Um benefício muito bacana que o governo concede aos estudantes estrangeiros é a possibilidade do seu filho ter acesso ao ensino público durante o seu período de estudo. Mas é bom lembrar que nem todo estudante tem acesso gratuito às escolas canadenses, é preciso observar alguns detalhes:

  1. Um dos cônjuges deve estar matriculado em uma universidade [Veja aqui os critérios, clique aqui] e cursando um programa de pelo menos 2 anos de duração (conhecidos como diplomas);
  2. Caso o curso tenha duração inferior a 2 anos, para ter acesso gratuito ao benefício, o outro cônjuge deve ter um work permit válido, estar empregado em tempo integral (full time) e com contrato válido por pelo menos mais 2 anos.

O governo canadense entende que a melhor escola do seu filho é aquela que encontra-se nas redondezas da sua residência. Dessa maneira, ele terá convívio com crianças que moram na mesma vizinhança e facilitará o desenvolvimento de suas amizades. Além disso, ele será capaz de ir para a escola sozinho e desenvolver sua autonomia – um valor importante para a sociedade canadense.

Você não escolhe a escola que seu filho irá estudar – o governo direciona seu filho para uma escola baseando-se, principalmente, em seu endereço de residência. E cuidado, nem sempre seu filho será direcionado para a escola mais próxima – talvez a mais próxima esteja fora do catchment area (ou área de alcance), talvez a turma esteja cheia … Assim, o primeiro passo é definir sua residência. Você precisará apresentar um comprovante de residência que deverá ser o contrato de aluguel ou o certificado de propriedade do imóvel.

Em seguida, você deverá entrar em contato com o School Board da cidade que você reside para buscar informações sobre a documentação exigida. Vale lembrar que no dia da matrícula a criança deverá estar presente. Abaixo uma lista dos documentos normalmente exigidos.

  • Comprovante de residência – contrato de aluguel ou o certificado de propriedade do imóvel;
  • Passaporte dos pais e das crianças;
  • Comprovante de Legal Status no Canadá (por exemplo, Study Permit ou Work Permit);
  • Certidão de nascimento;
  • Tradução juramentada da certidão de nascimento;
  • Histórico escolar da criança;
  • Tradução juramentada do histórico escolar da criança;
  • Carteira de vacinação.

 

É importante lembrar que cada cidade da Grande Vancouver tem suas regras e particularidades, portanto o processo de admissão e a documentação exigida poderá ser diferente para cada cidade. Caso particulares demandarão documentos adicionais, como por exemplo se apenas um dos pais estiver vivendo no Canadá com seu filho, nos casos de divórcio etc.

Após o processo de matrícula, caso o Inglês não seja seu idioma nativo, seu filho será chamado para um teste de nivelamento de inglês e matemática. Fique tranquilo, não é uma prova! Não é dada nenhuma nota, é apenas para definir o nível de inglês e matemática do seu filho e definir o quanto ele precisará de auxílio no processo de adaptação. Este teste de nivelamento ocorre em até 7 dias após a matrícula. Em seguida, você receberá um contato da escola que seu filho foi direcionado convidando-o para o início das aulas!

Esperamos ter ajudado. Aproveite sua estadia no Canadá e todos benefícios que o governo concede à você e sua família. Um abraço e até a próxima.

Comentários Facebook