fbpx

Se o seu alvo é o processo de imigração para o Canadá por intermédio do Express Entry (EE), provar a proficiência no idioma Inglês vale pontos… e muitos. O teste IELTS (International English Language Testing System) é o mais utilizado e popular, pois pode ser realizado em aproximadamente 140 países diferentes. Porém, não é somente esta avaliação que é aceita pelo governo canadense. Para o EE há ainda como opção as notas obtidas no CELPIP, o Canadian Exam Language Proficiency Index Program.

Portanto, ambas as provas são aceitas pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada), porém, enquanto o primeiro citado foi elaborado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o Celpip é 100% canadense. A sua aplicação é de responsabilidade da Paragon Testing Enterprises, uma subsidiária da Universidade de British Columbia… e hoje vamos falar mais a respeito dele!

Informações importantes e curiosidades do CELPIP

– Uma particularidade desta prova de proficiência é que até recentemente era somente realizada somente dentro do Canadá, porém a pouco tempo foi aberta uma unidade especial para que seja aplicada também em Dubai (Emirados Árabes). Desta forma, começou o processo de internacionalização do CELPIP, o que demonstra o crescimento da procura por este teste.

 

– Para a pontuação no Express Entry é aceito o “CELPIP General”, ou seja, o “geral”. Atualmente, além dele existe ainda o CELPIP General LS (Listening e Speaking) voltado para quem vai aplicar para o processo de cidadania no Canadá.

 

– Hoje são mais de 30 locais em que se pode fazer a prova incluindo endereços em Ontário, Alberta, Quebec, British Columbia, Saskatchewan, Manitoba, Nova Scotia, Newfoundland and Labrador, entre outras.

 

– Até o momento, o CELPIP-General Test não é considerado um teste de língua inglesa designado pelo “Quebec Immigration Office”, ou seja, para quem tem o objetivo de imigrar especificamente para a província de Quebec, pois a localidade possui requisitos de imigração bem específicos.

 

– De acordo com o site oficial do teste, o idioma aplicado é o Inglês canadense, que representa a variedade de Inglês falado no Canadá. Ainda segundo ele, são considerados elementos de inglês britânico e inglês americano em seu vocabulário, bem como variáveis específicas do Canadá.

 

– Depois do teste, caso o candidato não concorde com o resultado ele pode solicitar uma nova avaliação de alguns ou todos os componentes de sua prova, no prazo de 6 semanas a contar da data de sua realização. Neste caso, é necessário pagar uma taxa de reavaliação no momento deste pedido. O valor da taxa dependerá de quais componentes da prova você gostaria de ter reavaliado.

Japan GIF - Find & Share on GIPHY

Detalhes da prova: “Celpip General”

– As competências que são avaliadas dos candidatos no “CELPIP General” são: Listening, Reading, Writing e Speaking (escuta, leitura, escrita e fala). Esta avaliação pode durar até no máximo três horas.

– Durante o teste o candidato interage somente com o computador, ou seja, não tem um avaliador para fazer perguntas, por exemplo, como ocorre no momento do “speaking” no IELTS. Desta forma, cada pessoa fica em frente a uma máquina no laboratório de informática, com um fone de ouvido, e respondendo a todas as perguntas de múltipla escolha, ouvindo, redigindo e falando diante de determinadas situações apresentadas.

– A avaliação é baseada numa pontuação cuja métrica vai de M (0,1,2) que é considerada a proficiência mínima, e segue até 12 pontos no máximo, que representa um “conhecimento avançado”.

– Depois da realização do CELPIP os resultados são divulgados na internet em oito dias úteis, e posteriormente é enviada uma correspondência com o endereço de cadastro contendo as notas. Por uma taxa extra, é possível obter as notas em menos tempo.

Fique sabendo!

A empresa organizadora do CELPIP disponibiliza em sua página oficial um teste gratuito, que funciona como uma espécie de simulado, para quem se cadastrar online. Também por lá é possível saber mais a respeito dos materiais de estudos existentes, cursos, palestras, bem como realizar a inscrição para uma das unidades de aplicação do teste.

Confira essas e outras informações adicionais no site oficial da empresa responsável, clicando aqui.

E você, já realizou o CELPIP ou o IELTS? Se sim, compartilhe conosco a sua experiência!

 

 

Comentários Facebook