Grupo 1
Grupo 1
Imigração canadense está com 1.8 milhão de processos aguardando análise

Imigração canadense está com 1.8 milhão de processos aguardando análise

24 de Março de 2022

Dados revelam o andamento dos processos imigratórios no Canadá

Durante os dois últimos anos (2002-2021), a imigração canadense vem enfrentando obstáculos para cumprir com as metas anuais para receber novos imigrantes, devido ao fechamento das fronteiras, o que ocasionou o impedimento de estrangeiros desembarcarem no país. 

Com isso, o então ministro de imigração na época, Marco Mendicino, adotou algumas medidas lançando novos programas imigratórios temporários e algumas ‘public policies’ para antecipar o caminho a residência permanente de quem já estava dentro do país.

O fato é que desde o começo da pandemia, o órgão de imigração canadense vem trabalhando para conseguir atender a grande demanda e se adaptar às dificuldades impostas pela situação global. O atual ministro de imigração, Sean Fraser, falou em entrevista que durante o ápice do lockdown, muitas mudanças ocorreram nos escritórios de imigração, onde o número de funcionários trabalhando presencialmente reduziu drasticamente, e medidas de adaptação tiveram que ser implementadas, como exemplo, processamentos serem distribuídos em escritórios dentro e fora do Canadá, o que dificultou a agilidade em analisar os processos que já estavam nos arquivos pré-pandemia.

Mais de 1 milhão de processos em espera de análise

O resultado real desse atraso nas análises dos processos imigratórios foi revelado pela CBC, que por meio de um documento solicitado ao IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) entrega que no atual momento são mais de 1.8 milhões de processamentos esperando para ter sua análise concluída. 

Todos os tipos de permissões estão incluídas nessa lista: permissão de estudante, visitante, trabalho e residência permanente. Os dados divulgados fazem um comparativo entre o período de 15 de dezembro de 2021 até 1º de fevereiro de 2022. Confira os números revelados abaixo:

- 519.030 pedidos de residência permanente, incluindo 158.778 pedidos de refugiados.

- 448.000 pedidos de cidadania canadense.

- 848.598 pedidos de residência temporária.

Nas categorias de programas de residência permanente, é possível observar uma queda nas pendências das análises dos processos;

Na categoria Economic Class em 15 de dezembro eram 234.770 processos, agora em fevereiro são 230.573, ou seja, mais de 4 mil processos foram concluídos nesse período. Os processos dentro da categoria Family Class eram 105.298 processos esperando por análise, em fevereiro o número caiu para 102.222. E na categoria Humanitarian and Compassionate/ Public Policy, houve uma pequena queda na espera, em dezembro eram 27.520 e no dia 1º de fevereiro eram 27.436.

Federal Skilled Worker Program

Uma das categorias, dentro do Express Entry, mais afetada durante a pandemia foi o stream Federal Skilled Worker Program. Este programa é para trabalhadores qualificados com experiência de trabalho fora do Canadá que desejam imigrar permanentemente.

O último sorteio que enviou convites para aplicações aconteceu no dia 20 de dezembro de 2020, desde então o programa se encontra pausado.

Os dados oficiais apresentados, apontam que o governo tem trabalhado nas análises das aplicações que estavam em atraso, e no atual momento, tem sido processado em média 800 aplicações semanais, sendo esse um grande aumento em comparação com o ano de 2021 onde o número era em torno de 150 aplicações finalizadas por semana.

Boas notícias para os cadastrados no CEC

Outro programa dentro do Express Entry, é o Canadian Experience Class, sendo esse um programa para quem possui experiência de trabalho dentro do Canadá. 

Segundo os dados obtidos pela CBC, o número de aplicações em espera tem diminuído consideravelmente. Comparando o mês de dezembro onde eram 24.675 pessoas esperando suas análises, sendo agora - 1º de fevereiro - o número de 15.100 processos em espera, uma queda de mais de 9.500 processos analisados em menos de 2 meses.

Essa aceleração nos processamentos do CEC pode indicar que o governo poderá retomar nos próximos meses o sorteio e envio de convites para aplicação, que está pausado desde 14 de setembro quando ocorreu a última rodada.

Em entrevista concedida no começo do mês de março de 2022, o ministro da imigração, Sean Fraser, acredita que os sorteios devam ser restabelecidos a partir da primavera no Canadá.

Programa na categoria Family Class

Os programas na categoria Family Class, também têm tido uma queda na espera do processamento. O programa permite patrocinar processos de residência permanente para membros familiares como: cônjuge, pais e avós, crianças dependentes.

No mês de outubro eram mais de 111 mil processos em espera de análise, e agora em fevereiro o número é de 102 mil processos ainda em espera para serem concluídos. Segundo os dados apresentados, as aplicações na categoria Parents and Grandparents Program é a responsável pela maior parte dos processos analisados nessa categoria desde outubro de 2021, onde 7.177 processos foram finalizados.

Aumento no número de processos temporários em aguardo

Conforme as fronteiras foram sendo abertas e mais estrangeiros foram aceitos dentro do Canadá, o número de processos temporários vem crescendo, assim como a espera pelo seu processamento.

A boa notícia, indo em contramão a esses dados de crescimento dos processos temporários, é com relação ao visto de estudante, que houve um acréscimo nos processamentos. Uma razão pode ser a necessidade de aprovar os estudantes internacionais que iniciaram o ano letivo no mês de janeiro.

Em outubro de 2021, eram mais de 121 mil processos em espera, e no mês de fevereiro houve um declínio de mais de 9 mil processos analisados. No momento são 112 mil processos aguardando análise final da imigração.

As demais categorias de permissão temporária, obtiveram um acréscimo de aplicações no sistema: Extensão de Permissão de Estudo, Visto de Residente Temporário, Visto de Visitante, Permissão de Trabalho e Extensão de Permissão de Trabalho.

Conforme publicamos em nosso blog, o mercado de trabalho no Canadá foi diretamente afetado com a pandemia, e o aumento da demanda por trabalhadores qualificados em todas as áreas tem sido a preocupação do governo relacionado com a economia do país. 

Outro fato que pode contribuir para o aumento de aplicações de Permissões de Trabalho, foram as ‘public policies’ lançadas no ano de 2021, assim como aplicações para o PGWP (post-graduate work permit).

Futuro dos processamentos

O governo do Canadá divulgou no dia 14 de Fevereiro de 2022, o Plano de Imigração para os próximos três anos. Os números revelam a quantidade de novos residentes permanentes que o país almeja receber nos anos de 2022, 2023 e 2024.

Para os próximos três anos, o governo deseja receber 1.329.520 novos imigrantes dentro dos programas de imigração nas categorias: econômico, família, refugiados e humanitários.

Os números anuais divulgados são:

Para 2022: 431.645

Para 2023: 447.055

Para 2024: 451 mil

Em 2022, na categoria econômica, os números estabelecidos indicam um total de 241.850 novos imigrantes sendo divididos nos seguintes streams:

Federal High Skilled: 55.900

Federal Economic Public Policies: 40 mil

Federal Business: 1 mil

Economic Pilots (Caregivers, Agri-Food, Rural and Northern, Economic Mobility Pathways Projects): 10.250

Programa de Imigração do Atlântico: 6.250

Programas Provinciais: 83.500

Na categoria para programas familiares, o total de imigrantes para 2022 é de 105 mil. Sendo 80 mil pelo programa Spouses, Partners and Children e 25 mil pelo Parents and Grandparents.

Na categoria para refugiados o objetivo é atingir 76.545. Para o programa humanitário, o governo pretende receber um total de 8.250 novos residentes no Canadá.

As metas para 2023 e 2024 serão confirmadas ou ajustadas até 1º de novembro de cada ano.

Até o momento, sabemos que o governo do Canadá investiu 85 milhões de dólares para o sistema de imigração para que haja melhorias nos processamentos. Já foi divulgado que novos funcionários foram contratados para análises de processos, assim como um novo sistema de tecnologia está sendo implementado para agilizar a análise de processos. Também estima-se o fim dos processos feitos em papel, passando a ser de forma digital para acelerar os processamentos.

O ministro Sean Fraser já deixou explícito que a imigração vai cumprir com a meta que é de trazer 411 novos residentes permanentes no ano de 2022.

Pronunciamento do Ministro Sean Fraser

No dia 23 de Março de 2022, o ministro da imigração canadense, Sean Fraser, concedeu uma entrevista para a rádio RED FM Calgary, para debater sobre os assuntos de imigração e o atraso nos processamentos das aplicações.

Entre os assuntos conversados no bate-papo, Sean explicou o principal motivo da demora e como eles estão agindo para solucionar e normalizar o sistema. A pandemia da Covid-19 foi a principal responsável pela situação da imigração canadense no momento. O fato de que o mundo parou e seguiu as regras da OMS com relação à exposição ao vírus, fez com que os funcionários - agentes de imigração - não pudessem se locomover até os escritórios para trabalhar. Aos poucos eles foram se adaptando a esquemas de rodízio para que pudessem se instalar no esquema de trabalho remoto temporário.

Outro fator que contribuiu para esse grande atraso, foi o fechamento das fronteiras, por motivos de segurança. Com isso, o governo do ministro na época - Marco Mendicino - criou algumas alternativas, como a public policy TR to PR, para acelerar a residência permanente dos que já estavam dentro do Canadá, tendo em vista que no momento não era permitido a entrada de estrangeiros no país.

Para lidar com essa demanda, foram investidos 85 milhões de dólares para a contratação de novos agentes, para digitalização do sistema de imigração com fins de acelerar o processamento que estão aguardando análise, e para analisar as novas aplicações.

Também durante a entrevista, Sean Fraser reforçou que está seguindo as ordens descritas em sua Mandate Letter (carta aberta que o primeiro-ministro publicou com orientações para a imigração) e está estruturando um novo pathaway para estudantes e trabalhadores temporários para atender uma demanda a longo prazo.

Ele ainda comentou que o programa Parents and Grandparents é um dos maiores desafios em sua gestão, por entender que a demanda é muito maior que o número de vagas ofertadas, e que no plano de imigração para os próximos 3 anos, os números vão aumentando gradativamente, mas ainda sim é um desafio.

Fraser ainda traçou um paralelo sobre os refugiados do Afeganistão e os Ucranianos. Para ouvir essa conversa na íntegra, basta acessar o link: 

https://www.facebook.com/watch/live/?ref=external&v=510381157125071

PR PACKAGE

PREPARACAO PR
PREPARACAO PR

Após algumas falas concedidas em entrevistas pelo ministro Sean Fraser, rumores apontam que a imigração canadense pode lançar novas políticas públicas em 2022 para lidar com essa grande demanda na espera dos sorteios e no envio de convites para aplicação.

A Immi Canada preparou algo especial para você que não gosta de deixar nada para depois e quer estar preparado para conquistar o seu PR!

Estamos lançando com exclusividade um novo serviço, o: PR PACKAGE PREPARATION!

Sendo uma forma de organizar a base da sua documentação para o seu processo de residência permanente, independente de qual será. O objetivo é te ajudar a se preparar corretamente para a sua aplicação.

- Como irá funcionar?

Nós vamos analisar a documentação comum a maioria dos processos de PR, assim como as informações que já devem estar organizadas para o preenchimento dos formulários específicos. Nosso papel é deixar tudo organizado para que você esteja com tudo pronto para aplicar para o processo de residência permanente que escolher.

Ao contratar esse serviço especial, você terá assessoria para:

- Organizar corretamente as informações dos históricos de viagem e endereços;

- Organizar corretamente os dados de preenchimento de formulários com informações de familiares;

- Montagem dos pacotes de documentos que deverão ser submetidos na aplicação.

Com todos os documentos organizados, você ainda terá uma consulta com a nossa consultora licenciada para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre a documentação.

- Por que é importante estar preparado?

Diante da possibilidade do surgimento de políticas públicas ou abertura de novos programas imigratórios, o importante é estar preparado para não perder nenhuma oportunidade.

Ao contratar o serviço, você estará garantindo o auxílio de uma consultoria que conta com mais de 15 anos de experiência dos seus consultores em processos de vistos e imigração para o Canadá.

A Immi Canada está acompanhando todo o passo-a-passo das novidades da imigração canadense, e tem mantido todas as redes sociais atualizadas sobre o caso. Você pode conferir nos links:
www.instagram.com/immicanada

www.facebook.com/immigratenow

E caso haja dúvidas sobre qualquer processo imigratório, o atendimento inicial com nossa equipe é totalmente gratuito. Entre em contato pelo email: contact@immi-canada.com

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist