Após as mudanças ocorridas desde 1º de Junho de 2014, ficaram as dúvidas a respeito da Mudança de Status, uma vez que a pessoa entrou no Canadá como Turista e quer realizar um curso de mais de 24 semanas.

shutterstock_170247311

Mas o que é Mudança de Status?

Mudança de Status é quando a pessoa entra no país como turista (Código do Visto: V-1) ou como turista com permissão de estudo (Código do Visto: SX-1) e deseja estudar por um período superior a 24 semanas, quando é necessária uma permissão de estudo (Study Permit).

Vale ressaltar que com os Vistos V-1 ou SX-1 é autorizado realizar um programa de estudos de até, no máximo, 24 semanas. E você deve se perguntar: E qual a diferença entre estes dois?

V-1

Visto de visitante permitindo a entrada de turista normal. IMPORTANTE: Com este visto, você poderá entrar no Canadá como turista, sendo que poderá permanecer no país por até 24 semanas consecutivas (Contados a partir da data do carimbo que a Imigração colocará no seu passaporte).

SX-1

Visto de Turista com permissão de Estudo. IMPORTANTE: Com este visto você poderá permanecer no Canadá por até 24 semanas consecutivas (Contados a partir da data do carimbo que a Imigração colocará no seu passaporte).

O que faz com que você tenha um V-1 ou um SX-1 é se no momento da aplicação do visto foi enviada e disponibilizada a carta de aceitação da escola. Caso positivo, será emitido o SX-1, caso contrário o V-1, mas ambos permitem estudar por até 24 semanas.

Agora, você entrou com um destes dois vistos descritos acima e deseja ou estender para mais de 24 semanas o seu curso atual, ou quer iniciar um curso com duração maior que essa.

Neste caso aplica-se a Mudança de Status, que atualmente possui duas modalidades:

Mudança de Status realizada fora do Canadá (Outside)

Você veio simplesmente para visitar o Canadá, sem intenção de realizar nenhum curso, mas descobriu um Programa de Estudo em um College com duração, por exemplo, para um de 2 anos.

Sendo assim, como você não estudou com o visto de turista, o seu processo deverá ser processado fora do Canadá. Calma! Você não necessita deixar o país, a sua documentação, incluindo o seu passaporte, que será enviada ao consulado canadense mais próximo fora do Canadá, ou seja, Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para este tipo de processo, será necessário realizar previamente o Exame Médico exigido pela imigração, uma vez que o mesmo é enviado junto à documentação e também um Money Order ou um Bank Draft (uma espécie de cheque) no valor referente à taxa imigratória (CAD$150 – Visto de Estudante), já que não se pode incluir o valor em espécie no processo.

Junto com os formulários, documentação financeira carta de aceitação do curso, fotos e afins, tudo será enviado, via correio, para Los Angeles. Normalmente o processo demora em torno de 45 dias.

No caso dos aplicantes de Work Permit, que estão como turistas e irão realizar o processo para a Permissão de Trabalho, a documentação é enviada a Nova Iorque.

Vale ressaltar que ao aplicar para o novo visto, o seu status anterior (turista) tem que estar válido e se caso o seu status anterior expire enquanto você não recebe a resposta, é necessário fazer uma extensão.

Mudança de Status realizada dentro do Canadá (Inside)

Uma vez que você entrou no Canadá como turista, mas realizou  um curso, de inglês e esse tenha sido um pré-requisito para a entrada no College/Universidade, a mudança de status é feita dentro do Canadá. Como seria isso? Toda a sua documentação é enviada a Vegreville, localizada na província de Alberta.

Diferente do caso anterior, não é necessário realizar o exame médico antes, somente se solicitado pela imigração e o pagamento da taxa imigratória (CAD$150 – Visto de Estudante) é feito online.

Junto com os formulários, documentação financeira, carta de aceitação do curso, certificado ou declaração da escola anterior, e afins, tudo será enviado, via correio, para Vegreville. Normalmente o processo demora em torno de 45 dias.

Procure sempre um consultor ou advogado de imigração devidamente certificado para te auxiliar nos processos de visto e/ou imigratórios. E lembre-se, o resultado final é de única e total responsabilidade da Imigração Canadense.

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.