Estudar no Canadá, ou em outro país, com uma língua diferente da sua, cultura e costumes diferentes dos seus, grades e horários diversos e dar um passo rumo ao desconhecido é algo enriquecedor, porém gera muitas dúvidas e questionamentos. Nesta época do ano a procura por cursos no Canadá aumenta bastante, pois os programas para estudantes internacionais no país têm início em três meses do ano: maio, janeiro e setembro.

Não se engane, não é muito cedo para iniciar seu processo se você está pretendendo ir estudar em setembro. Muitas instituições já estão com as matrículas abertas para este período e as vagas para estrangeiros costumam se esgotar rapidamente na maioria dos cursos que fornecem certificados ou diplomas, que são os casos de graduação e pós-graduação.

*Para saber mais sobre a LOA e o processo do Study Permit acesse o artigo que fizemos sobre os temas neste link.

Pensando em todas as dúvidas que surgem e no grande número de questionamentos que recebemos aqui na Immi Canada diariamente, elaboramos este artigo com as perguntas mais frequentes de quem planeja estudar no Canadá, com informações e dicas preciosas dos nossos consultores de imigração. Confira abaixo!

1 – Quero estudar no Canadá. Preciso do visto de estudante ou posso ir como turista?

A resposta para esta pergunta é: depende. Você pode sim estudar no Canadá com visto de turista ou eTA (saiba quem pode solicitar somente a Eletronic Travel Authorization clicando aqui). Porém, seu curso deve ter uma duração máxima de 24 semanas, ou seja, seis meses, que é o período máximo de permanência no território com status de turista.

Caso o oficial de imigração, no ato da sua entrada no país, tiver especificado uma data de saída, ela deve ser cumprida. Por isso é essencial sempre falar a verdade ao profissional e levar seus documentos para comprovar sua intenção no país (veja aqui a lista de documentos necessários para não ter problemas na fronteira).

estudar no canada

Caso seu objetivo seja cursar um programa de estudos superior a seis meses, seja ele de inglês, francês, graduação, técnico ou pós-graduação, vai precisar de um visto de estudante. Se já estiver em solo canadense com status de turista é necessário aplicar e realizar a troca de status para estudante. Como vários detalhes são observados neste caso, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional. Nós, da Immi Canada, juntamente com a nossa parceira educacional 3RA Intercâmbio, possuímos profissionais capacitados para prestar o melhor serviço. Acesse www.immi-canada.com/visto-de-estudo-para-canada/ ou entre em contato pelo email [email protected].

2 – Posso me matricular em qualquer instituição? Como faço para obter a LOA?

Primeiramente é importante saber as diferenças entre as instituições de ensino. Se a intenção é cursar uma graduação ou pós-graduação, as instituições procuradas devem ser os colleges e universities. Os primeiros possuem formações mais curtas e voltadas ao mercado de trabalho, resultando em certificados e diplomas, com cursos geralmente variando entre um e dois anos. Já as universidades possuem um foco teórico, com programas mais longos e voltados a área de pesquisa e acadêmica, variando entre dois e quatro anos (saiba mais clicando aqui).

Após a escolha, independentemente se você vai fazer um curso de idiomas ou embarcar em um college, é necessário obter a Letter of Acceptance (LOA) para aplicar para o visto de estudante. Por isso os alunos internacionais não podem estudar em qualquer instituição canadense. É preiso escolher entre as Designated Learning Institutions (DLI – acesse a lista neste link), que são entidades designadas pelo governo canadense aptas a receber estudantes de fora. Com a decisão tomada, a escola irá solicitar alguns documentos, que vão depender do programa escolhido e, caso você cumpra as exigências, será aceito e receberá a LOA para poder aplicar para o visto de estudante.   

*Quebec possui regras e requisitos específicos, tanto para os estudantes como no que diz respeito às entidades. Caso seu interesse seja em ir estudar na região, entre em contato pelo email [email protected].

3 – Como tirar o visto de estudante para o Canadá?

Para a aplicação, o estudante precisa da LOA, cópia válida do passaporte, prova de fundos para arcar com os custos da instituição e mais o próprio sustento e da família, se for o caso, durante o período de permanência no país, dados biométricos, prova de vínculos com o país de origem, carta de intenção, declaração e comprovação de renda de provável patrocinador, se existir, e formulários de solicitação preenchidos e assinados. Após aplicar, o Consulado Geral do Canadá pode solicitar documentos adicionais e, para cursos com duração superior a seis meses, é necessária a realização de exames médicos por profissional credenciado (clique aqui e veja a lista dos médicos), que serão solicitados após a primeira análise dos documentos.

Após a obtenção da LOA, é preciso aplicar para o visto de estudante. É importante ressaltar que o processo é feito online ou via postal. Porém o próprio governo aconselha que as aplicações sejam feitas eletronicamente, pois não há taxas de correio, o tempo de processamento é menor e você pode acompanhar as atualizações dentro do seu cadastro no site.

Quando a submissão do processo é realizada diretamente no VAC a biometria, que desde 31 de dezembro de 2018 passou a ser obrigatória para brasileiros, poderá ser coletada na ocasião da entrega dos documentos. Se a aplicação for online, o candidato precisará aguardar a imigração emitir a carta de orientações da coleta da biometria, para então realizar o procedimento.

Por fim, com toda a documentação analisada, biometria e exames médicos feitos, e solicitação de visto aprovada, na maioria dos casos o Consulado irá solicitar seu passaporte para estampar seu visto de estudante.

*IMPORTANTE: caso seu passaporte tenha uma validade menor do que o tempo do seu programa de estudos + 90 dias você deve renová-lo. O visto, na maioria dos casos, é dado pelo período de aulas com um adicional de 90 dias, que é o plus que a imigração estima para que você tenha tempo de se organizar para deixar o Canadá ou solicitar uma extensão. Porém se seu passaporte vencer antes, o visa será dado até a validade do seu documento de viagem. E não adianta, caso ele vença você deverá solicitar outro visto e fazer todo o processo novamente.

4 – Qual é a comprovação de renda exigida para estudar no país?

Você deve provar ao país que possui fundos financeiros suficientes para arcar com os estudos, se manter em solo canadense pelo período em que vai estudar e ainda bancar os custos de ida e volta. Vale comprovar estes recursos por meio de documentos como os três últimos meses dos seus extratos bancários, de investimentos, aplicações, declaração de imposto de renda, saldo de poupança, dentre outros que provem que você tem este montante disponível para a finalidade.

Mas qual é o valor? Inicialmente você precisará comprovar que possui recursos para pagar a tuition do primeiro ano do seu college e os seus custos de vida no Canadá, considerando no valor as despesas para você e para os dependentes no processo. Os valores mínimos exigidos pelo governo você encontra neste link: www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/study-canada/.

Mas é importante considerar que, na análise financeira da sai aplicação o oficial tem por objetivo se assegurar de que você possui recursos necessários para custear este plano. Portanto, utilizar somente os valores mínimos demonstrados no site do IRCC, pode ser uma estratégia arriscada, sabendo que o custo de vida na maioria das províncias canadenses superam essa expectativa de gastos exposta pela governo.

*Veja o artigo que fizemos a respeito de valores acessando este link.

estudar no canada

5 – Posso ter um patrocinador para arcar com os custos?

Sim, você pode. Pode ser dos pais, irmãos, parentes ou de qualquer pessoa que esteja disposta a comprovar que possui o valor exigido e ele será destinado a custear as suas despesas em solo canadense. O sponsor precisa apresentar uma carta simples, dizendo que será responsável pelo seu custeio, ou parte dele, e apresentar as mesmas comprovações citadas na resposta anterior que provem que ele tem este valor.

Esta foi a primeira parte do nosso artigo de perguntas e respostas sobre estudar no Canadá. Em breve publicaremos a segunda etapa, com mais cinco questões respondidas pelos nossos especialistas.

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit.html.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.