Um relatório divulgado neste mês (março) pelo governo da província de Manitoba, no Canadá, mostrou que a região emitiu um número recorde de nomeações a candidatos a imigração para se tornarem residentes permanentes no ano passado: 5.207 indicações, sendo que 98% deste montante foram para aplicantes enquadrados no crivo do Skilled Worker in Manitoba e do Skilled Worker Overseas. Estes processos priorizam trabalhadores que se qualificaram no território ou no exterior e que tenham, além de outras exigências, profissões em demanda ou oferta de trabalho dentro das suas fronteiras. Ambos os programas são subdivisões do Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP).

Os recém-divulgados números mostram que 5.119 indicações foram para as categorias econômicas de imigração provincial, enquanto as 88 restantes ficaram destinadas a candidatos do Business Investor Stream da região. O MPNP é um dos programas provinciais de imigração canadense, que permite que cada território indique um número limitado de aplicantes nas categorias para serem convidados a se candidatar ao Permanent Resident (PR) federal.

Segundo Manitoba, 90% destes trabalhadores já se recolocam no mercado de trabalho no primeiro ano, sendo que cerca do mesmo percentual optaram por ficar na região, mesmo tendo a possibilidade de morar em outras províncias. Dos indicados, 21% não tinham uma oferta de trabalho, mas tinham uma conexão familiar ou comunitária.

*Para saber mais sobre o processo de imigração provincial de Manitoba, acesse este link.

Trabalhadores qualificados

Segundo o relatório divulgado por Manitoba, as nomeações foram feitas da seguinte forma:

  • Skilled Worker in Manitoba: 3.339 candidatos, ou 65%;
  • Skilled Worker Overseas: 1.720 candidatos, ou 33%;
  • Business Investor Program: 88 candidatos, ou 2%.

manitoba

Além disso, a região confirmou que da quantidade total de convidados, 535 deles possuíam um perfil ativo no pool do Express Entry (EE). O MPNP introduziu o novo modelo de nomeação provincial por meio do programa federal do EE no início de 2018, como parte da renovação do seu processo de imigração. Entre outros critérios, nesta categoria, os candidatos precisam ter experiência de trabalho em uma profissão em demanda na lista provincial (clique aqui para saber quais são elas). Após o convite provincial, os candidatos recebem os 600 pontos adicionais no Comprehensive Ranking System (CRS), o que garante a prioridade na hora da aplicação para a residência permanente pelo EE.

Para ser considerado para uma nomeação provincial em Manitoba, o candidato deve criar e submeter um perfil de Expression of Interest (EOI) da província. Os aplicantes são ranqueados e podem receber até mil pontos, baseados em fatores como educação, experiência de trabalho, conexão com a província, dentre outros. Aos com a pontuação mais alta, é emitido uma Letter of Advice to Apply para a região. O MPNP registrou, em 2018, 26.443 submissões no EOI, sendo que foram emitidas 7.950 cartas convite para candidatura. O tempo de processamento médio das aplicações foi de três meses.

Ranking das nacionalidades e profissões

Os cidadãos da Índia lideraram as nomeações, com 1.780 convites. O Brasil aparece em quinto lugar, com 191 nomeações para aplicar pela província de Manitoba. Em segundo lugar ficou a China, as Filipinas ocupam a terceira posição e, em seguida, logo acima do Brasil, temos a Nigéria. Confira a tabela abaixo para conferir todos os números.

manitoba

No que diz respeito às profissões, os candidatos à imigração com experiência de trabalho comprovada no setor de vendas e serviços levaram 1.885 convites, ficando no topo do ranking. Eles foram seguidos por pessoas com experiência de trabalho nas profissões relacionadas aos negócios, finanças e administração, que receberam 728 nomeações.

Um total de 1.847 candidatos convidados a aplicar para o processo de Manitoba possuíam experiência de trabalho no NOC B, segundo a classificação federal na National Occupational Classification (NOC). Ainda pensando na mesma linha, aplicantes de NOC C receberam 1.659 nomeações.

*No final de 2018, o MPNP anunciou duas novas modalidades de imigração. Clique aqui e saiba mais informações.

Além do recorde de convites em 2018, a província também conseguiu outros dois números históricos: dos nomeados, 79% tinham uma oferta de trabalho na região e, além disso, o número de candidatos que concluíram os estudos no território foi de 1.923, sendo que em 2017, ano anterior, os estudantes receberam 1.292 convites para aplicar.

*Fontes dos gráficos e tabelas: MPNP.

Fontes: http://www.immigratemanitoba.com/;

http://www.immigratemanitoba.com/data-portal/mpnp-data/

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.