Que o Canadá é um ótimo país para se viver, todos sabem e isso se mostra em números e dados. O que pouco se diz quando falamos em imigração é sobre a economia canadense. A nível mundial, ela é uma das mais influentes e tem raízes capitalistas, assim como o país vizinho. Além disso, o país possui características econômicas desenvolvidas, estáveis e prósperas.

Segundo dados do Statistics Canada, em 2016 a economia canadense cresceu 1,4%, sendo a décima maior do mundo, de acordo com o seu Produto Interno Bruto (PIB). E ainda pela pesquisa do Fórum Econômico Mundial, o país ocupa o 12o lugar no ranking de competitividade.

Menos corrupção

Antes de começar a falar mais a fundo sobre a economia, é importante lembrar que um dos fatores que faz com que tudo isso permaneça em ascensão e o país vigore entre os melhores do globo para se viver, é a falta de corrupção. De acordo com uma pesquisa divulgada este ano pela Transparency Internacional (TI), o país ocupa o 9o lugar no ranking dos menos corruptos. No mesmo estudo, o Brasil ficou na posição 79.

Mas qual é o motivo para isso? Podemos levar em consideração uma série de fatores, mas talvez os mais importantes são a cidadania, o senso de coletividade e bem comum que paira na maior parte da população. Não, o país não é perfeito e existem exceções em qualquer lugar do mundo. Porém, a maioria dos cidadãos têm plena consciência de sociedade e de respeito ao próximo. Isso se deixa transparecer desde às coisas mais simples, como por exemplo não jogar lixo no chão, estacionamentos pagos sem catracas, transporte público por vezes sem controle de entrada, produtos sendo colocados no lado de fora de supermercados e lojas e ali ficando sem serem roubados, e uma série de outras atitudes.

Também segundo a pesquisa da TI, o Canadá apresenta graus elevados de liberdade de imprensa, sistemas judiciais independentes, fácil acesso à informações sobre despesas públicas, padrões mais rígidos de integridade para o funcionalismo público e, principalmente, pouca desigualdade social.

Setores da economia

O segundo maior país do mundo em extensão territorial possui uma moeda estável, o dólar canadense. Além disso, o Canadá faz parte do North American Free Trade Agreement (NAFTA), que é um tratado de livre comércio entre os países norte-americanos: México, Estados Unidos e Canadá. Este acordo favorece a importação e exportação de produtos entre os territórios, facilitando e fazendo com que a economia cresça.

É importante ressaltar que, no que diz respeito ao setor primário da economia, que é a agricultura, o Canadá é um território de cultivo sazonal, devido ao inverno rigoroso. Para se ter uma ideia, apenas 8% de todas as terras são cultiváveis. Na grande maioria das terras o plantio fica impedido durante o inverno e parte do outono, por vezes também no início da primavera.

Devido ao clima, os agricultores recebem fortes subsídios governamentais que podem ser isenção ou diminuição de impostos, quantias em dinheiro, facilidade para liberação de crédito e até maior fiscalização e rigidez na entrada de produtos agrícolas de outros países. Os recursos tecnológicos e industriais empregados no processo agrícola são evoluídos e desenvolvidos.

Também no setor primário, o país se destaca pela pesca, principalmente de animais marinhos que são presentes na região em abundância devido ao clima. Dados de 2016 apurados pelo Government of Canada, mostram que cerca de 72 mil canadenses vivem da pesca. No mesmo ano, o Canadá exportou cerca de CAD$ 6,6 bilhões em frutos do mar e peixes como lagosta, salmão, caranguejos e camarões. A lagosta é a principal espécie exportada em termos de ganho, pois em 2016 a venda da iguaria a outros países atingiu a soma de CAD$ 2 bilhões.

Com relação a agricultura, o país se destaca pela produção de grãos (para acessar um perfil completo da agricultura canadense, clique aqui). De acordo com o Statistics Canada, 32,9% de toda a produção agrícola é de sementes e grãos, seguida pela criação de gado e suínos, com 24,1%.

economia canadense

Indústria

No que diz respeito ao setor industrial, o Canadá apresenta todo o processo, indo desde os bens de consumo até os de produção, passando por todas as etapas, inclusive com indústrias mecânicas e químicas.

O grande destaque nesta área vai para a exploração de petróleo que faz parte da indústria de óleo e gás do país. Em 2016, segundo o Exportation Trade, o Canadá acumulou CAD$ 11,95 bilhões de dólares canadenses com a exportação de petróleo. Por mais que o preço do barril tenha caído nos últimos anos, a região ainda mantém uma indústria sólida na área.

economia canadense

A extensão da América do Norte se destaca pela produção de energia hidrelétrica, devido a grande quantidade de lagos existentes no país com potencial hidráulico. A extração titânio, magnésio, gás natural e ferro também se destaca.

Outra área da indústria canadense que merece menção é a cinematográfica. Vancouver, Toronto, Montreal e Quebec, são as cidades mais indicadas para quem quer estudar cinema na região, além de abrigarem grande parte das produtoras e estúdios do país. Desde a década de 90 o Canadá vem crescendo no ramo, sendo que várias séries e filmes aclamados pela crítica foram filmados e produzidos no território, como X Files, Deadpool, X-Men: Apocalypse, Suicide Squad, Resident Evil, Saw, A Dog’s Porpouse, The Flash, Supernatural, Bates Motel, dentre outros.

Serviços

Internamente, o país é forte no ramo financeiro. Toronto possui, inclusive, uma região da cidade intitulada Financial District, a qual abriga diversos bancos canadenses e mundiais e bolsas de valores. Na área, também ganha destaque a denominação financial technology (fintech), que é automação dos serviços bancários. Neste quesito, os bancos estão desenvolvendo e aprimorando cada vez mais os seus recursos na plataforma digital, para que haja ainda mais crescimento da migração dos serviços oferecidos na agência para os mesmos recursos no computador, tablet ou smartphone.

O fintech faz com os profissionais de tecnologia da informação (TI) sejam sempre requisitados e procurados pelas prestadoras de serviços financeiros no Canadá, sendo um dos motivos do mercado para a profissão estar sempre com diversas vagas em aberto e aquecido (para saber mais informações sobre o ramo de tecnologia no Canadá, clique aqui).

Fontes:
http://www.dfo-mpo.gc.ca/fm-gp/sustainable-durable/fisheries-peches/species-especes-eng.htm
http://www.statcan.gc.ca/pub/11-627-m/11-627-m2017010-eng.htm
http://www.statcan.gc.ca/pub/11-627-m/11-627-m2017018-eng.htm
http://www.statcan.gc.ca/eng/ca2016
https://exportation.edc.trade/oil-and-gas/
http://www.news1130.com/2017/01/27/2017-might-another-record-breaking-year-local-film-industry/

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.