O último draw do programa federal de imigração Express Entry Canadá (EE), que ocorreu no dia 5 de setembro deste ano (2018), foi o que mais chamou candidatos para aplicar desde janeiro: 3.900 pessoas foram contempladas. Além disso, ele também manteve a pontuação de corte em 440, que é a mínima do período, sendo que o sorteio é o quarto até agora com esta nota de corte no Comprehensive Ranking System (CRS).

O governo do Canadá também divulgou que a data e hora de desempate, usadas para chamar os aplicantes desta rodada, foram 29 de abril de 2018, no horário de 14h28. Isso significa que todos os candidatos que estavam no pool do EE com um score superior a 440 pontos, bem como os que tinham exatamente 440, porém entraram no sistema de classificação antes da data e hora estipuladas, receberam o Invitation to Apply (ITA).

*Saiba como imigrar para o Canadá por meio do processo federal mais utilizado por quem quer viver o sonho canadense clicando aqui.

O maior programa de gerenciamento da imigração do país administra os candidatos em três principais categorias de entrada econômica de novos habitantes: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades e a Canadian Experience Class. Os inscritos são classificados de acordo com um sistema de pontuação, que é o já citado Comprehensive Ranking System (para saber mais e verificar sua pontuação, acesse este link), sendo que os com mais pontos são convidados a aplicar em rodadas regulares de convites, que são feitas várias vezes durante o ano.

express entry canada

Tendências e números

O Express Entry Canadá é um dos diversos programas de imigração do país. Porém ele é, sem sombra de dúvida, uma das portas mais acessíveis e descomplicadas para quem quer viver em terras do True North. O último DRAW de convites, realizado neste mês, quebrou o número de 3.750 candidatos que eram chamados por rodada, desde o dia 13 de junho deste ano. Ou seja, desde esta data, o número de ITA’s emitidas se manteve o mesmo durante seis rodadas de chamadas. Porém, no dia 5, foram enviados 3.900 convites, o que mostra que a quantidade de aplicantes que serão chamados tende a aumentar, com base no plano plurianual de imigração divulgado pelo Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) ainda no final do ano passado, com a ambiciosa meta de trazer cerca de um milhão de imigrantes ao país até 2020.

express entry canada

*Para saber mais detalhes e informações sobre o plano de imigração do Canadá, acesse este link.

Como se pode observar no gráfico acima, o IRCC emitiu um número definido e contínuo de ITA’s em uma série de rodadas e, de acordo com o histórico de quantidade de convites enviados, este montante não diminui (o número restrito de 700 pessoas no draw de 30 de maio foi referente a um programa específico e uma rodada extra). Se compararmos, as primeiras chamadas de 2018 tiveram  2.750 convites emitidos aos que estavam no pool. O mais recente draw teve 3.900 vagas para candidatos, o que estabelece um aumento de 1.150 convites ao longo de oito meses, representando um crescimento de 42%.

O ritmo regular e com um bom número de chamados nos Draws, desde 13 de junho deste ano, podem ajudar a manter a pontuação do CRS em 440, evitando que ela aumente. Caso a quantidade de sorteados cresça ainda mais e os draws sejam feitos com maior frequência, a nota de corte pode diminuir, porém isto são possibilidades que podem acontecer nos próximos meses.

O IRCC já emitiu um total de 58.600 convites para aplicar durante todo o ano de 2018, ao longo dos 18 Draws já realizados.

Aplicação e pontuação

Já abordamos este assunto diversas vezes aqui nos canais de comunicação da Immi Canadá, mas é sempre bom relembrar que a aplicação para o Express Entry Canadá é feita online. Primeiramente o candidato deve acessar a página do IRCC (clique aqui e acesse), preencher um perfil dentro do sistema, verificar se possui a pontuação mínima para entrar no pool do programa e, após estas etapas, aguardar as próximas rodadas de convites e esperar receber o ITA. Então o aplicante irá submeter todos os documentos que comprovem as informações colocadas no perfil, aguardar a análise do oficial de imigração canadense e proceder com os passos para receber seu cartão de Permanent Resident (PR),caso tudo esteja dentro do estipulado pelas exigências do EE.

É importante ressaltar que o candidato pode melhorar seu score dentro do perfil a qualquer momento, pois basta acessar e atualizar as informações dentro do seu período de validade de 12 meses. Antes de começar, o aplicante já deve ter o resultado do seu teste de proficiência em inglês ou francês em mãos, pois o código emitido pela instituição que realiza o exame é pré-requisito para conseguir entrar no pool. Também é aconselhável já ter seu diploma validado por uma instituição credenciada pelo governo canadense.

express entry canada

Para aumentar a pontuação, o aplicante pode, por exemplo, refazer seu teste de inglês, conseguindo uma nota melhor, ou também validar um certificado de pós-graduação, receber um convite de uma província canadense para aplicar, estudar no Canadá, ter uma oferta de emprego no país, dentre outras ações. Por isso sempre ressaltamos a importância do auxílio de um agente de imigração desde o início, que pode encontrar o melhor caminho para cada um, dentre os vários existentes para imigrar definitivamente para o Canadá. Além disso, o profissional acompanha o processo, aumentando muito as chances de êxito e praticamente anulando a possibilidade de erros por parte do aplicante durante o preenchimento de formulários, conferência de documentos e aplicação. A Immi Canadá possui uma equipe competente que presta serviços de consulta e acompanhamento para todos os programas de imigração. Acesse www.immi-canada.com/ ou mande um email para [email protected] e saiba mais detalhes.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet