Grupo 1
Grupo 1
Entenda como funcionará o Express Entry – Novo Sistema de Imigração Canadense

Entenda como funcionará o Express Entry – Novo Sistema de Imigração Canadense

23 de Maio de 2022

Em janeiro de 2015, o Citizenship and Immigration Canada (CIC) lançará um novo sistema eletrônico de imigração chamado Express Entry para gerenciar pedidos de residência permanente em determinados programas econômicos. O Canadá necessita de imigrantes de alto nível para atender às necessidades do mercado de trabalho atual e futuro, que irão garantir o crescimento econômico e próspero em longo prazo no país.

shutterstock_166420496

Express Entry permitirá recrutar ativamente, avaliar e selecionar os imigrantes qualificados nos seguintes programas federais de imigração econômica:

  • Federal Skilled Worker Program,
  • Federal Skilled Trades Program, and
  • Canadian Experience Class

Províncias e territórios também serão capazes de recrutar candidatos a partir do sistema Express Entry para uma parte do Provincial Nominee Programs, para assim atender às necessidades do mercado de trabalho local. De acordo com este novo sistema, os empregadores também terão um papel fundamental na seleção dos imigrantes econômicos. Os empregadores terão acesso aos candidatos através de novos e melhorados Bank Jobs do Canadá e por meio de províncias e territórios, onde aplicáveis.

O Express Entry envolverá duas etapas:

Passo 1) Os candidatos em potencial deverão criar um perfil online para o Express Entry

Potenciais candidatos vão criar um perfil online para o Express Entry, onde eles irão fornecer informações sobre suas habilidades, experiência profissional, capacidade de linguagem, educação e outros detalhes. Aqueles que atendem aos critérios de um dos programas federais de imigração econômica sujeito ao Express Entry, serão colocados em uma “piscina” de candidatos.

Os candidatos serão classificados contra os outros que também estão na “piscina”. Somente os candidatos mais bem classificados (aqueles considerados como tendo as melhores chances de sucesso econômico), e aqueles com ofertas de qualificação de emprego arranjado ou nomeações provinciais/territoriais, serão convidados a aplicar para a residência permanente.

Se um candidato não tiver uma oferta de trabalho válida de um empregador canadense ou uma nomeação provincial/territorial, ele ou ela deverão se registrar com o Banco de Oportunidades do Governo do Canadá (Job Bank), que irá ligar-lhe com empregadores canadenses elegíveis.

Se for o caso, os empregadores serão obrigados a obter Labour Market Impact Assessment (LMIA, antigo LMO) do Employment and Social Development Canada. Não haverá taxa para avaliações de impacto do mercado de trabalho para aplicações de residência permanente sob o sistema Express Entry.

Completando um perfil online no Express Entry não garante que o candidato irá receber um convite para aplicar para a residência permanente.

Passo 2) Citizenship and Immigration Canada  (CIC) irá convidar alguns candidatos a aplicar para a residência permanente e processar suas aplicações eletrônicas dentro de seis meses.

Os candidatos receberão um convite a solicitar residência permanente, quando classificados entre os “tops na piscina”, com base em suas habilidades e experiência. Os candidatos que têm uma oferta de trabalho válido de um empregador canadense (sujeito ao processo de LMIA, que estará em vigor na época) ou que tenham sido indicados por uma província ou território será dado altas pontuações no sistema de ranking.

Os candidatos terão 60 dias para apresentar um pedido eletrônico para a residência permanente através de um dos seguintes programas:

  • Federal Skilled Worker Program (FSWP);
  • Federal Skilled Trades Program (FSTP);
  • Canadian Experience Class (CEC); ou,
  • Parte do Provincial Nominee Program (PNP)

O CIC irá processar a maioria das aplicações completas (ou seja, aplicações, incluindo todos os documentos comprovativos necessários) no prazo de seis meses ou menos.

Os candidatos que estão na “piscina” do Express Entry, que não receberem um convite a solicitar residência permanente após 12 meses, poderão reenviar o seu perfil e voltar a entrar na lista de candidatos, se eles ainda satisfizerem os critérios. Esta disposição vai evitar atrasos e garantir processamentos mais rápidos.

O Express Entry resultará em um serviço mais rápido e mais eficiente para os potenciais imigrantes qualificados. Permitirá, também, que o Governo do Canadá seja mais flexível e sensível às mudanças nas condições econômicas e prioridades do país.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist