A província de Ontário é a porta de entrada no Canadá para milhares de pessoas, desde visitantes até imigrantes. Nesta região estão localizadas cidades canadenses importantes, como por exemplo, Toronto e Ottawa (a capital do país), por isso trata-se de uma parte canadense de grande importância econômica. E de lá vem também boas notícias para os seus trabalhadores: neste mês de janeiro de 2018 o salário mínimo aumentou!

Isso mesmo, com a chegada da segunda-feira, dia 1 de janeiro, veio junto a mudança do salário mínimo de Ontário de mais $ 2,10 CAD de aumento, ou seja, deixou de ser os $11,60 CAD e passou a $14,00 CAD por hora. Além deste reajuste, foi confirmado ainda que em janeiro de 2019 haverá outra mudança que irá elevar o ganho para o montante de $15,00 CAD por hora.

Este impacto será grande em vários setores, por exemplo, calcula-se que 55% de todos os empregados no segmento do varejo receberão este reajuste. De acordo com o governo local, medidas como esta tem como resultado menos rotatividade de colaboradores e o aumento de produtividade.

Entrou em vigor também uma reforma que altera e cria algumas leis trabalhistas locais, e que já passam a vigorar também este ano, antes mesmo das eleições provinciais que será no próximo mês de junho. São elas:

– Os funcionários que se mantiverem em uma mesma empresa pelo período de cinco anos ou mais terão direito a três semanas de férias, quando anteriormente o tempo era de apenas duas semanas.

– Os trabalhadores de empresas que possuem pelo menos 50 funcionários também poderão obter até 10 dias de licença em caso de alguma emergência pessoal (personal emergency), durante cada ano civil. Sendo que pelo menos dois dias por ano deverão ser pagos para aqueles que tenham trabalhado a partir de uma semana no local.

– As pessoas que precisam solicitar uma licença médica, terão o direito de ficar até 28 semanas afastadas por ano; anteriormente a lei previa o máximo de oito semanas.

– Em caso de morte infantil por qualquer causa, ou o desaparecimento de uma criança por motivos criminais, poderá ser concedido aos pais uma licença de até 104 semanas.

– Para quem sofrer uma violência doméstica ou sexual, a licença é de até 10 dias, sendo que o prazo de proteção quanto ao retorno ao trabalho se estende até 15 semanas. Nestas ocorrências, os primeiros cinco dias dentro de um mesmo ano deverão ser pagos.

 

Segundo o site oficial da província de Ontário, o objetivo destas e outras medidas é de apoiar os trabalhadores e suas famílias, e assim proporcionar mais oportunidades em tempos em que a economia da região mudou significativamente. No geral, além do aumento do salário mínimo e melhorias nas condições do trabalho, existe um plano que visa gerar mais fácil acesso aos serviços voltados aos cuidados infantis.

Outra resolução diz respeito aos medicamentos gratuitos para quem tem até 25 anos por intermédio de um projeto de expansão do seguro de saúde, e há ainda as alterações do programa de crédito educativo, o OSAP (Ontario Student Assistance Program), que irá beneficiar centenas de estudantes canadenses. Desta forma, estas e outras resoluções fazem parte de um amplo planejamento elaborado por esta província.

Mais informações importantes

No final de 2017 foi anunciado um acordo com o objetivo de criar uma estrutura com foco nos novos imigrantes que chegam em Ontário e são profissionais qualificados. Entre as ações estão medidas para que os recém-chegados capacitados internacionalmente consigam cumprir os requisitos provinciais e atuar em suas profissões. Veja mais detalhes em “Ontário assina acordo com foco nos novos imigrantes”.

Lembrando que a província de Ontário é a segunda maior do país, com cerca de 13,5 milhões de habitantes, e a região responde por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Somente na cidade de Toronto são 2,8 milhões de habitantes e lá se consolidada cada vez mais com um mercado de trabalho que atrai talentos de todo o mundo.

Você gostaria de saber qual o salário mínimo vigente nas demais províncias e territórios canadenses? Então confira na matéria “Salário mínimo no Canadá e média salarial”.

Você sabia que tem unidade da “Immi Canada” na província de Ontário?

Faça-nos uma visita! Endereço: 710 – 44 Victoria Street, Toronto, ON, Canada.

 

Fontes: https://globalnews.ca/news/3935476/ontario-minimum-wage-increase-2018-personal-leave-vacation-changes/  /  https://news.ontario.ca/mol/en/2017/12/ontarios-minimum-wage-to-rise-to-14-on-january-1.html

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.