A imigração provincial canadense atingiu números recordes e bastante significativos no primeiro trimestre de 2018. Além disso, muitas novidades foram anunciadas no final de 2017 e também no período inicial deste ano (confira algumas das novidades clicando aqui, neste linkwww.immi-canada.com/provincias-do-atlantico-estudantes/ e também acessando o artigo www.immi-canada.com/canada-investira-programas-de-imigracao/). Os programas são chamados de Provincial Nominee Programs (PNPs) e permitem que províncias e territórios canadenses nomeiem candidatos para residir dentro de suas fronteiras, com base nas necessidades do mercado de trabalho local.

Os programas mais ativos neste período foram das regiões de Ontário e British Columbia. Como parte do plano de imigração canadense divulgado no final do ano passado, que pretende receber um milhão de imigrantes até 2020, deste número, serão cerca de 340 mil pessoas a cada 12 meses (veja mais detalhes da notícia clicando aqui). O planejamento eleva o número de imigrantes que serão chamados, por meio dos processos provinciais, neste ano, para 55 mil pessoas, um aumento de quatro mil com relação a admissão de residentes em 2017.

Ontario

A província de Ontario teve um ótimo começo de ano, pois o Ontario Imigrant Nominee Program (OINP) ficou bastante ocupado. Dentre os 10 fluxos de imigração provincial dentro do OINP, o Human Capital Priorities Stream (HCP), foi o que mais convidou candidatos a aplicarem e os números são animadores: foram sete rodadas de convites, com a emissão de 2.587 Notifications of Interest (NOIs) aos aplicantes que possuíam um perfil ativo no pool do Express Entry (EE).

imigracao provincial

Para ter chances, os candidatos precisam ter em torno de 400 pontos no ranking do EE e atingir aos critérios de elegibilidade estipulados pela província (veja aqui como aplicar). Com a nomeação, os aplicantes recebem os 600 pontos adicionais que são dados aos que possuem a nomeação provincial, e podem aplicar diretamente para a residência permanente.

Porém o número de 400 pontos não é fixo. Recentemente, a localidade chegou a emitir as NOIs a pessoas que estavam com um perfil ativo no EE e com somente 351 pontos. Isso não é comum, mas acontece devido a necessidades específicas. Esta rodada aconteceu no dia 26 de março deste ano e foram enviados convites aos que possuíam uma oferta de trabalho em Ontario e também habilidades na língua francesa com a Canadian Language Benchmark (CLB) igual a sete ou superior.

O direcionamento é um exemplo de que a província pode começar a selecionar mais candidatos que atendam a necessidades específicas e que não necessariamente atinjam a pontuação estipulada pelo programa. Este fato foi uma das inovações trazidas pelo OINP, além de que agora a imigração divulga o número de pontos, quantidade de convites e se, na rodada em questão, obedeceu algum critério específico para chamar os candidatos. Ontario também está divulgando a data de entrada dos candidatos no pool do EE, com isso foi verificado que todos os que receberam a NOI entraram no ranking neste ano.

British Columbia

O British Columbia Provincial Nominee Program (BC PNP) também teve um primeiro trimestre com diversos convites. A província convidou candidatos a aplicar para seu processo de imigração provincial por meio do pool do Express Entry, Skills Immigration e Entrepreneur.

imigracao provincial

Seis sorteios foram realizados pelo BC PNPs Tech Pilot, que suporta o setor de tecnologia da província e faz esforços para recrutar talentos na área. Foram 12 rodadas no total, com a emissão de 2.034 convites até o final de março. Para ter a possiblidade de receber um convite de BC, o candidato precisa, na maioria dos casos, ter uma elegível oferta de trabalho full time de um empregador disposto a apoiar o aplicante durante o processo (para mais informações sobre a imigração provincial da localidade, clique aqui).

Outras regiões

Na localidade de Saskatchewan, o International Skilled Worker – Express Entry, categoria de imigração da região, abriu as inscrições para os interessados. O esquema funciona por ordem de aplicação e foram permitidas 400 aplicações, que foram preenchidas em menos de 24 horas. Além de ser um número restrito de inscrições, o sucesso do processo provincial se dá pelo motivo de que não é necessário ter uma oferta de trabalho ou ligação com a província. Os chamados precisam ter um perfil ativo no Express Entry, experiência de trabalho, ocupação em demanda, educação e requisitos de linguagem estipulados pela região.

Manitoba termina o primeiro trimestre do ano com o envio de 1.956 Letters of Advice to Apply (LAAs) dentro das suas quatro rodadas de convites. Uma das categorias das quais foram convidados candidatos à aplicar faz parte da reformulação geral pela qual o Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP) está passando e irá passar ao longo de 2018 (saiba todas as mudanças no artigo que escrevemos clicando aqui).

Fonte:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship.html

Fabíola Cottet 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet