Recentemente, o canal de notícias Global News divulgou uma boa novidade para os cidadãos e também para os brasileiros que pretendem ir para o Canadá. Os fatos são otimistas: no trimestre de abril a junho deste ano, a economia canadense cresceu 4,5%, contrariando os dados previstos por especialistas, que afirmaram que o número não passaria de 3,7%.

Segundo o governo canadense, a aceleração não era tão significativa desde o primeiro trimestre de 2002. Os números são sólidos e até os economistas mais pessimistas ficaram abismados com a notícia. O fato se dá devido ao aumento de exportações e também ao consumo, impulsionado por um crescimento na renda familiar. Dados do Statistics Canada revelaram que a média salarial até junho aumentou 2,7%, quando comparada ao primeiro semestre do ano passado.

Como dito, o crescimento das vendas para fora do país impulsionou bastante a aceleração da economia, pois entre abril e junho deste ano as exportações subiram 2,3%, número bastante superior quando comparado aos primeiros três meses do ano, quando o resultado foi de somente 0,4% de aumento.

Embora o investimento em casas próprias tenha caído, o trabalho e o emprego na área de construção aumentou 2% em junho. Os números também mostram que 14 das 20 maiores empresas do país apresentaram um significativo crescimento no primeiro semestre do ano. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

economia canadense

Empregos

Além de dados econômicos, recentemente o governo canadense também divulgou a Labour Force Survey 2017, que é um apanhado com a empregabilidade em todo o território nacional. A pesquisa revelou que os empregos cresceram cerca de 1,6%, acompanhando a economia, sendo que o aumento foi maior após julho do ano passado. Além disso, a taxa de desemprego do país caiu 0,2%, passando de 6,8% para 6,6%. O número é o menor desde outubro de 2008.

Quando pensamos em províncias, os números de trabalhos aumentaram em Manitoba, Saskatchewan e British Columbia. Em Newfoundland  and Labrador e Nova Scotia as vagas diminuíram e a taxa ficou praticamente estável nas outras localidades, veja abaixo os dados do primeiro trimestre de 2017:

  • British Columbia

Novas posições de trabalho: 19 mil posições a mais somente em fevereiro;
Porcentagem de crescimento: 3,5% quando comparado ao ano anterior;
Taxa de desemprego: 5,1%, com queda de 1,4%. O número foi o menor entre todas as províncias do Canadá e o mais baixo desde outubro de 2008.

  • Manitoba

Novas posições de trabalho: 3,4 mil posições a mais somente em fevereiro;
Porcentagem de crescimento: 1,8% quando comparado ao ano anterior;
Taxa de desemprego: 5,8%, com queda de 10,3%. O número foi o segundo menor entre todas as províncias do Canadá.

  • Saskatchewan

Novas posições de trabalho: oito mil posições a mais somente em fevereiro;
Porcentagem de crescimento: 3,8% quando comparado ao ano anterior;
Taxa de desemprego: 6%, com queda de 0,4%.

economia canadense

  • Quebec

Posições de trabalho: 83 mil novas vagas de julho de 2016 até o mesmo mês deste ano;
Porcentagem de crescimento: 2% na taxa de empregabilidade;
Taxa de desemprego: 6,4%, com queda de 1,1%.

  • Ontario

Posições de trabalho: 108 mil novas vagas de julho de 2016 até o mesmo mês deste ano;
Porcentagem de crescimento: 1,5% na taxa de empregabilidade;
Taxa de desemprego: 6,2%, com queda de 0,2%.

  • Alberta

Posições de trabalho: estável;
Taxa de desemprego: 8,3%, com queda de 0,5%;
*É importante lembrar que, em Alberta, devido ao baixo preço do barril de petróleo, as taxas de emprego registraram quedas em 2015 e 2016.

  • Newfoundland and Labrador

Posições de trabalho: 3,8 mil vagas a menos;
Porcentagem de declínio: estável com relação ao período anterior;
Taxa de desemprego: 8,1%.

  • Nova Scotia

Posições de trabalho: seis mil vagas a menos;
Porcentagem de declínio: -2,8% na taxa de empregabilidade;
Taxa de desemprego: 14,2%, com alta de 2,8%.

Para acessar a pesquisa completa clique no link: http://www23.statcan.gc.ca/imdb/p2SV.pl?Function=getSurvey&Id=385091

Motivos

Que o Canadá é um país incrível todos já sabemos. Mas o que faz com que os números de sua economia estejam em constante crescimento e ascensão? Uma série de fatores que estão ligados  a política, economia, sustentabilidade, qualidade de vida, abertura ao comércio exterior, imigração e diversos outros fatores.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada este ano pela Transparency International coloca o Canadá como o 9o país menos corrupto do mundo. No mesmo ranking o Brasil ocupa a posição 79. Além disso, o território do True North apresenta uma moeda estável, uma grande extensão territorial e faz parte do North American Free Trade Agreement (NAFTA), o que faz com que tenha livre comércio com Estados Unidos e México. Estes são só alguns dos fatores que contribuem para que a economia canadense permaneça em ascensão e que o país seja considerado um dos melhores do mundo para se viver.

Para mais informações sobre a base da economia do Canadá acesse: https://www.immi-canada.com/economia-canadense-maiores-do-mundo/.

Fontes:
http://www.ctvnews.ca/business/canada-s-economic-growth-gangbusters-in-second-quarter-thanks-to-consumers-1.3569860
http://globalnews.ca/news/3709379/canada-gdp-q2-2017/
http://www23.statcan.gc.ca/imdb/p2SV.pl?Function=getSurvey&Id=385091

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.