Ministro da Imigração Canadense prevê mudanças ainda este ano

Se o Ministro de Imigração John McCallum segue o caminho previsto, o Canadá irá aumentar significativamente a imigração acima do seu atual nível recorde, como forma de preencher as necessidades de trabalho do país.

Apontando para uma população envelhecida e a iminente escassez de trabalho, McCallum fez um discurso na Câmara de Comércio do Canadá, nas Filipinas, na última sexta-feira.

Então por que não aumentar substancialmente o número de imigrantes que vêm para o Canadá? Isso é o que eu penso, espero e o que estamos prestes a fazer“, disse McCallum, de acordo com o CBC News.

No início da semana, McCallum estava em Pequim, na esperança de atrair mais trabalhadores chineses altamente qualificados.

Minister McCallum along with Minister Michael Chan, Minister Eric Hoskins, and Councillor James Pasternak, attends a roundtable discussion and press conference about Canada's plan in brining 25,000 Syrian refugees at COSTI Immigrant Services in Toronto, Ontario on December 3, 2015. Dominic Chan/QMI Agency for IRCC

Dominic Chan/QMI Agency for IRCC

O governo Trudeau está em busca de admitir entre 280.000 e 305.000 novos residentes permanentes em 2016 – um aumento recorde, quando comparado aos 260.000 a 285.000 recém-chegados que o governo conservador anterior tinha planejado para acolher até o final de 2015.

O plano-chave do governo Liberal para promover a inovação e fazer crescer a economia é  o McCallum’s three-year immigration plan, o qual ele planeja lançar neste outono.

McCallum disse que até o momento nenhuma decisão final sobre o plano de imigração foi tomada, que é algo ainda a ser discutido internamente, além de convencer os canadenses que é a coisa certa a fazer.

Mas a direção em que eu gostaria de tomar é para aumentar substancialmente o número de imigrantes“, disse McCallum.

Reduzir “barreiras” à imigração

O sistema do Express Entry lançado pelo governo conservador (anterior) prometeu mudanças transformadoras para a política de imigração econômica do Canadá.

McCallum pretende em deixar “mais leve” algumas regras para que os estudantes internacionais que chegam ao Canadá tornem-se residentes permanentes mais “facilmente”.

Ele também está analisando em terminar com a exigência em alguns casos com o que é conhecido como Labour Market Impact Assessment (LMIA) – processo o qual os empregadores que pretendem contratar trabalhadores estrangeiros deve passar.

Nós estamos na tentativa de tornar mais fácil para os estudantes internacionais, reduzindo algumas das barreiras em nosso sistema de imigração … Acreditamos que nem todos os trabalhadores estrangeiros necessita passar pelo LMIA, estamos pensando em alguma forma que pode ser simplificada. Achamos que existem algumas regras já não são mais necessárias “, disse McCallum.

É necessário convencer os canadenses sobre essas possíveis mudanças, mas eu acho que é uma boa ideia“, finalizou.

Fonte: http://www.cbc.ca/news/politics/john-mccallum-substantially-increase-immigration-labour-shortages-1.3718831

Texto: Tradução e Adaptação – Immi Canada (A cópia e/ou reprodução deste conteúdo, sem prévia autorização, está devidamente proibida).

Comentários Facebook