Celebrando o Natal em Edmonton

Eu não sei vocês, mas o Natal é a minha época preferida do ano. Adoro a decoração, adoro o clima natalino, as comidas, os presentes, as reuniões entre famílias e amigos… Pra mim, é mesmo uma época mágica.

E aqui no Canadá a gente tem a chance de vivenciar o clássico White Christmas, um Natal na neve de verdade, com roupas de frio, luvas e chocolate quente. E como no inverno escurece super cedo (5 da tarde já é noite! Oi?), mesmo na volta do trabalho, eu consigo ver pela janela do ônibus as ruas já todas iluminadas e decoradas, com luzinhas piscantes nas árvores e lojas. Coisa mais linda!

E como boa fã de Natal que sou, decidi preparar uma listinha de atividades natalinas para a família toda se diverter em Edmonton.

Holiday Light Up – Christmas on the Square (Churchill Square)

Foto: City of Edmonton

A Churchill Square é a praça principal da cidade, localizada no coração de Downtown. É lá que acontecem os principais eventos da cidade, principalmente os gratuitos promovidos pela prefeitura. Nada melhor do que abrir as celebrações de Natal na Churchill, né?

A praça, cercada de árvores (que no inverno já perderam todas as folhas) ficam todas com iluminação colorida durante a noite. Até o prédio da prefeitura, que também fica na praça, ganha decoração especial. E em novembro, a Downtown Business Association promove um evento para comemorar a proximidade do Natal e inaugurar a enorme árvore de Natal que é montada no meio da praça: o Christmas on the Square – Holiday Light Up.

Se trata de um evento gratuito e ao ar livre com food trucks, música, apresentações e atividades infantis, e claro, a chegada do bom velinho, Sim, Papai Noel dá o ar da sua graça em plena praça (aqui aquelas roupas grossas e pesadas caem bem, heim, Noel?). Por fim, a árvore de Natal (de 22 metros de altura) é iluminada e a noite termina com fogos de artifício. Até vale a pena ignorar o frio e ir curtir o evento!

Dica: a Alberta Legislature, ali pertinho, também fica com seus jardins todos iluminados!

The Nutcracker (Jubilee Auditorium)

Não tem como ter Natal sem ter apresentação do Quebra-Nozes, não é? Esse bale é lindíssimo, e se você nunca viu, está perdendo uma obra magnífica!

Vou ser repetitiva aqui, mas eu AMO o Quebra-Nozes de paixão. Amo a trilha sonora, as coreografias, a história, tudo! Quando era criança e fazia balé, fiz duas apresentações dessa peça, e até hoje sou apaixonada. Tenho a trilha sonora no celular e tudo!

Aqui em Edmonton, a Orquestra Sinfônica e o Alberta’s Ballet nos presenteiam com uma apresentação linda durante o mês de dezembro. É um clássico imperdível para qualquer um entrar de vez no espírito natalino.

Candy Cane Lane (148 Street, entre 92 e 100 Avenue)

candycanelane

A Candy Cane Lane mostra que eu não sou a única apaixonada por essa data maravilhosa. Todo ano, moradores da 148 Street enfeitam suas casas para o Natal, e capricham tanto, mas tanto, que a rua virou ponto turístico durante dezembro. Sim, a Candy Cane Lane não é patrocinada nem organizada por alguma instituição ou empresa. São apenas os moradores voluntariamente decorando suas casas da melhor maneira possível!

E vou te contar: é de cair o queixo!

Christmas shopping/Craft fairs (vários lugares)

E como Natal é época para comprar mimos e presentinhos, nada melhor do que aproveitar as inúmeras feiras de artesanato que pipocam aqui e ali.

Uma das mais conhecidas é a Santa’s Little Helpers Shopping Extravaganza, no River Cree Resort, com mais de 140 lojistas — a maioria, artesões independentes. Comida, acessórios, produtos de beleza, decoração… tem um pouquinho de tudo.

Outra igualmente popular é a Butterdome Craft Sale, na Universidade de Alberta, com 26 anos de tradição. São mais de 275 tendas vendendo artesanato canadense de melhor qualidade. Aliás, essa feira só aceita produtos artesanais e feitos no Canadá. Ou seja, se você quer algo único e diferente para presentear alguém nesse Natal, a Butterdome é uma boa dica.

Só uma informação: geralmente essas feiras de artesanato cobram entrada. Nada muito abusivo, claro, mas é bom ficar atento para não ter uma surpresa na porta.

Festival of Trees (Shaw Conference Center)

Evento beneficente do The University Hospital Foundation, o Festival of Trees envolve entretenimento, com apresentações diversas de corais, bandas e dançarinos, comidinhas, como aqueles deliciosos ginger cookies decorados, compras (são milhares de itens, muitos relacionados à decoração natalina) e ainda atividades especiais para crianças.

Ainda tem um café da manhã com o Papai Noel e um leilão junto de um jantar de gala para arrecadar dinheiro para a Fundação.

Foto: Explore EdmontonAll Is Bright Festival (124 Street, entre a Jasper e a 102 Avenue)

Também em novembro, a associação de lojistas da 124 Street se anima toda para celebrar o Natal com o esperado All Is Bright, mais um evento ao ar livre para a contagem regressiva do Natal e para celebrar o acendimento das luzes da rua. Eu passo por lá todo dia voltando do trabalho e olha, eles fazem um lindo trabalho nesse sentido! A rua fica maravilhosa com suas árvores iluminadas.

O festival em si tem aquilo que todo bom festival de Edmonton tem: comida, música e atividades diferentes para manter a diversão em alta o tempo inteiro. E todo o comércio participa! O Starbucks, por exemplo, distribuiu café e chá de graça, enquanto a Pet Clinic da rua ofereceu snacks e rifou diversos presentes para humanos e não-humanos.

E ainda tem mais…

O calendário da cidade literalmente não para! Cada bairro e comunidade tem seu próprio festival natalino (como Leduc e Old Strathcona), e vários pontos turísticos da cidade preparam alguma coisa. O Devoniam Botanic Garden tem o Luminaria, por exemplo, enquanto o Edmonton Valley Zoo tem o Festival of Light e o Muttart Conservatory tem o Snowflake Sunday. Os shoppings também ganham decoração e promovem fotos com o Papai Noel.

E aproveite também o Natal para fazer sua contribuição com o Food Bank da cidade. Vários eventos e estabelecimentos recolhem doações de alimentos e incentivam as pessoas a participarem.

Afinal, é Natal!

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.
Jornalista, mãe de cachorro, nerd assumida e curiosa de carteirinha. Membro honorário da Associação de Leitores Compulsivos Anônimos. Jogando a vida em Hard Mode desde 1986 e finalmente entendendo o significado de “The Winter is comming”. Autora do blog Edmonton Feelings.

Latest posts by Juliana (see all)