (employable) na província.

 

Saskatchewan

Situada entre Alberta e Manitoba, Saskatchewan é uma província que faz divisa com os Estados Unidos, e que possui um clima ameno em sua parte mais ao sul. No entanto, por conta de suas características econômicas, nem sempre é muito atraente para os novos imigrantes em larga escala, já que sua economia é baseada principalmente em agricultura, mineração e energia.

Existem 3 categorias diferentes para o Saskatchewan Provincial Nominee Program:

1) International Skilled Worker: da mesma forma como funciona para várias outras províncias, essa categoria é destinada a trabalhadores qualificados que desejam se estabelecer de forma permanente em Saskatchewan.

2) Saskatchewan Experience: uma categoria destinada àqueles candidatos que já possuem experiência de trabalho na província.

3) Entrepreneur and Farm Category: de maneira semelhante ao que acontece com o PNP de Alberta, é um programa para profissionais que têm experiência em gerenciar fazendas, já que Saskatchewan, assim como Alberta, faz parte da região mais rural do país.

 

 

Yukon

O território do Yukon é o menor dos 3 territórios canadenses, sendo também aquele que faz divisa com o estado norte-americano do Alasca. O Provincial Nominee Program do Yukon oferece 4 categorias distintas:

1) Skilled Worker: funciona de maneira semelhante aos programas correspondentes em outras províncias, atraindo profissionais qualificados;

2) Express Entry Stream: da mesma forma como ocorre em outras províncias, esse programa é destinados aos candidatos que já possuem seu perfil no pool do Express Entry;

3) Critical Impact Worker: de maneira semelhante ao que acontece em Price Edward Island, esse programa é destinado a trabalhadores cuja ocupação se encaixa nas categorias de NOC C e D. Exemplos: long-haul truck drivers (caminhoneiros) e profissionais da indústria da hospitalidade, como garçons e camareiros.

4) Business Nominee: essa categoria é destinada a candidatos experientes que desejam abrir ou comprar uma empresa em Yukon.

 

Northwest Territories

O Northwest Territories PNP possui 2 categorias, que são voltadas a profissionais qualificados e a empreendedores.

Da mesma forma como ocorre para províncias já descritas anteriormente, os Northwest Territories possuem um programa (Critical Impact Worker Program) destinado aos profissionais cuja ocupação se encaixa nos NOCs C e D, além do programa destinado a trabalhadores qualificados e do programa que se estende para os candidatos que se encontram no pool do Express Entry.

Para empreendedores, existe um programa para quem quer abrir ou comprar uma empresa no território, e, além desse, os Northwest Territories possuem também um quinto programa, destinado a pessoas autônomas, desde que trabalhem em uma profissão que esteja em demanda no território, possuindo também as devidas certificações e licenças profissionais, se for o caso, para atuar.

 

Para saber mais sobre os programas de imigração em todas as províncias de língua inglesa do Canadá, entre em contato conosco!

 

Leia também:

30 razões para imigrar para o Canadá (Parte I)

 

 

Comentários Facebook