Grupo 1
Grupo 1
Frases comuns sobre o Canadá: Mito ou Realidade?

Frases comuns sobre o Canadá: Mito ou Realidade?

18 de agosto de 2017

Existem diversas frases comuns que sobreo Canadá, por isso, fazer uma pesquisa, principalmente online, é estar diante de um universo de informações, que podem ser verdadeiras ou falsas. Quando o assunto é Canadá isso não é diferente! É preciso estar atento para não correr o risco de se orientar por alguma ilusão ou desprezar um dado que será importante para alcançar os seus objetivos. Diante de dúvidas comuns e afirmações que encontramos na internet, selecionamos alguns “mitos” e também “verdades” a respeito deste país que faz parte dos sonhos de muitos brasileiros... descubra a seguir:

 

“Todo o sistema de saúde do Canadá é gratuito”

MITO! Os “Health Insurance Plans”, planos de saúde do Canadá, são administrados pelas diferentes províncias do país, o que significa que cada uma delas tem a liberdade de controlar as próprias regras. Essa autonomia faz com que existam diferenças, inclusive o fato de haver cobrança ou não nos atendimentos e exames.

Mesmo nas localidades em que não há taxa para se ter garantida a cobertura médica, muitas vezes há serviços específicos, como o de odontologia, em que devem ser custeados à parte ou por intermédio de plano complementar; ou ainda há locais em que alguns atendimentos extras tem gratuidade somente para crianças e idosos. Confira mais detalhes na matéria “Saúde no Canadá: diferenças entre províncias”.

“Posso atender meu celular ou usar o notebook no ônibus, metrô, parque, rua...”

REALIDADE! O Canadá é um país seguro, em que é comum você ver uma pessoa trabalhando com o computador de última geração na mesa de um parque, ou falando no celular sentado na calçada. Também não é preciso ficar com a bolsa colada ao corpo o tempo todo. Claro que não existe “índice zero” de roubo, mas as estatísticas são baixas, principalmente se comparadas com o Brasil.

Para se ter uma ideia, no departamento de “achados e perdidos” das empresas que administram o transporte público nas cidades, é comum que sejam devolvidos até quantidades em dinheiro perdidas. Na cidade de Vancouver (British Columbia), por exemplo, se você perder algo no ônibus basta preencher um formulário online e se o seu bem for localizado receberá uma notificação via e-mail, telefone e/ou correspondência, e é só retirar no local indicado. Simples e rápido.

“O Canadá precisa de trabalhadores brasileiros”

MITO! Todos as pessoas interessadas em morar no Canadá e que atendem aos critérios dos diversos programas de imigração que estão abertos, podem se qualificar para imigrar, inclusive os brasileiros. O país procura pessoas qualificadas que contribuam com a economia local.

Desta forma, independente da nacionalidade, é preciso se preparar, fazer um planejamento e entender qual o melhor caminho rumo a esta parte da América do Norte. É fato que milhares de pessoas estão deixando o Brasil rumo às terras canadenses, muitas assessoradas pela Immi Canadá e vindo até como Residentes Permanentes (PR), mas sempre por intermédio de uma das oportunidades que o governo local oferece e respeitando todas as regras, assim como cidadãos de diversas outras partes do mundo.

 

“Há cidades do Canadá que no verão a temperatura ultrapassa 30ºC positivos”

REALIDADE! Não dê ouvidos a quem diz que no Canadá só tem neve o ano inteiro, pois há muitas cidades que experimentam um calor bem parecido com o do Brasil e faz com que a população consiga se divertir nas praias e lagos. Toronto (província de Ontário) é a maior cidade do país e todos os anos experimenta dias quentes e ensolarados, podendo sim ultrapassar os 30º C positivos.

Isso não significa que o país inteiro tenha um período de verão escaldante, e claro, há cidades bem frias e cujo termômetro nunca atingem essa marca! Mas pesquise bem a respeito do seu local de destino, a época do ano que será a viagem, para não correr o risco de levar casaco pesado e não usar ou ainda se arrepender de não ter trazido um biquíni.

 

“Todos os canadenses falam fluentemente os idiomas francês e inglês”

MITO! O Canadá é oficialmente um país bilíngue, muitas instituições de ensino canadense proporcionam para as crianças desde cedo o contato com as duas línguas, bem como os departamentos públicos possuem também o atendimento e orientações nos dois idiomas. Porém, há diferenças de predominância entre as províncias e cidades: podemos citar Quebec, em que o francês predomina, enquanto em Ontário a comunicação é basicamente em inglês.

Vale lembrar também que é necessário considerar a multiculturalidade do país, e a grande quantidade de imigrantes em determinadas áreas, e isso reflete diretamente nesta questão. É possível encontrar escolas que ensinam em “francês e inglês” ou em “inglês e chinês”, por exemplo, e desta forma um canadense ou qualquer pessoa que resida no país não necessariamente possua fluência nos idiomas que oficialmente representam as terras canadenses.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist