Certo, vamos para o Canadá, mas para qual região? Em qual província devo morar? Qual é a melhor na questão de saúde? Em qual região tenho maior probabilidade de encontrar um bom emprego? Tem alguma que me permita imigrar com menos complicações? Pois bem, poderíamos ficar aqui listando perguntas que permeiam a mente de quem decide morar no Canadá mas ainda não conhece os aspectos de cada lugar. Ao invés disso, vamos elencar algumas características das principais províncias canadenses e esperamos que ajude a tomar a decisão.

Novamente ressaltamos que a escolha de qual região é algo absolutamente pessoal. Não ouça todos os conselhos que escutar. Pesquise muito, corra atrás de informações de fontes oficias e tenha a ajuda de um profissional especializado. Não é porque um amigo seu foi para Manitoba e conseguiu a residência permanente que esta é a melhor escolha para você.

O Canadá é um país multicultural e o segundo maior do mundo em extensão territorial, o que faz com que ele tenha diversas variações e culturas dentro de seu território, sendo, neste aspecto, semelhante ao Brasil, que também possui uma variedade imensa de povo, costumes e características.

Lembrando que não se deve escolher o local somente por gosto pessoal, diversos aspectos devem ser levados em consideração de acordo com o perfil pessoal de cada candidato: clima da região, melhores universidades ou colleges que são credenciados pelo governo para quem vai estudar com a intenção de imigrar após os estudos (confira a lista completa de Designated Learning Institutions clicando aqui), mercado de trabalho na área de atuação, localização geográfica, custo de vida, adaptação, saúde pública, sistema público educacional para os filhos, dentre muitos outros fatores.

O que também deve ser levado em consideração na hora de escolher o local é como a pessoa ou família irá para o Canadá. Caso seja apenas para um curso de inglês de curta duração, provavelmente será uma das maiores cidades, com mais atrativos. Caso a família queira imigrar por meio dos estudos, por exemplo, deve se avaliar a fundo o perfil do grupo em questão antes de tomar a decisão. E, por fim, se a situação for pisar em solo canadense já com o cartão da residência permanente em mãos, a escolha fica mais flexível.

Veja como imigrar ainda estando no Brasil, pelo Express Entry, acessando este link. Clicando aqui você terá acesso a informações sobre os processos de imigração provinciais de cada região.

Ontario

A província de Ontario está localizada no centro-leste do país e é a mais populosa do Canadá, representando cerca de 40% do total dos habitantes. Ela se destaca pela forte indústria automobilística, turismo, prestação de serviços financeiros e imobiliários. A maior cidade do país, que é Toronto, e a capital nacional Ottawa, estão localizadas dentro de seu território. O local tem, ao todo, cerca de 13 milhões de habitantes.

Embora a maior concentração populacional esteja ao Sul da região, devido ao clima, Ontario possui, como todo o país, as quatro estações do ano bem definidas (veja informações a respeito das belezas de cada época do ano clicando aqui). A regra para todas as localidades é que quanto mais ou Norte a cidade estiver localizada, mais frio será. Porém tanto em Toronto como em Ottawa faz bastante frio entre dezembro e março, o inverno costuma ter temperaturas sempre abaixo de zero, podendo chegar aos -25o C em seus dias mais rigorosos.

Ontario tem diversos atrativos e, como Toronto é a cidade mais habitada, diversos eventos e festivais mundiais acontecem dentro de suas fronteiras. A província possui seu processo de imigração. Clique aqui para saber todos os detalhes a respeito e também acesse este link www.immi-canada.com/ontario-assina-acordo-com-foco-nos-novos-imigrantes/ para saber das mudanças no programa anunciadas para 2018.

provinciaBritish Columbia

É a província mais Ocidental do Canadá, localizada entre o Oceano Pacífico e as Montanhas Rochosas. Ela é a terceira mais povoada do país, atrás somente de Ontario e Quebec, com cerca de 4,6 milhões de habitantes. A cidade mais conhecida e escolhida pelos imigrantes é Vancouver, famosa pela beleza natural, festivais e abundância de atividades ao ar livre e que envolvam natureza, tanto na cidade como em seus arredores (veja mais detalhes acessando este link).

O clima da região é um dos mais amenos no Canadá. Claro, quando falamos isso nos referimos a Vancouver, pois também existem cidades ao Norte que chegam aos -50o C, em regiões mais ermas do país. Porém a capital possui invernos com temperaturas em torno de 0o C na maior parte do tempo e, no verão, os termômetros podem atingir 32o C. A cidade, assim como todas que citamos e iremos citar aqui, possui diversas opções de estudo e também seu processo de imigração, baseado na demanda local de profissionais. Para saber mais clique aqui.

provinciasAlberta

Famosa por ser uma região destaque na exploração de petróleo, a província de Alberta já demonstra recuperação econômica devido a crise mundial que atingiu o setor petrolífero. Sua população total, segundo o último censo canadense realizado pelo Statistics Canada em 2016, é de 4,2 milhões de habitantes, sendo mais concentradas em duas cidades: Calgary e Edmonton, sendo a última a capital, porém a primeira é a maior e a que mais atrai turistas, principalmente devido a eventos de rodeio.

Em suas terras se abriga o mais famoso parque natural do país, o Banff National Park, com paisagens e lagos de tirar o fôlego de qualquer um, em todas as estações do ano. Alberta possui um processo de imigração provincial que passará por mudanças em breve, como explicamos neste texto: www.immi-canada.com/alberta-lanca-imigracao-provincial/. Uma das principais mudanças é que, em breve, ele estará alinhado com o ranking do Express Entry.

Manitoba

A província de Manitoba possui somente uma cidade de destaque, que é Winnipeg, sua capital. O território está localizado no centro do país e possui cerca de 1,2 milhão de habitantes, sendo que a maioria deles, cerca de 800 mil, ocupam Winnipeg e região. O local tem como suas principais fontes de renda a mineração, agropecuária, manufatura e turismo.

A localidade possui um dos invernos mais frios do Canadá em sua capital, se comparado aos outros polos principais, que é onde a imensa maioria dos imigrantes se concentra. Ele pode chegar a atingir -43o e o verão tem temperaturas de 35o C. A província atrai muitos brasileiros devido ao seu processo de imigração provincial ser diferenciado e facilitar a imigração de casais quando um estuda e o cônjuge possui visto de trabalho. Recentemente o governo também anunciou mudanças, veja mais informações sobre elas no texto que fizemos clicando aqui.

* A parte francesa do Canadá possui um programa a parte para imigração, separado dos demais. Porém, Quebec anunciou recentemente mudanças para o próximo ano. Acesse nosso artigo neste link para saber mais www.immi-canada.com/quebec-plano-de-imigracao-para-2018/.

* Para saber as características do sistema de saúde de cada uma das províncias canadenses, acesse www.immi-canada.com/saude-no-canada-diferencas-provincias/. 

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.