Meu visto foi negado e agora?

Um visto negado não é o resultado que aplicante espera, mas (infelizmente) como nenhum processo é garantido, também existe a possibilidade do oficial responsável pela análise definir que naquele momento o aplicante não cumpre os requisitos necessários para obter um Visto de Residência Temporária (Turista, Estudo e Trabalho).

Ao ter a aplicação negada, a Imigração Canadense envia, via papel para aplicações feitas por meio do VAC Centre ou Online para as realizadas diretamente no site oficial do CIC, uma carta de recusa. Nesta carta, o oficial de imigração responsável irá fazer uma breve descrição do que o levou a tomar tal decisão e assinalar os pontos chaves que o levaram à negativa.

Veja os modelos abaixo:

Refusal_1

Refusal_2

 

 

Existe algum prazo para que possa reaplicar?

Não, o Citizenship and Immigration Canada (CIC) não estipula um prazo para que o aplicante que teve a sua solicitação negada tente novamente.

Quais são as minhas chances após uma negativa?

O risco de ter um visto aceito ou não é 50%/50%, jamais nenhuma agência, consultor ou despachante poderá garantir a aprovação de qualquer processo, uma vez que a resposta final sempre dependerá única e exclusivamente do Oficial de Imigração.

É importante que após a resposta “não”, você analise o que foi apontado, revise a documentação que você havia enviado e rebata todos os pontos. Talvez por meio de nova documentação, de uma carta de intenção mais detalhada, aque reforço no financeiro e no vínculo, enfim, você terá que demonstrar ao novo oficial que analisará seus documentos, que você agora sim atende a todos os requisitos.

Quais são os principais motivos para uma recusa na aplicação ao Visto Canadense?

Não existe uma fórmula, o oficial irá analisar o pacote de documentos que foi enviado, ver se os requisitos foram atendidos e fazer o julgamento final.

Existem alguns pontos que são sempre importantes reforçar na aplicação, como a comprovação financeira e de vínculos, além de enviar a documentação exigida completa e não mentir ou omitir nenhuma informação.

Veja aqui os sete motivos mais comuns em aplicações recusadas: http://www.immi-canada.com/blog/os-sete-motivos-mais-comuns-para-se-tenha-pedido-de-residnciavisto-canadense-recusado/

Existe alguma maneira de solicitar um histórico sobre a minha aplicação?

Sim, você pode solicitar o ATIP (Access to Information Act) que é um documento onde você terá acesso a todas as informações e anotações (que hajam) feitas pelo oficial que foi responsável pelo caso.

O pedido pode ser feito Online ou por Correio, tem o valor de CAD$5 (Cinco dólares canandenses) e a solicitação deverá ser feita por meio de alguém já seja Residente Permanente ou Cidadão Canadense. Sendo assim, você pode optar em consultar um agente de imigração, para realizar tal trâmite.

ATIP

Para mais informações sobre o ATIP, acesse: http://www.cic.gc.ca/english/department/atip/requests-atip.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.