Museus de Edmonton

Taí um tipo de passeio que agrada gregos e troianos e que pode ser feito em qualquer época do ano. Hoje em dia existem museus de todos os tipos, seja de arte (clássica ou moderna), de história natural, de ciências, de algum tema específico… Por isso, independente do seu gosto, vai sempre ter algum museu que servirá como bela opção para passar a tarde. Eu particularmente sou fã, e sempre tento incluir os museus em meus passeios. Claro que quando vim morar em Edmonton não foi diferente, e conheci alguns bem legais.

Quer saber quais?

Museu Art Gallery of Alberta

Art Gallery of Alberta

 

Art Gallery of Alberta

Esse é para quem gosta de arte. O museu, no coração de Downtown, é mais voltado para arte moderna e contemporânea, e prestigia bastante os artistas locais. Às vezes rola alguma exposição grande, até de obras clássicas (vi uma sobre o barroco italiano que achei maravihosa!), então vale a pena ficar de olho na programação. Ah, e do terraço do museu você ainda tem uma vista linda do centro da cidade!

Royal Alberta Museum

Meu preferido! É um museu de história natural e conta com fósseis, com espécies marinhas, com minerais, peãs arqueológicas e muito mais. Para quem gosta dessa temática, vale muito a pena conhecer. E o museu atualmente esttá passando por uma reforma, então deve ficar ainda maior e mais legal Recomendadíssimo!

Alberta Aviation Museum

Alberta Aviation Museum

Esse, naturalmente, é um museu temático. Se você gosta de aviões e da história da aviação, deve ir conhecer o lugar. Não é muito grande, mas tem uma coleção interessante (originais e réplicas), ainda mais para os amantes do gênero que querem ver de perto algumas raridades. Cabe ressaltar também que o museu prioriza peças ligadas à história canadense.

Neon Sign Museum

Neon Sign Museum

Neon Sign Museum

Na verdade, o Neon Sign Museum é uma espécie de museu ao ar livre, bem pequeno, que consiste de algumas placas de neon antigas à mostra em pena Rua 104. Ou seja, basta estar passeando pelo centro e virar na tal rua que você verá as plaquinhas. Se estiver de noite, melhor ainda, pois elas estarão acessas e bem coloridas e chamativas. Sim, é alg bem inusitado e o acervo é pequeno, mas tem umas placas bem bacanas de antigamente. Como é de graça e fácil de achar, vale a pena dar uma passadinha!

TELUS World of Science

O TELUS (o nome vem de uma operadora de telefonia celular) é um museu, como o nome já diz, que pende para o ado científico. É um ótimo passeio para crianças, pois eles sempre oferecem exposições interativas onde qualquer um pode aprender mais sobre o tema proposto e ver a ciência agindo bem na sua frente. É comum ter exibições sobre o corpo humano, sobre robótica, sobre o espaço… E o museu ainda conta com um cinema IMAX (geralmente com documentários e filmes do tipo em 3D) e eventos temáticos (como o Dark Matters, evento mensal só para o público adulto, com bebidas, música e experimentos científicos, é claro).

Muttart Conservatory

Muttart

Exposição sobre Paris no Muttart Conservatory

Não sei se conta exatamente como um museu. O Muttart é uma espécie de estufa, dividida em três ecossistemas terrestres. Cada estufa representa um bioma da Terra: Clima Temperado, Árido e Tropical. E, em cada estufa, exemplares da flora típica de cada ambiente. É uma verdadeira aula de ecologia, e costuma sempre ter alguma excursão escolar. Para as crianças, o Muttart oferece algumas atividades educativas, como tentar localizar alguma espécime de planta e curiosidades diverdidas. Na estufa tropical tem inclusive algumas plantas brasileiras! E existe ainda uma quarta estufa, destinada à exposições temáticas (como Paris, Terra Média, África, Flores do Inverno e muitas outras), É um passeio bem diferente e que compensa bastante!

Gostaram? Como falei no comecinho, tem mesmo museu para todos os gostos! Qual desses foi seu preferido?

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.
Jornalista, mãe de cachorro, nerd assumida e curiosa de carteirinha. Membro honorário da Associação de Leitores Compulsivos Anônimos. Jogando a vida em Hard Mode desde 1986 e finalmente entendendo o significado de “The Winter is comming”. Autora do blog Edmonton Feelings.

Latest posts by Juliana (see all)