A província de Manitoba revelou, neste mês de novembro de 2018, dois novos caminhos de imigração “fast track”, dedicados a estudantes internacionais que concluem seus estudos em uma instituição pós-secundária na região. Um detalhe importante é que a university ou college deve estar apontado como uma Designated Learning Institution pelo governo federal canadense.

*Para acessar a lista de instituições de ensino credenciadas ao governo que dão direito à aplicação e outros benefícios, clique aqui.

Os dois novos caminhos são o International Student Entrepreneur Pathway e o Graduate Internship Pathway. Ambos farão parte do International Education Stream, que foi criado há cerca de um ano, como parte da renovação do Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP).

A parte dos programas de imigração federais, como o Express Entry (EE) que abriga três fluxos econômicos, cada província canadense possui liberdade e autonomia, dentro de critérios estabelecidos pelo Immmigration Refugees and Citizienship Canada (IRCC), para criar, manter e gerir seu próprio sistema imigracional, que são os chamados de Provincial Nominee Programs (PNP’s). O de Manitoba permite que o território indique um determinado número de candidatos a viver dentro de suas fronteiras que, posteriormente, podem aplicar para o Permanent Resident Card. Com o convite da província, os aplicantes ganham 600 pontos, o que praticamente garante a aplicação para o EE e faz com que o candidato tenha preferência no pool. O programa provincial de Manitoba acolheu cerca de 130 mil imigrantes desde a sua criação de 1998.

manitoba

*Veja mais informações e detalhes sobre a renovação do MPNP clicando aqui e também neste link.

O ministro da educação da província, Kelvin Goertzen, anunciou que, com a criação dos dois novos fluxos, pretende trazer inovação ao local e mais oportunidades de se estabelecer na região aos estudantes internacionais. “Proporcionando um caminho rápido para que os estudantes possam ser nomeados para a residência permanente, nós esperamos atrair e reter talentos, novas ideias, inovações e empreendedores de todo o mundo. Os graduados trazem novas ideias, conexões globais e um espírito empreendedor para Manitoba. Criando mais oportunidades, nos tornamos mais competitivos e inovadores no cenário nacional”, declarou o profissional.

O International Student Pathway é destinado aos graduados que querem estabelecer e operar um negócio em Manitoba. Para ser elegível, o candidato precisa ter completado um programa de educação pós-secundária em uma instituição da localidade de, no mínimo, dois anos, investir em seu projeto e participar ativamente da gestão. Quem aplica para esta modalidade de imigração recebe, após cumprir todos os requisitos, um visto de trabalho de dois anos que pode ser renovado.

manitoba

O Graduate Internship Program está aberto para aqueles que completaram um programa de estudos de mestrado, doutorado ou PhD. Além disso, o candidato deve ter concluído o curso em uma instituição qualificada e que tenha suporte do Mitacs, que nada mais é do que uma instituição nacional sem fins lucrativos que constrói parcerias entre universidades e industrias, recebendo fundos do governo da região. Além disso, aqueles que concluírem, dentro do programa da Mitacs, em uma empresa de pesquisa ou indústria qualificada, podem se inscrever com ou sem oferta de emprego.

O CEO e diretor científico da Mitacs, Alejandro Adem, acredita que o programa seja um importante passo para reter os melhores talentos na província. “A Mitacs está orgulhosa de suportar a iniciativa que irá trazer ainda mais desenvolvimento econômico para Manitoba”, afirmou Adem.

*Para saber mais sobre o sistema de imigração da província, acesse este link. Neste link você acessa mais informações do sistema para receber recém-chegados de cada uma das regiões canadenses.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet