Grupo 1
Grupo 1
Imigração para profissionais de TI

Imigração para profissionais de TI

5 de Junho de 2014

No Canadá, o setor de Tecnologia da Informação (TI), está em constante crescimento. Devido a necessidade de mais profissionais desta área, o governo canadense tem tomado medidas para atrair empresas líderes de TI e profissionais da indústria. Atualmente, os profissionais de TI podem ser elegíveis para imigrar para o Canadá, ou para trabalhar temporáriamente.

Alguns nomes canadenses de destaque na área de TI observam o potencial de crescimento do País neste campo. Karna Gupta, presidente e CEO da Information Technology Association of Canada (ITAC) comentou recentemente que, "É claro que o Canadá é extremamente bem posicionado para ser um líder mundial na economia digital."

 A indústria de TI no Canadá

Setor de TI é uma das indústrias canadenses mais prósperas hoje. Em 2013, o ITAC relatou que os profissionais de TI foram pagos com um salário que era 52% maior do que o padrão nacional. Web designers e analistas de banco de dados foram recentemente classificados entre os mais altos salários iniciais no Canadá.

Em um artigo recente do The Globe and Mail, foi divulgado que Toronto e Waterloo empregam atualmente cerca de 280 mil trabalhadores. Silicon Valley, entre San Jose e San Francisco, famoso por sua comunidade de TI em expansão, atualmente emprega por volta de 380 mil trabalhadores. Como resultado, Ontário foi apelidado de "Vale do Silício do Norte."

Com uma grande força de trabalho, o Canadá já se estabeleceu como um centro de tecnologia da informação em uma escala internacional. O movimento para o reconhecimento internacional tem sido apoiado pelo Governo do Canadá. Em 2013, o Governo Federal reafirmou um investimento de criação de emprego de $ 50 milhões, com milhões investidos em empresas de tecnologia da informação. Este movimento ajuda a criar postos de trabalho, e garante a posição do Canadá como um líder em tecnologia da informação.

Governo canadense pretende atrair grandes empresas e profissionais da área de TI

Governo canadense pretende atrair grandes empresas e profissionais da área de TI

Necessidade de Trabalhadores Estrangeiros

Com uma projeção de 106 mil vagas não preenchidas nos próximos quatro anos, a necessidade do setor de TI para os trabalhadores estrangeiros está aumentando rapidamente.

A indústria realizou recentemente um estudo em que foram entrevistados representantes de empresas de TI canadenses. Os resultados do estudo revelaram que todas as empresas entrevistadas estavam contratando ativamente novos funcionários. Dos entrevistados, três quartos acreditava que havia uma significativa falta de talento local, e dois terços usava ​​recrutamento externo para contratar novos funcionários.

Residência Permanente

Há uma variedade de programas disponíveis para os profissionais de TI que desejam imigrar para o Canadá permanentemente. Os programas ‘Federal Skilled Worker (FSW)’ e o ‘Quebec Skilled Worker (QSW)’ incluem em sua lista de profissões elegíveis. Só o programa FSW inclui cinco grandes áreas de TI. São elas:

  • analistas e consultores de sistemas da informação;
  • técnicos de rede de computadores;
  • analistas de banco de dados e administração de dados;
  • engenheiros e projetistas de software; e
  • programadores e desenvolvedores de mídia interativa.

Profissionais com experiência em TI, mas que possuem um cargo diferente dos cinco listados acima, também podem ser elegíveis se demonstrarem que executam um número substancial das funções de trabalho listados na descrição da ocupação. Além disso, há uma série de áreas afins na lista de profissões elegíveis. O programa QSW oferece oportunidade para uma ampla gama de profissões de TI. Estes incluem engenharia da computação, suporte de informática e ciência da computação. Mais de 15 diferentes áreas de TI são premiados com pontos no âmbito do programa QSW.

Além de programas federais, os Provincial Nominee Programs (PNP) foram criados para ajudar províncias a nomearem pessoas que desejam imigrar para o Canadá e que estão interessados ​​em se estabelecer em uma província específica. Cada província (exceto Quebec) oferece o seu próprio PNP. Os profissionais de TI que desejam imigrar para o Canadá pode se beneficiar de um inúmero programas. Um desses programas é o Provincial Nominee Nova Scotia. Neste programa a província aceita candidaturas de indivíduos que possuem habilidades e experiências que estão em demanda na Nova Escócia. O programa irá reabrir no próximo ano.

Trabalho Temporário

Os profissionais de TI que desejam trabalhar no Canadá não precisam ser residentes permanentes do País. Existem mais de 250 mil trabalhadores temporários estrangeiros que trabalham atualmente no Canadá, muitos dos quais são profissionais de TI. Ao evitar os tempos de espera regulares de pedido de residência permanente, os trabalhadores temporários estrangeiros podem obter acesso rápido para o mercado de trabalho canadense. A fim de vir para o Canadá como um trabalhador temporário, o indivíduo precisa obter uma oferta oficial de emprego no Canadá e receber uma permissão temporária de trabalho.

Além disso, o acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), um acordo entre Canadá, México e Estados Unidos, facilita o processo de autorização de trabalho para cidadãos mexicanos e norte-americanos que desejam trabalhar temporariamente no Canadá.

O programa Entrepreneur Start-Up Visa

Um dos programas mais recentes criados pelo Governo Federal canadense que incentiva os profissionais de TI a imigrar é o Entrepreneur Start-Up Visa. O programa foi criado para conceder residência permanente para empresários imigrantes, enquanto eles se estabelecem no Canadá. O programa foi anunciado no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e outras áreas populares para os trabalhadores de TI.

O ex-ministro da Imigração, Jason Kenney se sente confiante de que o programa será bem-sucedido: "Nosso novo Start-Up Visa vai ajudar a tornar o Canadá o destino de eleição para os melhores do mundo e mais brilhantes que desejam lançar suas empresas. (...) Ele reforça nosso compromisso de apoiar a inovação e o empreendedorismo no mercado de trabalho canadense." disse.

Em Conclusão

O advogado David Cohen acredita que os profissionais de TI que desejam trabalhar no Canadá não deve esperar mais.

"Os profissionais de Tecnologia da Informação são alguns dos mais procurados na economia canadense", disse Cohen. "Eu ajudei a trazer muitos trabalhadores qualificados com formação em TI para o Canadá, a maioria dos quais passaram a desfrutar de grande prosperidade e sucesso em praticamente todas as províncias do Canadá." completou.

No momento, há muitas opções para profissionais de TI que buscam trabalhar no Canadá. No entanto, os programas podem e devem mudar com ou sem aviso prévio.

Dúvidas? Entre em contato conosco: contact@immi-canada.com

Fonte: http://www.cicnews.com/2014/06/canadian-immigration-opportunities-workers-2014-063446.html

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist