Você pode encontrar o nosso texto da série anterior sobre Fisioterapia aqui!

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional. 

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

Segundo a Canadian Physiotherapy Association, existem mais de 20.000 fisioterapeutas registrados trabalhando no Canadá atualmente, seja em clínicas privadas, hospitais gerais e de reabilitação, centros de saúde comunitária e escolas, apenas para mencionar alguns dos locais onde esses profissionais podem atuar.

Para profissionais cuja educação e experiência de trabalho se deram fora do Canadá, a CPA oferece uma página em seu site com a descrição do que esperar em termos de estudo e de perspectivas de trabalho para poder atuar aqui no Canadá.

Para ser um fisioterapeuta licenciado, é importante começar com a avaliação das credenciais e realizar provas específicas, de caráter nacional, e tudo isso é oferecido pela Canadian Alliance of Physiotherapy Regulators.

De acordo com a Alliance, o nível educacional mínimo exigido para que o candidato seja elegível para o regsistro na profissão é o bacharelado (Bachelor’s Degree). Também é necessário que o candidato tenha em seu currículo 1025 horas de prática clínica supervisionada. Como ocorre para todas as profissões, o diploma brasileiro deve ser validado, lembrando que a validação do diploma e o registro profissional para atuar no Canadá não representam garantia de emprego. Além disso, algumas províncias possuem requisitos adicionais quanto à educação.

É possível dar início aos exames da Alliance antes de viajar para o Canadá, já que essas provas têm como objetivo avaliar se o candidato possui a educação e as qualificações equivalentes às de uma pessoa cuja experiência é canadense, além de avaliar a proficiência no idioma falado na província onde o candidato deseja atuar.

Como sempre acontece no caso das profissões regulamentadas, cada província tem suas próprias regulamentações adicionais, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

 

Colúmbia Britânica

Para a Colúmbia Britânica, o nível educacional mínimo exigido para a prática da fisioterapia é o mestrado, ou Master of Physical Therapy.

O College of Physical Therapists of British Columbia é o órgão regulador para essa província. Existem 4 categorias diferentes quanto ao registro, e para cada uma delas é necessário um registro específico:

1) Registro completo (Full): o profissional que possui o registro completo está habilitado a atuar como fisioterapeuta na Colúmbia Britânica.

2) Registro intermediário (Interim): o profissional que possui o registro intermediário pode praticar a profissão desde que seja supervisionado por um profissional que possua o registro completo.

3) Registro de Cortesia (Courtesy): trata-se do profissional que está atualmente registrado em outra província e deseja participar, seja como aluno ou como professor, de um curso na Colúmbia Britânica que envolva tratamento de pessoas (incluindo os participantes do curso). O outro caso em que essa categoria especial de registro pode ser selecionada é se o profissional  for aprovado em um programa de intercâmbio com duração inferior a um ano.

4) Estudante: um estudante registrado pode participar de estágios clínicos aprovados pela Universidade da Colúmbia Britânica.

Os candidatos devem reunir toda a documentação exigida pela categoria de escolha e submeter tal documentação ao CPTBC, que irá então verificar a aplicação antes de submetê-la ao Comitê de Registros para a aprovação. Não é demais lembrar que qualquer documento que não seja orginalmente na língua inglesa deve ser traduzido por um tradutor juramentado, e as traduções devem ser enviadas juntamente com os textos originais. Por fim, é só esperar o resultado do Comitê de Registros que, se for positivo, permite ao candidato atuar como fisioterapeuta nesta província.

 

Alberta

Na província de Alberta, o Physiotherapy Alberta College + Association oferece uma série de informações úteis para profissionais que vêm de fora do Canadá.

Para o registro nessa província, após ser aprovado na parte escrita do teste da Alliance, o candidato pode ou aplicar para um registro provisório na província, ou então partir diretamente para a parte clínica da prova, para então ser elegível para obter a licença geral.

As categorias de licença em Alberta são duas:

1) Licença provisória: permite que o profissional pratique a profissão sob supervisão de um fisioterapeuta licenciado;

2) Licença geral: permite que o profissional pratique a fisioterapia sem restrições.

O órgão regulador da província também oferece em seu site informações gerais quanto à prática profissional, oportunidades para educação complementar e também informações gerais, como legislação referente à prática profissional e demais recursos para auxiliar o profissional a praticar de acordo com o que é esperado em termos de ética, habilidades, competências, dentre outros.

 

Doctor examining his patient leg in medical office

 

Ontário

Segundo o College of Physiotherapists of Ontario, mais de 21% dos fisioterapeutas registrados para atuar na província são provenientes de outros países, com educação obtida fora do Canadá.

O College oferece um flowchart muito interessante para quem vem de fora. Lá, os passos são explicados de uma maneira muito simples de compreender.

Assim como para as outras províncias, o primeiro passo para a obtenção da licença é realizar a prova da Canadian Alliance of Physiotherapy Regulators, que é o órgão que engloba todas as associações provinciais. Sendo aprovado na parte escrita do teste, o candidato pode tanto realizar a parte clínica do mesmo teste, quanto receber por parte do College of Physiotherapists of Ontario um certificado provisório, com o qual é possível adquirir experiência de trabalho como um fisioterapeuta residente, mas isso é opcional. O que é obrigatório, no entanto, é completar a parte clínica da prova oferecida pela Alliance, pois será somente a partir daí que será possível obter a licença para a atuação na província.

Quanto às categorias de registro, existem duas principais:

1) Provisional practice, ou prática provisória: permite ao profissional trabalhar como fisioterapeuta residente enquanto ainda está em processo de finalizar o componente clínico da prova da Alliance. Com essa licença, o profissional deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta que seja registrado.

2) Independent practice, ou prática independente: trata-se do objetivo final, pois dentro desta categoria o profissional poderá trabalhar como fisioterapeuta de forma independente.

Em Ontário, a Ontario Physiotherapy Association oferece um pacote especial para profissionais formados no exterior que desejam obter a licença para atuar na província. É necessário entrar em contato com a OPA através de um formulário para receber por email o kit com todas as informações sobre o registro e também sobre dicas para redigir o currículo, expectativas quanto a salário, e também informações sobre o sistema público de saúde da província.

 

Manitoba

Quem deseja atuar como fisioterapeuta em Manitoba deve possuir um mestrado, e deve ser aprovado no PCE, ou Physiotherapy Competency Examination, para poder estar apto a obter o registro profissional.

O College of Physiotherapists of Manitoba detalha uma série de passos referentes ao registro profissional.

Antes de mais nada, e assim como para todas as províncias, é preciso que os documentos a serem submetidos para análise sejam traduzidos por um tradutor juramentado. Em Manitoba, esse serviço pode ser mais barato para residentes permanentes, através do Immigrant Centre, que oferece serviços diversos para imigrantes, em Winnipeg.

Após a análise das credenciais e da prova de competências feitas através da Alliance, é preciso conseguir um emprego. Isso mesmo. Diferentemente das outras províncias, um dos requisitos para o registro profissional em Manitoba é já ter uma garantia de emprego. O candidato irá precisar de uma carta do empregador detalhando a oferta, e também será necessário ter um seguro de responsabilidade profissional (professional liability insurance).

O próximo passo é se registrar como candidato ao exame (Exam Candidate) da Alliance e trabalhar sob supervisão, para então poder fazer a segunda parte do exame, de competências clínicas. Sendo aprovado nessa prova, é possível obter o registro para trabalhar ativamente na província, sem supervisão. Por fim, é preciso reunir todos os documentos necessários, incluindo resultados de provas e documentos pessoais, e submetê-los ao College para obter a licença e poder, enfim, atuar sob o título de fisioterapeuta na província.

 

Para saber mais sobre como atuar como fisioterapeuta no Canadá, dê uma olhada no vídeo que publicamos no ano passado, em que a fisioterapeuta brasileira Paula Portnoi faz comentários muito bacanas sobre como foi a experiência dela para conseguir exercer a profissão aqui no Canadá!

 

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Psicologia!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Canadian Alliance of Physiotherapy Regulators
1243 Islington Avenue, Suite 501
Toronto, ON, M8X 1Y9
Phone: 416-234-8800
Fax: 416-234-8820
Email: email@alliancept.org
Website: www.alliancept.org

Canadian Physiotherapy Association
955 Green Valley Crescent, Suite 270
Ottawa, ON, K2C 3V4
Phone: 613-564-5454
Toll free: 1-800-387-8679
Fax: 613-564-1577
Email: information@physiotherapy.ca
Website: www.physiotherapy.ca

College of Physical Therapists of British Columbia
Suite 1420, 1200 West 73rd Avenue
Vancouver, BC, V6P 6G5
Phone: 604-730-9193
Toll-free (Canada): 877-576-6744
Fax: 604-730-9273
Email: info@cptbc.org
Website: http://cptbc.org/

Physiotherapy Alberta College + Association
Suite 300 Dorchester Building
10357 109 Street
Edmonton, AB, T5J 1N3
Phone: 780-438-0338
Fax: 780-436-1908
Toll-free (North America): 1-800-291-2782
Email: info@physiotherapyalberta.ca
Website: www.physiotherapyalberta.ca

College of Physiotherapists of Ontario
375 University Avenue, Suite 901
Toronto, Ontario, M5G 2J5
Phone: 416-591-3828
Toll-free: 800-583-5885
Fax: 416-591-3834
Email: info@collegept.org
Website: www.collegept.org

College of Physiotherapists of Manitoba
211-675 Pembina Hwy
Winnipeg, MB, R3M 2L6
Phone: 204-287-8502
Fax: 204-474-2506
Email: info@manitobaphysio.com
Website: www.manitobaphysio.com

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.