A maior parte dos programas de imigração canadense exige a comprovação da experiência educacional de seus candidatos. Essa comprovação é obtida através de um documento chamado Educational Credential Assessment (ECA) e, dentro desse documento, cada nível obtido pelo candidato recebe termos específicos para o nível obtido em sua formação.

A Immi Canada opera preferencialmente com o serviço de equivalência do World Education Services (WES) e, por isso, as descrições a seguir obedecem os termos dessa instituição.

O que é um ECA Report (emitido pelo WES)

Os resultados do ECA são destinados para a inscrição de candidatos aos programas de imigração canadense e tem como objetivos:

  1. Descrever cada credencial usando como método comparativo os termos do sistema educacional canadense.
  2. A equivalência aponta uma credencial de estudos comparável por nível ou campo de formação de acordo com o sistema de educacional canadense.
  3. Ao chegar ao Canadá, o candidato poderá utilizar o ECA Report para questões relacionadas a emprego, licenciamentos ou com propósitos futuros de um programa de estudos. É possível solicitar cópias adicionais desse documento acessando o link wes.org/ca/ECAcopy.

Termos Utilizados em um ECA Report

Os termos escritos a seguir fazem parte das definições utilizadas pelo WES como possíveis resultados de um ECA Report de um candidato à imigração.

Bachelor’s Degree – equivale à primeira formação universitária geralmente recebida após a conclusão de aproximadamente três ou quatro anos de um programa de estudos de nível superior considerado full-time.

Diploma – qualificação obtida a partir da conclusão de um curso de duração de até dois ou três anos, sendo considerado pelo sistema canadense como post-secondary program.

Earned Doctorate (Ph.D) – é o nível de formação mais alto, obtido com base na conclusão de um trabalho conclusão de curso,  exames/provas, pesquisa ou dissertação.

First Professional Degree – a primeira formação em uma dada área (como Médicos ou Odontologistas) recebida geralmente a partir da conclusão de um programa de estudos profissionais. Possuir apenas essa credencial não será suficiente para que o Profissional em questão possa exercer suas atividades práticas no Canadá, já que alguns requerimentos de licenciamento dentro do país precisam ser atendidos.

High School Diploma – credencial recebida após a conclusão de um programa de estudos colegial / secundário.

Major – título recebido após a conclusão de um programa de estudos de especialização ou “concentração” em uma determinada área.

Master’s Degree – uma formação de pós-bacharelado em um determinado campo, recebida com base na conclusão de um trabalho de conclusão de curso (geralmente entre um a três anos de estudos) e, frequentemente, a apresentação de uma tese ou projeto.

Post-secondary – uma instituição ou programa de estudos que requer a conclusão de um nível colegial ou secundário antes da admissão do aluno no curso.

Professional Study – estudos ou treinamentos para formação de profissionais para determinadas áreas específicas, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Optometria, etc.

 

As informações foram obtidas com base no material impresso emitido pelo próprio World Education Services. Para esclarecer dúvidas ou obter informações detalhadas a respeito de cada nível da equivalência, é aconselhável entrar em contato direto com o WES.

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.