A província de Nova Scotia realizou, no dia 24 de janeiro deste ano, um draw especial dentro de seu programa de imigração Labour Market Priorities, que é gerido pelo processo federal do Express Entry (EE), mas fica sob crivo e exigências do Nova Scotia Nominee Program (NSNP). O novo stream da região foi anunciado em agosto do ano passado e tem por objetivo selecionar candidatos que atendam às necessidades do mercado de trabalho local.

O primeiro requisito é ter um perfil ativo no EE, dentro de uma das suas categorias econômicas: Federal Skilled Worker (FSW), Federal Skilled Trade Class (FSTC) e Canadian Experience Class (CEC). A ideia principal da criação do stream, segundo o departamento de imigração da província, é atender às demandas específicas por profissionais qualificados mais rapidamente e com flexibilidade.

Somente os candidatos que receberem a Letter of Interest, que nada mais é do que uma carta de interesse, enviada pela província ao perfil do candidato no Express Entry, podem aplicar para o programa específico. Para ser elegível, o aplicante deve, além da carta de interesse enviada pela Nova Scotia Official Immigration (NSOI), ter as exigências de elegibilidade específicas do draw realizado pela província, provar experiência de trabalho, apresentar comprovação financeira e ter status legal no país de residência.

Os critérios de cada draw são indicados por Nova Scotia, de acordo com as demandas de mão-de-obra especializada que a região necessita, portanto não se pode definir um padrão fixo para estas exigências.

*Para mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade e regras gerais, acesse o manual clicando aqui.

Os critérios de avaliação do draw de chamadas feito no dia 24 de janeiro foram:

  • Possuir no mínimo cinco anos de experiência de trabalho no NOC 1111 – Financial Auditors and Accountants (mais informações sobre a National Occupational Classification você pode acessar clicando neste link);
  • Ter um perfil ativo no EE, preenchido no dia 1º de julho de 2018 ou depois;
  • Um score no Comprehensive Ranking System (CRS) do Express Entry entre 400 e 450 pontos;
  • Possuir um diploma de bacharel ou ter completado um programa de três anos ou mais em uma universidade, college, trade, escola técnica ou outro instituto;
  • Ter obtido nota de sete pontos na Canadian Language Benchmarks (CLB) em inglês ou francês para speaking, listening, reading e writing;
  • Comprovar os cinco anos de experiência no NOC 1111 com cartas de suporte (escritas em papel timbrado da empresa onde o candidato trabalhou ou trabalha; assinatura do profissional de recursos humanos, supervisor direto ou gerente; conter dados e carimbo da empresa; incluir informações do candidato, como tempo trabalhado na companhia, datas, posições ocupadas, atividades, salário e benefícios recebidos).

*Para mais informações e especificações sobre o draw e o programa, a província de Nova Scotia disponibiliza seu site oficial que pode ser acessado clicando aqui.

Após receber a Letter of Interest da província, os aplicantes possuem um prazo de 30 dias para submeter a aplicação completa com todos os documentos exigidos. Este procedimento pode ser feito online através do site do Nova Scotia Nominee Program. É importante que os chamados sejam detalhistas nas comprovações e enviem os documentos exatamente como o território pede, para que o processo corra sem imprevistos.

Segundo o departamento de imigração provincial de Nova Scotia, a comprovação financeira é a mesma exigida pelo Express Entry, sendo que o candidato precisa apresentar a documentação e extratos, dos últimos três meses, que provem que possui recursos para se manter, juntamente com seus dependentes, na região.

O tempo estimado de processamento desta categoria do NSNP é de três meses. Após ser nomeado pela província, o aplicante recebe os 600 pontos válidos para aplicação no EE, além de prioridade no processo, tendo um prazo de até seis meses para aplicar no programa federal e obter a residência permanente.

Além disso, a província possui uma exigência específica: quando a residência permanente for concedida e o aplicante principal chegar em Nova Scotia, juntamente com os dependentes, o mesmo possui um prazo de até 30 dias para contatar o departamento e apresentar uma cópia da confirmação de residência permanente, cópia do passaporte e informações gerais de contato no novo país.

nova scotia

*Saiba mais sobre o Nova Scotia Nominee Program clicando aqui https://www.immi-canada.com/imigracao-provincial-confira-mudancas/.

Cliente da Immi Canada recebe Letter of Interest

Um dos clientes da Immi Canada recebeu a carta, manifestando o interesse da província de Nova Scotia no seu perfil neste último draw ocorrido em janeiro. O perfil no programa federal do Express Entry foi criado no dia 23 de janeiro, atingindo uma pontuação de 422 no pool e, já no dia 24, o candidato teve a ótima notícia de ser convidado a aplicar pela região.

Além de equivalência acadêmica de um bacharelado em contabilidade, com pós-graduação em gestão de pessoas, o aplicante tem mais de cinco anos de experiência profissional fora do Canadá no NOC 1111, justamente o foco de Nova Scotia na rodada de convites. Ele aplicou para o programa estando no Brasil.

Score no IELTS do aplicante principal:

  • Listening: 8
  • Reading: 8.5
  • Writing: 7
  • Speaking: 8

Score no IELTS do cônjuge:

  • Listening: 5.5
  • Reading: 5.5
  • Writing: 4.5
  • Speaking: 5.5

Por fim, o cônjuge também apresentou equivalência acadêmica de um bacharelado em engenharia sanitária e ambiental.

Como sempre frisamos em nossos artigos, existem diversas maneiras de imigrar para o Canadá e morar no país com a melhor qualidade de vida do mundo. A melhor forma de saber se seu perfil se encaixa em um dos programas, é realizar uma consulta de imigração e ter suas informações analisadas por um consultor profissional. Nós, da Immi Canada, estamos à disposição para ajudar na realização do seu sonho. Acesse o site www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou entre em contato pelo email [email protected].

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.