eTA para Brasileiros – Dúvidas Frequentes

Novamente surgiu a notícia sobre a isenção do Visto de Turista Canadense a brasileiros que cumpram os requisitos impostos. Dessa vez a novidade foi divulgada no Site do Itamaraty, além de ter sido confirmada pelo CIC.

No entanto, a data prevista para o início desta isenção é 1 de Maio de 2017, ou seja, apenas a partir deste dia (se nada for modificado até lá), será possível  que os Brasileiros, que cumpram os requisitos, solicitem o eTA (Electronic Travel Authorization) para viajar como Turista ao Canadá, não sendo mais necessário o procedimento comum.

eta

Resumimos aqui algumas das perguntas mais frequentes a respeito do eTA:

Poderei solicitar o eTA – Quais serão os requisitos OBRIGATÓRIOS?

Estarão aptos à solicitarem o eTA quem:

  • Ter possuído um Visto Canadense nos últimos 10 anos

Ou

  • Possuir o Visto Americano Válido

 

Aos que não atendam à um dos requisitos acima descritos, o processo de solicitação de Visto de Turista Canadense seguirá normal.

Lembrando que a isenção é válida APENAS para a ida como Turista, o que inclui Turismo ou Cursos de curta duração (Até 24 semanas).

NÃO houve nenhuma modificação aos que irão com o intuito de estudar por mais de 24 semanas, ou estejam aptos à aplicarem para uma Permissão de Trabalho. Nestes casos o procedimento será o mesmo atualmente em vigência.

 

Qual o valor do eTA?

A taxa cobrada pela Imigração Canadense para a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) é de CAD$7 (Sete dólares canadenses), podendo ser pago Online com Cartão de Crédito Internacional.

 

Já estou no Canadá com uma Permissão de Estudou e/ou Trabalho – Precisarei solicitar o eTA?

Se você está no Canadá como Estudante ou Trabalhador, tendo o seu Visto de Múltiplas-Entradas (Etiqueta) está vencido e pretende realizar uma viagem para fora do Canadá e retornar novamente por via aérea, será sim necessária a solicitação do eTA.

O mesmo terá a função do Visto de Múltiplas-Entradas (Etiqueta) atual.

 

Já possuo um Visto Canadense de Múltiplas-Entradas (Etiqueta) válido – Precisarei solicitar o eTA?

Não, se você possui um Visto válido, você não terá que solicitar o eTA.

 

O eTA poderá ser negado?

Sim O eTA não isenta do aplicante de uma prévia análise por parte da Imigração Canadense. Sendo assim, após realizar a solicitação, os dados informados ao sistema serão analisados e a resposta dada poderá ser positiva ou negativa.

 

Mesmo com o eTA aprovado e em mãos – Posso ter a minha entrada negada?

Sim. Ao chegar no Canadá, no próprio aeroporto o aplicante irá passar pelo setor de Imigração, onde o oficial, que possui total soberania para isso, poderá questioná-lo sobre a visita ao Canadá, os propósitos, financeiro disponível para a estadia e o que mais julgar necessário.

Podendo sim chegar à conclusão que a pessoa não está apta à entrar no país.

 

O eTA tem validade?

O eTA terá a validade máxima de acordo com o documento de viagem (Passaporte).

 

Após a solicitação, em quanto tempo terei a resposta do eTA?

Normalmente, após a solicitação, dentro de alguns minutos a confirmação do eTA é enviada ao e-mail cadastrado.

Porém, em alguns casos a Imigração pode levar algumas horas ou dias para finalizar a análise e dar um retorno, sendo, por exemplo, solicitado documentos extras ou uma entrevista presencial com o escritório mais próximo do aplicante.

Caso após 72 horas da solicitação, a Imigração indica o preenchimento online do formulário de Solicitação de casos especiais.

Como seria:

Acessar: http://www.cic.gc.ca/english/contacts/web-form.asp

Selecionar: “Type of application” >> “Electronic Travel Authorization” >> “Case Specific Enquiries

E

Informe com detalhes o ocorrido.

 

Vou realizar uma viagem ao Canadá de Navio ou de Carro/Ônibus – necessitarei do eTA?

A isenção aos brasileiros que cumprem os requisitos expostos apenas será disponível aos que realizem a sua entrada no país por via aérea. Nos demais casos, os aplicantes terão que passar por todo o procedimento normal de solicitação.

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.