Natal no Canadá

O Papai Noel, em terras tropicais como o Brasil, nunca chega de trenó, com todas aquelas renas, em meio ao cenário branco e brilhante da neve. As comemorações de Natal e Revéillon no Canadá sáo diferentes, todas as ruas e casas cobertas com neve, muitas vezes vários centímetros dela, aquele frio congelante, pessoas vestindo suéteres de lã, bordados com renas, Papais Noel e desenhos natalinos dos mais variados possíveis. Dá pra dizer que você entra nos filmes natalinos hollywoodianos, literalmente.

Embora o Natal tenha muito mais peso e comemorações na cultura canadense do que na brasileira, o Ano Novo é marcado aqui também pela queima de fogos. Mas temos um detalhe, geralmente a queima de fogos acontece em um ponto estratégico da cidade, antes da meia-noite, devido às baixas temperaturas.

Se você está no Canadá há tempo, ou é o primeiro Natal e Réveillon que passará por aqui, ou ainda não chegou, mas chegará me breve, não pode perder os eventos e feiras desta época do ano, curtir a vista com muita neve, aproveitar a época para as comidas típicas e experimentar todas, fazer compras de Natal no dia mais convidativo para compras no país, o Boxing Day e, claro, aproveitar e curtir muito.

Natal

Esta época do ano é mágica por aqui, acredite. A cidade está toda branca com muita neve. O centro da cidade, incluindo vários pontos e casas espalhados na região, estão iluminadas e decoradas com luzes e artifícios natalinos, cada região do país ganha seu brilho especial com suas tradições e praças iluminadas.

Vale lembrar que aqui no Canadá, quando qualquer feriado nacional cai em um domingo ou sábado, a folga relacionada ao feriado é transferida para sexta ou segunda-feira então, neste ano, teremos o Natal, propriamente dito, no dia 25 (domingo), na segunda-feira 26, tradicionalmente é feriado no país, pois ocorre o Boxing Day e, na terça-feira (27) será o feriado correspondente ao Natal.

Apesar do frio, quem está passando o Natal aqui não pode deixar de curtir os programas ao ar livre que só as temperaturas abaixo dos 0° podem oferecer: fazer um boneco de neve, patinar no gelo, esquiar e brincar na neve com a criançada. Caso você goste de esportes, essa época também é boa para ver um jogo de hockey ou curly.

A população daqui se empenha bastante para o Natal. Mercados e lojas de departamentos dedicam sessões inteiras com tudo o que você possa imaginar em decoração e alimentação relacionada ao tema. Uma tradição bastante popular por aqui são os ugly sweaters (blusões feios), usados no dia 25, onde comumente acontece o almoço de Natal, ao contrário do Brasil, que comemora a ceia no dia 24.

Uggly Sweaters

Uggly Sweaters usados durante o Natal no Canadá.

Outra coisa bem característica do Natal canadense é a Santa Claus Parade. Ela passa por várias cidades do Canadá, com voluntários e empresas da região, que enfeitam carros, ônibus e caminhonetes com o tema. Os times esportivos tradicionais de cada cidade também participam da parada e é encantador, especialmente para as crianças, pois o Papai Noel (com barba de verdade e tudo) é quem encerra o evento. Cantigas natalinas e músicas com o tema na rádio são bem comuns nessa época do ano também. As cantigas são cantadas nas casas ou em grupos, bem como vemos nos filmes mesmo.

Santa Claus Parade

Santa Claus Parade em Winnipeg, 2016. Foto: Fabíola Cottet

Além do tradicional e mundial peru natalino, o Canadá tem comidas típicas bem diferentes das brasileiras para o Natal. Aqui temos a butter tart (mini tortas de açúcar e manteiga que lembram um Pastel de Belém), tourtière (torta de carne), as gingerbread houses (casas de biscoito de gengibre), nanaino bars (barras de chocolate com manteiga e outros ingredientes misturados), os tradicionais panetones, além de torta de abóbora e vários candies (doces em formato de bengalas, chocolates temáticos, balas, pirulitos, etc).

Gingerbread house

Gingerbread house, bolacha de gengibre comum no Natal. Foto: Fabíola Cottet.

Boxing Day

Caso você venha para o Canadá nesta época do ano e queira fazer compras, espere pelo Boxing Day. A data (26) é feriado nacional no país e uma tradição bastante canadense. Por aqui também acontece a Black Friday, mas ela costuma ser muito menos agressiva na questão de descontos que o Boxing Day. O objetivo dos lojistas é liquidar o estoque que sobrou do Natal, então é possível encontrar descontos de até 80%. A data marca o inicio das liquidações de final de ano, portanto, durante a semana toda os preços ficam mais atrativos, mas no dia 26 é quando se encontra os melhores descontos.

A dica maior para aproveitar esta data é chegar cedo nas lojas, ter paciência, pois muitas delas terão filas e verificar os sites que agrupam as promoções do dia para já planejar antecipadamente o que você quer comprar.

Bons sites de pesquisa:
https://flipp.com/flyers
https://www.bargainmoose.ca/boxing-day
http://boxingday.redflagdeals.com/

Ano Novo

As comemorações de Réveillon no Canadá são mais glamorosas, alegres e expansivas. Ao contrário do Brasil, a tradição do branco aqui não existe nessa data, mas o país se enche de lugares iluminados pelos fogos de artifícios. Nas cidades, a programação da noite sempre é ir à praça ou parque marcado para assistir ao espetáculo. É impossível não falar da queima de fogos nas Cataratas de Niágara Falls, que é lindíssima e transmitida pela televisão para todo o país.

Ano Novo em Niágara Falls.

Ano Novo em Niágara Falls.

Com as temperaturas baixas nesta época do ano, os espetáculos de fogos costumam ser por volta das 20h e não duram muito tempo. Por isso o frio atrai muitas pessoas e turistas para comemorações dentro de bares, baladas, cassinos, restaurantes e hotéis. Em todas as capitais e principais cidades, há programações especiais e elegantes nestes lugares, para todos os bolsos e gostos. Importante falar que a quantidade de pessoas é limitada e os ingressos para os jantares e festas costumam acabar rápido. É recomendado pesquisar qual é o melhor lugar para você e fazer a reserva antecipada.

Falando em comidas, a tortière também é servida na virada de ano, além de doces e sobremesas, ingredientes mais elaborados ganham destaque como a lagosta e os peixes em geral.

Uma curiosidade interessante é que na noite do dia 31, em boa parte do país, o transporte público fica gratuito para todos, como um presente de ano novo para a população. Outro costume bem diferente do Brasil é que, mesmo com a água congelante, em algumas cidades no dia 1°, os canadenses entram na água e mergulham quase o corpo inteiro. Isso significa boa sorte para o ano que está iniciando e a tradição é chamada carinhosamente de Polar Bear Swim (Banho do Urso Polar).

Para aproveitar o Natal e Revéillon no Canadá com segurança e tranquilidade, vale lembrar que cada província tem seus aspectos particulares, como clima e leis. Então, é imprescindível checar sempre a temperatura e condições climáticas para saber como se vestir, verificar a programação da cidade em que você se encontra e ter atenção especial ao transporte. Como é feriado, os horários do transporte coletivo costumam ser reduzidos, é crucial checar com antecedência. Caso você dependa de Uber ou táxi, vale deixar agendado. Lembrando que em todo o Canadá é proibido o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos e também a tolerância é zero para quem beber e dirigir.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook