MANITOBA EXPRESSION OF INTEREST: NOVIDADES NO PNP DA PROVÍNCIA – PARTE 2

Acompanhando o formato do Express Entry, a província de Manitoba anunciou em 30/Abril/2015 seu novo sistema de gerenciamento das categorias disponíveis dentro do seu programa MPNP, o Expression of Interest (Expressão de Interesse), que tem como objetivo facilitar a aplicação por parte dos candidatos e seleção por parte da província.

Importante: o Expression of Interest não é ligado ao Express Entry, apenas utilizada uma lógica similar para receber aplicações de candidatos interessados em imigrar para a província de Manitoba.

Quem pode submeter uma Expressão de Interesse?

Cadastrar uma Expressão de Interesse (EOI) é o primeiro passo aos candidatos que desejam imigrar para a província de Manitoba através de um dos seus programas provinciais. Se o candidato for elegível a uma das categorias do programa disponibilizado pela província, ele poderá submeter sua Expressão de Interesse.

O que deve ser enviado?

Os candidatos elegíveis devem completar uma série de perguntas online, sem a necessidade de anexar nenhuma documentação de apoio para cadastro do perfil no ‘pool’ do EOI.

O perfil será colocado em uma ‘piscina’ com outros candidatos elegíveis e o candidato receberá uma pontuação com base nas respostas fornecidas. O candidato será, então, classificado com base nos diversos fatores avaliados pelo sistema e caso esteja entre colocados com melhor pontuação, poderá ser convidado a aplicar ao programa provincial.

Não há limites para o número de candidatos que podem cadastrar uma Expressão de Interesse ou prazo para que o perfil seja criado. As informações fornecidas ajudarão a província a determinar se o interessado em imigrar é elegível através do programa MPNP.

Considerações

Antes de começar, procure se familiarizar com os critérios de elegibilidade do MPNP, pois poderá haver a necessidade de realizar um teste de proficiência do idioma ou do preenchimento de outros quesitos antes da submissão da Expressão de Interesse.

É possível alterar as informações prestadas entrando novamente no perfil criado. Lembrando que é importante garantir que todas as informações contidas no perfil estejam sempre atualizadas.

Mais informações sobre o novo sistema poderão ser encontradas aqui. (http://www.immigratemanitoba.com/2015/04/23/expression-of-interest-frequently-asked-questions/)

IMPORTANTE: O cadastro de uma Expressão de Interesse NÃO é uma candidatura à imigração, mas uma indicação do interesse do candidato em ser considerado apto para aplicar ao programa de trabalhadores qualificados da província de Manitoba. Todos os candidatos devem responder à todas as perguntas de maneira completa e precisa. Se o candidato fornecer informações falsas ou enganosas, poderá ser considerado ‘misrepresentation’ e ficará sujeito à pena de uma proibição que o impeça de submeter uma nova Expressão de Interesse por um período de 2 anos.

NOTA: O MPNP reserva-se ao direito de limitar ou excluir a seleção de candidatos em ocupações específicas com um número elevado de inscrições, evidências de perspectivas limitadas de ofertas de emprego ou outras barreiras significativas à colocação do candidato no mercado de trabalho.

Como funciona o ‘pool’ de candidatos?

Se o candidato criou com sucesso uma Expressão de Interesse, ele será inscrito em uma ‘piscina’ com outros candidatos elegíveis.

  • O perfil ficará válido por um ano a partir da sua data de criação;
  • O candidato receberá a pontuação para sua colocação dentro do sistema Express of Interest (EOI) com base nas informações por prestadas;
  • O programa MPNP irá selecionar regularmente os candidatos com maior pontuação, que serão convidados à apresentar uma aplicação completa ao governo da província;
  • O MPNP utilizada um sistema eletrônico tanto para a submissão da Expressão de Interesse, quanto para completar a aplicação. A província irá se comunicar com o candidato via e-mail. Certifique-se que um e-mail válido foi fornecido no cadastro do seu perfil;
  • Se o candidato for convidado à apresentar uma aplicação completa, ele poderá utilizar as mesmas informações de login/senha que criou para completar a Expressão de Interesse para completar a aplicação;
  • É de responsabilidade do candidato garantir que todas as informações prestadas permaneçam precisas e fiéis a todo momento. Se qualquer situação mudar para o candidato, ele deverá atualizar seu perfil;
  • Se a província de Manitoba achar que o candidato forneceu informações falsas ou deixou de fora detalhes importantes, sua aplicação será recusada e ele poderá ser penalizado com a proibitiva de 2 anos sem poder submeter nova aplicação.

Entenda o sistema de ranking

Ao completar uma Express of Interest, o candidato receberá automaticamente uma pontuação baseada em uma série de critérios do sistema. Regularmente o programa MPNP irá selecionar os candidatos melhores posicionados na ‘piscina’ para apresentarem uma aplicação completa para imigração para a província.

Um sistema de pontuação será utilizado para avaliar e pontuar o perfil do candidato para que ele seja classificado dentro da ‘piscina’ das expressões de interesse. O interessado será avaliado com base em fatores que incluem:

  • Proficiência no idioma;
  • Nível educacional;
  • Experiência profissional;
  • Adaptabilidade, entre outros.

Todos esses fatores desempenham um importante papel no futuro do candidato que pretende se estabelecer na província de Manitoba. O objetivo do sistema de Expressão de Interesse é garantir maior chances de sucesso econômico e laços mais fortes dos candidatos que forem selecionados.

Fator 1 – Proficiência do Idioma

Os pontos são contados considerando o sistema Canadian Language Benchmark (CLB) para cada habilidade testada: Reading, Writing, Listening e Speaking, e somente atribuídos com base nos resultados de testes oficiais. Os candidatos que não apresentarem resultados oficiais do teste de proficiência do idioma, não receberão pontos nesta categoria. Pontos para a segunda língua oficial também serão baseados em evidências de teste oficiais que indiquem nota mínima CLB 5 no resultado geral (overall).

 

Captura de Tela 2015-05-05 às 12.17.59

Fator 2: Idade

Os pontos são baseados na idade do candidato no momento do cadastro da Expressão de Interesse.

Captura de Tela 2015-05-05 às 12.22.59

Fator 3: Experiência Profissional

Os pontos são calculados com base nos anos que o candidato trabalhou em tempo integral. O trabalho é considerado em tempo integral se for cumprido 30 horas ou mais por semana com um mesmo empregador. Somente trabalhos em tempo integral acima de 6 meses devem ser incluídos.


Pontuação adicional de licenciamento SOMENTE será conferida ao candidato que estiver trabalhando em profissões que exijam licença para atuar em Manitoba e tenham completado TODOS os procedimentos necessários da certificação que o permita procurar ofertas de trabalho na sua área dentro da província. Será obrigatório apresentar comprovação do licenciamento no momento do envio da aplicação ao MPNP.

Captura de Tela 2015-05-05 às 12.24.27

Fator 4: Nível Educacional

Os pontos são calculados com base no maior nível educacional concluído pelo candidato em instituição de ensino reconhecida – equivalência do diploma. Um programa completo é aquele cujo aluno atendeu à todos os requerimentos da instituição e obteve um certificado ou diploma (certificate, diploma ou degree) ao final do curso.

Captura de Tela 2015-05-05 às 12.26.26

Fator 5: Adaptabilidade (Fator mandatório)

Os pontos são calculados com base no tipo de conexão que o candidato possui com a província de Manitoba.  Todos os candidatos devem atender a pelo menos uma forma de conexão com a província (o Desenvolvimento Regional é considerado um laço adicional; essa pontuação somente será conferida ao candidato em combinação com uma conexão com Manitoba). Não serão concedidos pontos para mais de um fator de conexão, portanto o candidato receberá os pontos relativos ao laço que aufere maior pontuação. Pontos adicionais referentes ao Desenvolvimento Regional não poderão ser atribuídos ao candidato cuja conexão com Manitoba é baseada no Manitoba Demand.

Todos os candidatos que indicarem que planejam se estabelecer fora da cidade de Winnipeg DEVEM demonstrar comprovação satisfatória de uma conexão convincente fora da capital, indicando forte probabilidade de sucesso para uma contribuição econômica de longo prazo para a região.

Captura de Tela 2015-05-05 às 12.29.03

Fator 6: Avaliação de Risco

Os pontos são calculados com base em qualquer conexão que você possa ter em outras partes do Canadá.

Captura de Tela 2015-05-05 às 12.38.01

Para uma versão em PDF do sistema de pontuação do Express of Interest (EOI), clique aqui. (http://www.immigratemanitoba.com/wp-content/uploads/2015/04/MPNPRankingPoints.pdf)

Divulgaremos em breve a última parte sobre o Manitoba Expression of Interesse. Continue nos acompanhando.

Comentários Facebook