Se você está no Canadá como estudante e pretende pedir um cartão de crédito, saiba que existe sim essa possibilidade, mas precisará atender aos critérios de elegibilidade da instituição financeira que escolher. Abrir uma conta no banco e então solicitar esse crédito, por exemplo, é um bom primeiro passo, sabia? Atualmente existem diversas linhas e pacotes especiais que beneficiam, em geral, aqueles que estão com permissão de estudo em um College ou Universidade canadense, mesmos sendo um aluno internacional.

Começar a construir o seu histórico de crédito no país acaba trazendo alguns benefícios durante o período de estadia, e ajuda principalmente as pessoas que possuem planos a longo prazo, conforme explicamos no texto “Como construir um bom histórico de crédito no Canadá”. Um outro ponto positivo é que as taxas de juros cobradas pelos bancos são bem menores que as praticadas no Brasil.

Por isso, o ideal é após desembarcar já começar a pesquisar quais são as ofertas específicas que melhor atendem a sua realidade, verificando as exigências, os limites de dinheiro disponibilizados, seguros embutidos e as tarifas. Manter a saúde financeira no Canadá é importante para que consiga cada vez mais créditos e até quem sabe futuramente pleitear um financiamento, por exemplo.

 

 

Conheças algumas opções de cartões de crédito para estudantes

Pesquisamos* em algumas das instituições financeiras do mercado canadense, e selecionamos cinco delas que oferecem cartões de crédito e planos específicos para quem é estudante internacional no país. Você encontra mais detalhes nos links dos sites oficiais de cada banco ou ainda visitando pessoalmente as agências:

BMO

O Banco de Montreal (BMO) oferece um pacote de serviços especiais para os estudantes, o BMO Student Banking Package, o qual no site oficial indica que há uma série de vantagens e recompensas, e entre elas está incluso um cartão de crédito, o BMO Student Mastercard, sem cobrança de tarifa anual.

CIBC

O Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) possui quatro cartões de crédito para estudantes: o CIBC Aventura® Visa* Card for Students (sem taxa anual e com acúmulo de pontos), o CIBC Aero Platinum™ Visa* Card for Students ($39 de tarifa anual e acúmulo de milhas), o CIBC Dividend® Visa* Card for Students (sem tarifa anual e “cash back”) e também o CIBC Tim Hortons® Double Double® Visa* Card for students (sem taxa anual e com promoções vinculadas à cafeteria Tim Hortons).

 

 

RBC

Consta no site oficial do Royal Bank of Canada (RBC) que há dois cartões de crédito voltados exclusivamente ao público de estudantes: o RBC Cash Back Mastercard e RBC Rewards + Visa. Em ambos não existe cobrança de taxas anuais (no annual fee). A versão cuja bandeira é “Mastercard” devolve uma porcentagem dos gastos realizados (cash back), enquanto quem preferir pela opção do “Visa” conseguirá participar de um programa de acúmulo de pontos.

Scotiabank

Na mesma linha de disponibilizar planos especiais com foco nos estudantes, o Scotiabank tem o Student Banking Advantage Plan (sem taxa anual e com a possibilidade de ganhar ingressos de cinema), o Scene Visa Card (sem tarifa anual e com acúmulo de pontos), e também o Scene Student Bundle (ingressos gratuitos e programa de pontos).

TD

As agências do Canada Trust (TD) também possuem um pacote exclusivo para estudantes internacionais, o TD International Student Package, incluindo um cartão de crédito. Entre as exigências para que ser elegível a este plano a instituição pede que o estudante cumpra a carga horária em tempo integral em uma Universidade ou College do Canadá, e esteja no país no máximo há dois anos.

Vale lembrar que cada banco possui diferentes regras, exigem que determinados documentos sejam apresentados, podem pedir ou não um depósito inicial, bem como determinam se o primeiro limite de crédito que geralmente são de até $1,000 CAD. Com o passar do tempo de relacionamento com a instituição, assim como os pagamentos em dia das faturas, a tendência é que o limite de um cartão de crédito aumente.

Curiosidade

Baseado na oferta de produtos e condições, o site “Greedyrates.ca“, que divulga dados a respeito de cartão de crédito e finanças, divulgou que os melhores cartões do Canadá para estudantes do ano de 2017 são respectivamente: o BMO SPC®** CashBack® Student MasterCard®*, o Scotiabank Scene Visa Card  e o BMO SPC®** AIR MILES®† Student MasterCard®*.

 

 

*Pesquisa realizada em julho de 2017.

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.