Uma pesquisa feita neste ano (2018) pela famosa MoneySense Magazine revelou dados sobre as melhores cidades canadenses para viver. E o estudo não parou por aí, entre as características pesquisadas, uma delas elenca os melhores lugares do país para os recém-chegados. Oakville, em Ontario, ficou com a primeira posição no que diz respeito a esta categoria, eleita como a melhor cidade do Canadá para imigrantes.

Além disso, o mesmo ranking colocou Toronto, também em Ontario, no quinto lugar da lista, enquanto Vancouver ficou com a 15ª posição. A surpresa ficou por conta de Oakville ter ficado a frente de Toronto, que é a cidade mais procurada pelos estrangeiros que chegam no país. A pesquisa da MoneySense classificou 415 municípios canadenses, levando em conta uma série de fatores como riqueza, economia, acessibilidade, crescimento populacional, impostos, comunidade, clima, acesso à saúde, serviços em geral e cultura.

O município também ficou na colocação de melhor cidade canadense no geral, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, sendo localizado as margens do Lake Ontario, cerca de 40 quilômetros de Toronto. A revista online, em seu estudo anual, disse que embora a região seja conhecida por seus moradores com um poder aquisitivo mais alto, ela também é equilibrada pelo fácil acesso às casas populares e pelo senso de comunidade presente no local.

A pesquisa também relata que uma boa cidade deve ser próspera e acessível, ter segurança e facilidade na locomoção, além de uma gama de atividades ao ar livre, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes. A MoneySense diz que ambos os estudos, tanto o das melhores cidades como as mais bem elencadas localidades para imigrantes, se baseiam nas mesmas exigências, porém o peso de cada uma delas é ajustado para refletir melhor a necessidade e interesse dos imigrantes. Foram concedidos pontos extras para cidades com uma grande porcentagem da população que são fluentes em outras línguas além do inglês e francês, uma baixa taxa de desemprego e acesso a um aeroporto.

canada para imigrantes

Veja abaixo as cinco melhores cidades do Canadá para imigrantes:

  • Oakville, Ontario;
  • Ottawa, Ontario;
  • Mont-Royal, Quebec;
  • King, Ontario;
  • Toronto, Ontario.

*Saiba mais sobre imigração para a província de Ontario clicando aqui ou acessando este link

Calgary, Vancouver e Toronto estão entre as 10 melhores cidades do mundo para viver

Além da pesquisa da MoneySense, o The Economist Group, por meio de sua divisão de pesquisa chamada Economist Intelligence Unit (EIU), divulgou o Global Liveability Index de 2018. Ele classifica as condições de vida em 140 cidades de todo o globo. Calgary, Toronto e Vancouver, que já figuravam entre as 10 melhores no ano passado, continuam no ranking das top 10 melhores cidades do mundo para se viver. Além disso, elas são as únicas norte-americanas que ocupam uma posição entre a primeira e décima colocação;

Comparado com o ano passado, Calgary substituiu Toronto, que ficou com o 4º lugar em 2017. Vancouver caiu três posições, ocupando hoje a 6ª colocação e a região da província de Ontario também perdeu três colocações, ficando em 7ª neste ano. O estudo anual do órgão leva em consideração cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

Cada uma das cidades recebe uma pontuação baseada em fatores quantitativos e qualitativos em cada uma das categorias. O ranking de pontos vai de um a 100. Veja abaixo os fatores considerados em cada um dos tópicos analisados:

  1. Estabilidade: examina a criminalidade, ameaça e risco de terrorismo, conflitos militares ou agitação de civis.
  2. Saúde: leva em consideração a disponibilidade e qualidade dos cuidados com a saúde dos serviços privados e públicos, medicamentos de venda livre e outros indicadores globais e gerais de saúde.
  3. Cultura e meio-ambiente: mede diversos indicadores como clima, nível de corrupção, restrições sociais ou religiosas, comidas e bebidas, entre outros indicadores sociais.
  4. Educação: analisa a qualidade e acessibilidade da educação privada e pública;
  5. Infraestrutura: como o próprio nome já diz, nesta categoria a instituição avalia a qualidade das estradas, transporte público, acessibilidade da população à habitação, dentre outros.

Calgary teve uma pontuação elevada em quatro das cinco categorias, sendo cultura e meio-ambiente seu ponto fraco. Enquanto isso, Toronto e Vancouver tiveram alto nível em educação e saúde. Das 10 primeiras posições do ranking, Vacouver foi a única que recebeu a pontuação máxima no quesito cultura e meio-ambiente.

canada para imigrantes

Interesse em Calgary

canada para imigrantes

A cidade, localizada na província de Alberta, tem uma população de aproximadamente 1,26 milhão de habitantes. Nos últimos anos, a região experimenta um crescimento considerável, especialmente no que se trata dos recém-chegados. De acordo com o Statistics Canada, o número de imigrantes na cidade e na região metropolitana cresceu muito nos últimos 15 anos, passando de 197 mil em 2001, para cerca de 405 mil em 2016.

Vancouver e Toronto já estão entre os destinos preferidos dos estrangeiros que vão ao Canadá com a intenção de morar. Os imigrantes representam aproximadamente 40% de toda a população da cidade de Ontario e, no caso da região de British Columbia, 40,8%.

*Em junho deste ano, Alberta lançou um novo sistema de imigração provincial. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Fontes: https://www.moneysense.ca/spend/real-estate/canadas-best-places-to-live-2018-winner/

https://www.eiu.com/public/topical_report.aspx?campaignid=Liveability2018

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.