Equivalência de Diplomas – Conhecendo o ICES (BCIT)

Como parte do processo de candidatura em um programa de imigração canadense, a comprovação da experiência educacional através de uma formação acadêmica é feita a partir da equivalência do diploma do candidato. A equivalência – diferente da validação – é uma forma de encontrar uma relação entre o tempo de estudo do candidato em seu país de origem e um curso de duração e formato semelhantes no Canadá.

A definição de quais instituições são autorizadas a realizar o processo de equivalência é de responsabilidade da imigração canadense.

A equivalência pelo ICES – International Evaluation Credential Services

Uma das instituições autorizadas pela imigração canadense a emitir documentos que confirmem a equivalência do diploma é o British Columbia Institute of Technology (BCIT), localizado em Burnaby (BC). Nessa instituição o processo de equivalência é realizado pelo setor ICES (International Evaluation Credential Services). Para iniciar o processo de equivalência o candidato deve acessar o portal do ICES pelo link http://www.bcit.ca/ices/ e escolher a opção For immigration (Educational Credential Assessment) e, a partir daí, seguir as orientações internas do ICES para o envio dos documentos necessários para o processo.

Documentação

O candidato cujo diploma foi emitido por uma Universidade ou Faculdade brasileira deverá reunir os seguintes documentos:

– Cópia colorida frente e verso dos Diplomas (Bacharelado, Licenciatura, Mestrado ou Doutorado)

– Cópia colorida frente e verso do Histórico acadêmico (de cada uma das credenciais obtidas ao final de sua formação)

– Cópia colorida de um documento de identidade emitido em seu país de origem que contenha sua foto e data de nascimento (passaporte e CNH são válidos para esse quesito)

– Cópia das traduções juramentadas e literais dos diplomas, históricos e do documento de identidade.

Durante a reunião dos documentos citados o candidato deverá também preencher o formulário de aplicação no formato PDF, inserindo suas informações pessoais e de formação acadêmica, indicando ainda o formato de pagamento e o valor escolhido.

Valores e Pagamento

Comprovação financeira Imigração

 A equivalência de diploma pelo ICES BCIT tem dois valores diferentes, conforme listado abaixo:

– Standard Service: CAD$200 por cada diploma a ser feita a equivalência (inclui a emissão de dois certificados de equivalência originais – um para o candidato e um para submissão em seu processo de imigração junto ao Citizenship and Immigration Canada (CIC) -; permissão de acesso eletrônico pelo CIC; postagem e envio em carta normal).

– Rush Service: CAD$400 por cada diploma a ser feita a equivalência (inclui a emissão de dois certificados de equivalência originais – um para o candidato e um para submissão em seu processo de imigração junto ao Citizenship and Immigration Canada (CIC) -; permissão de acesso eletrônico pelo CIC; postagem e envio em carta normal).

A principal diferença entre os dois serviços é o tempo de processamento e emissão da equivalência, que é mais rápido no Rush Service.

O candidato poderá escolher entre as seguintes opções de pagamento: bank draft, money order ou cartões de crédito / débito nas bandeiras MasterCard, American Express ou Visa.

Envio de documentos

 Enviar Imigração

O formulário de aplicação deverá ser enviado antes dos documentos acadêmicos. Já as traduções e cópias dos diplomas, históricos e documentos de identificação pessoal deverão ser enviados dentro de um envelope timbrado, carimbado e assinado pela Universidade onde o candidato completou seus estudos; esse envelope não deverá conter o nome do candidato em seu campo de remetente e deverá ser enviado pela própria instituição de ensino que emitiu o diploma.

Envio de resultados

A cobrança do ICES para envio do resultado da equivalência é de CAD$26 (vinte e seis dólares canadenses) para endereços dentro do Canadá e CAD$75 (setenta e cinco dólares canadenses) para endereços fora do Canadá.

Tempo de processamento

Atualmente a emissão dos resultados da equivalência é de cerca de 8 semanas após o recebimento de toda a documentação, incluindo o formulário de aplicação e a confirmação do pagamento. Esse prazo poderá ser maior, a depender do volume de documentos que o ICES receber.

Para mais informações, é aconselhável entrar em contato com a instituição:

3700 Willingdon Avenue

Burnaby, British Columbia

Telephone: 604-432-8800 (Option 2, only available 8:30am-12:00pm PST.)

Email: [email protected]

Toll Free within North America call 1-866-434-9197

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Vivian Almeida