Grupo 1
Grupo 1
Enfermagem - Profissões regulamentadas no Canadá [Série]

Enfermagem - Profissões regulamentadas no Canadá [Série]

28 de Outubro de 2015

Vamos falar sobre a Enfermagem no primeiro texto da nova série Profissões Regulamentadas no Canadá!

De acordo com o Framework for the Practice of Registered Nurses in Canada , a enfermagem, ou nursing, é uma profissão com três grupos principais, como mencionamos  na nossa série anterior: registered nurses (RN), que correspondem a mais de ¾ de toda a profissão e também correspondem ao maior grupo de profissionais da saúde no Canadá, licensed practical nurses (LPN), que em Ontário são chamados de registered practical nurses, e registered psychiatric nurses (RPN), que são regulamentados somente na Colúmbia Britânica, em Alberta, Saskatchewan e Manitoba.

Para pessoas que fizeram sua formação em enfermagem fora do Canadá, o primeiro passo é aplicar para o NNAS, ou National Nursing Assessment Service, que é um sistema preliminar para o registro na profissão, englobando todas as jurisdições canadenses. A partir disso, cada província tem os seus próprios requisitos, e a aplicação para o registro deve ser feita junto ao órgão regulador específico.

De acordo com a Canadian Nurses Association, 2015 é o primeiro ano para a administração do entry-to-practice exam, chamado de NCLEX-RN. Mais informações poderão ser encontradas junto aos órgãos reguladores de cada província, já que a CNA não será mais responsável por esse exame.

Vamos dar uma olhada em como funciona o processo para a obtenção de licença nas quatro províncias que são o foco da nossa série. Acompanhe a seguir:

Enfermagem

Colúmbia Britânica

Segundo o CRNBC, ou College of Registered Nurses of British Columbia, o processo de aplicação para a obtenção do registro é dividido em 4 passos:

1) Aplicação para o NNAS, que, como explicamos anteriormente, é o primeiro passo para a avaliação das credenciais de enfermeiros que obtiveram sua educação fora do Canadá.

2) Aplicação para o CRNBC: após receber por email a informação de que a sua avaliação pelo NNAS está completa, você pode partir para a aplicação junto ao órgão regulador desta província, que pode ou não pedir documentos adicionais.

3) Avaliação SEC: a enfermagem é uma profissão cuja educação e prática podem ser diferentes em várias partes do mundo. Por isso, é importante passar por uma avaliação chamada SEC, ou Substantially Equivalent Competency, que tem como objetivo verificar se o seu histórico educacional e de trabalho equivale ao que é esperado de pessoas que completaram seus estudos e têm experiência na Colúmbia Britânica. Se houver diferenças, pode ser que seja solicitado que você faça mais cursos na área antes de poder se qualificar para o registro.

4) Requerimentos para o processamento do registro: um relatório da sua avaliação SEC será enviado para o CRNBC, em que serão identificadas as diferenças que possam existir em comparação com uma pessoa formada nesta província. É normal que seja recomendado que o aplicante faça cursos a fim de se adequar melhor à prática da profissão. Em seguida, será enviado um email com os requerimentos para o registro, que pode também incluir a ordem em que tais requerimentos devem ser obedecidos. Por exemplo, o aplicante deve completar a sua educação complementar sugerida antes de obter a licença provisória, e antes de fazer o teste escrito.

Além desses passos, é preciso pagar fees, ou taxas de processamento. Para a Colúmbia Britânica, o valor é de CAD$500, além da taxa do NNAS.

Alberta

Segundo o CARNA, ou College & Association of Registered Nurses of Alberta, para obter o registro nessa província você precisa passar por 9 passos. Aqui novamente estamos falando de pessoas cuja educação em enfermagem se deu fora do Canadá.

1) Aplicação para o NNAS, comum a todas as províncias.

2) Criação de um perfil no site do CARNA para enviar o formulário de aplicação e pagar as taxas necessárias.

3) Preenchimento de formulários específicos a respeito da sua experiência com a profissão.

4) Recebimento de um email do CARNA com instruções sobre o que fazer a seguir. Aqui existem três opções: a) você está aprovado para seguir com os próximos passos, b) você precisa de outras avaliações, como o SEC mencionado anteriormente, ou c) você não está aprovado.

5) e 6) Avaliação SEC, se necessário, e conclusão de eventuais cursos sugeridos.

7) Uma vez recebida a notificação do CARNA de que você pode prosseguir, agora é o momento de partir para o teste escrito. Você terá 3 tentativas para ser aprovado.

8) Obtenção de referência de um empregador em Alberta, o que pode ser conseguido se você trabalhar com permissão temporária.

9) Por fim, você está liberado para aplicar para a obtenção da licença. Os resultados da prova de proficiência em inglês devem estar dentro do prazo de validade.

Enfermagem 2

Ontário

De acordo com o College of Nurses of Ontario, é preciso obedecer aos seguintes requerimentos para poder praticar a profissão por lá:

1) Comprovação de educação específica, voltada para o trabalho que você pretende exercer como enfermeiro em Ontário.

2) Experiência prática: comprovação de que você possui experiência recente de trabalho como enfermeiro. Isso pode ser adquirido através de estudos em um programa que seja aprovado pelo CNO, nos últimos 3 anos.

3) Avaliação para o registro: o CNO oferece diferentes tipos de testes ou provas de acordo com o que você deseja fazer dentro da enfermagem.

4) Avaliação da jurisprudência: uma prova que avalia os seus conhecimentos sobre as leis e demais regulamentos para a prática da profissão nesta província.

5) Demonstração de proficiência em inglês ou francês.

6) Confirmação do status imigratório no país: você precisa ser cidadão, residente permanente ou então possuir uma autorização específica através do Immigration and Refugee Protection Act para poder atuar.

7) Criminal records check, obrigatório.

8) Saúde e boa conduta: aqui é verificado se você sofre de alguma condição física ou mental, algo que possa afetar a sua prática profissional. O CNO também busca saber se você tem boa conduta como profissional, através de questionários específicos.

Manitoba

O College of Registered Nurses of Manitoba, em seu documento sobre o processo de aplicação para aplicantes internacionais, detalha os passos necessários para essa província:

1) Após a avaliação pelo NNAS, é preciso enviar um pacote de aplicação para o CRNM contendo: formulário de aplicação específico, taxa (CAD$525), cópia de documento de identificação e cópia de documento que comprove o status imigratório no Canadá.

2) Recebimento do email de confirmação do CRNM. Outros documentos necessários são: relatório do NNAS e criminal records check, além de eventuais outros, que serão pedidos de acordo com cada caso.

3) Revisão da sua aplicação pelo CRNM.

4) Revisão do seu histórico acadêmico.

5) Clinical Competence Assessment, se for pedido. Trata-se de uma avaliação que tem como finalidade comprovar os seus conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a prática da enfermagem na província. Em seguida, o National Registered Nurse Exam e eventuais cursos adicionais, de acordo com o que for sugerido para cada caso.

 

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Odontologia!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

College of Registered Nurses of British Columbia
2855 Arbutus Street
Vancouver BC  V6J 3Y8
Tel: (604) 736-7331
Fax: (604) 738-2272
E-mail: info@crnbc.ca

College and Association of Registered Nurses of Alberta
11620 - 168 Street
Edmonton AB  T5M 4A6
Tel: (780) 451-0043
Fax: (780) 452-3276
E-mail: carna@nurses.ab.ca

College of Nurses of Ontario

101 Davenport Road
Toronto ON  M5R 3P1
Tel/Tél. : 1-800-387-5526 / (416) 928-0900
Fax/Télécopieur : (416) 928-6507
E-mail/Courriel : cno@cnomail.org

College of Registered Nurses of Manitoba
890 Pembina Hwy
Winnipeg MB R3M 2M8
Tel: (204) 774-3477
Fax: (204) 775-6052
E-mail: info@crnm.mb.ca

Links interessantes:

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist