Não é exagero afirmar que a cidade de Toronto, localizada na província canadense de Ontário, é o coração econômico do país. E com uma população de cerca de 2,8 milhões de habitantes, manter um transporte público de qualidade é um desafio de seus gestores. Pensando nessa demanda, ainda neste ano de 2017 será inaugurado o trecho “Toronto-York Spadina Subway Extension” que literalmente mudou o mapa do metrô local… veja como ficou:

Portanto, a partir do próximo dia 17 de dezembro de 2017 já será possível percorrer este trecho da parte norte que vai da estação “Sheppard West” (que anteriormente era a “Downsview”) até o “Vaughan Metropolitan Centre” na região da “Highway 7” e “Jane Street”. A extensão total é de 8,6 quilômetros, sendo 6,2 km da “Sheppard West” até a “Pioneer Village”, e ainda 2,4 km da “Pioneer Village” para a “Vaughan Metropolitan Centre” já na região de York.

Segundo o Toronto Transit Commission, o TTC, que é o órgão responsável pelo sistema de transporte público local que inclui o metrô, no dia da inauguração do trecho os intervalos de espera serão de 4 a 5 minutos. Posteriormente, com mais passageiros neste trajeto, a previsão é que este tempo diminua. A viagem do novo caminho terá uma duração média de 14 minutos, e está previsto ainda a substituição de alguns trens por modelos mais novos.

Serão seis estações ao longo de toda a extensão, sendo:

Downsview Park – na parte sul da Sheppard Avenue West

Finch West – na intersecção da Keele Street e a Finch Avenue West

York University – entre a York Boulevard e a Ian Macdonald Boulevard

Pioneer Village – entre a North West Gate e Steeles Avenue

Highway 407 – ao sul da Highway 407 e parte oeste da Jane Street

Vaughan Metropolitan Centre – entre a Highway 7 e Millway Avenue

Este projeto que teve início no ano de 2010, ou seja, demorou cerca de 7 anos para começar a ser utilizado pelo público, exigiu também mudanças em alguns trajetos das rotas feitos pelos ônibus da cidade. Desta forma, haverá novas conexões, inclusive com o objetivo de que as pessoas cheguem mais rápido nas estações que agora foram incorporadas ao sistema. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Entre os beneficiados estão os estudantes da Universidade de York (York University), cujo número cresce a cada ano, e agora contarão com a maior facilidade de deslocamento via transporte público. Assim, graças a esta extensão pela primeira vez o sistema de metrô TTC atravessará uma fronteira municipal, ligando Toronto e a região de York.

Incentivo para andar de metrô

Com o objetivo de incentivar a população a utilizar mais o serviço de transporte público, os responsáveis pelo planejamento incluíram a construção de 2.811 novos espaços de estacionamento em três estações ao longo da extensão. De acordo com o TTC, serão contempladas as estações Finch West (347 vagas), Pioneer Village Station (1.881 vagas) e Highway 407 Station (583 vagas).

De acordo com o veículo de comunicação local, o “Thestar.com”, a última inauguração de uma extensão do metrô em Toronto ocorreu no dia 22 de novembro do ano de 2002. Na ocasião, o prefeito da época era Mel Lastman e foi entregue a linha “Sheppard”, que teve um investimento de $ 1 bilhão.

Quem investiu neste projeto?

As responsabilidades pelos investimentos utilizados para a realização deste projeto foram assim distribuídas:

  • O governo federal custeou o montante de $ 697 milhões
  • Para a província de Ontário o custo chega a cerca de $ 974 milhões
  • A cidade de Toronto irá arcar com um valor total de $ 904 milhões
  • Para a administração regional de York o valor do investimento será de $ 604 milhões

Extras!!!

Quer saber mais a respeito desta bela localidade em Ontário? Então não deixe de ler a matéria “E com vocês… Toronto, no Canadá!”.

E reforçamos que a Immi Canada tem uma unidade para melhor atender os seus clientes também na maior cidade do Canadá, exatamente no número 44 da Victoria Street, sala 710, em Toronto (ON).

Fontes: https://www.ttc.ca  /  https://www.thestar.com/news/city_hall/2017

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.