Estudando com o Visto de Turista – Quando é necessário aplicar para um Visto de Estudo?

Já comentamos muitas vezes por aqui que com o Visto de Turista (V-1/Sx1) é possível estudar e/ou visitar o Canadá por até 6 meses consecutivos a partir da sua data de entrada (Carimbo dado pelo oficial). Ou seja, você poderá permanecer no país durante esse período sem a necessidade de uma extensão (Atente-se se no seu carimbo o oficial fez alguma anotação com uma data específica para a sua saída, a mesma pode ser inferior aos 6 meses).

Mas vamos a questão principal deste post: Estou estudando com o Visto de Turista e quero estender o meu curso, como faço?

Bom, se você veio estudar no Canadá com um Programa com duração inferior à 24 semanas, o visto concedido foi o de Turista, correto? Sendo assim, as regras explicadas acima valem para você.

Digamos que você chegou ao Canadá para um curso de 16 semanas (mais ou menos 4 meses) e resolveu que quer fazer mais 16 semanas, o que tornará no final um programa de 32 semanas. Esse período ultrapassa as 24 semanas iniciais permitidas para o tipo de visto que você possui. Sendo assim, será necessária a solicitação de um Visto de Estudo.

Mas eu não posso estender como Turista e estudar por mais 24 semanas? Não, por lei você não pode. E até usar o truque de sair do país e voltar para ganhar o novo carimbo, pode te trazer problemas.

O que você terá que fazer:

Se você está no Canadá fazendo um curso de curta duração e resolveu estender o Programa que ultrapassará às 24 semanas, terá de solicitar a mudança do seu Status de TURISTA para ESTUDANTE.

Esse processo ele vai ser um pouquinho trabalhoso, uma vez que ele não feito dentro do Canadá. Calma! Você não terá que sair do país, mas sua documentação sim! Tudo será enviado para Los Angeles (dependendo do caso) ou para o Brasil. Formulários, documentos pessoais, financeiros, passaporte, tudo isso fará parte do seu pacote de mudança de status. Isso porque é como se fosse uma primeira aplicação, já que você nunca passou por esse processo em si.

Você terá que ter a nova carta de aceitação da escola, se você ainda estiver estudando, uma declaração da instituição atestando isso, além dos demais documentos. Essa regra vale também para quem foi estudar inglês e decidiu aplicar para um College/Universidade.

Eu vim estudar por 24 semanas com o Visto de Turista e quando o curso termine quero viajar pelo Canadá – Preciso de extensão?

Sim, você precisa. No caso não será Mudança de Status, até mesmo porque você permanecerá ainda como Turista, já que a intenção é Visitar um pouco mais o país. Neste caso, você solicitará, pode ser Online, a extensão do Visto de Turista e, uma vez aprovado, a imigração irá enviar um documento chamado Visitor Record, uma folhinha avulsa, a qual você terá de manter grampeada no seu passaporte e que terá a data limite para você permanecer no Canadá.

Não perca os prazos, qualquer aplicação de renovação, mudança de status etc, tem que ser feita enquanto você ainda tiver um Visto válido no Canadá. Não corra o risco de perder as datas e ficar ilegal no país.

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.