Não importa qual é a estação do ano, mas a província de Ontário, especialmente a cidade de Toronto, recebe brasileiros durante os 365 dias! Muitas pessoas que chegam, principalmente como turista ou para estudar apenas alguns meses, optam por alugar um carro e se aventurar nas belas estradas, podendo ser no inverno rumo à diversão na neve ou no verão para aproveitar os lugares incríveis com muito sol. Mas afinal, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil pode ser usada para dirigir em Ontário? A Immi Canadá explica!

Temos boas notícias…

Você chegou no novo país, especificamente em uma das cidades de Ontário, e trouxe a sua carteira de motorista brasileira válida? Fique tranquilo, pois está autorizado a dirigir por essas belas terras da América do Norte. Porém a regra é que isso pode ser apenas durante os primeiros 90 dias de seu desembarque, para aqueles que tem o visto de Turismo. Já os que vem como residente permanente o prazo é de 60 dias.

Aos que queiram adquirir uma licença local, embora não seja obrigatório, terá uma vantagem ao apresentar a habilitação brasileira e assim não precisa esperar os prazos de agendamento do teste prático (para a G1 e G2) ou para a definitiva (G). Somente para se ter uma ideia, quem tira este documento pela primeira vez ou não apresenta o documento que já tem no nosso país, passa pelo processo de espera de aproximadamente 2 anos para a mudança de categoria, entre a primeira e a última.

Lembrando que nesta província existem 12 diferentes tipos de habilitação, variando de acordo com o porte do veículo, por exemplo, para carro (veículo leve), a primeira categoria é a “G1”, que tem algumas restrições, entre elas de dirigir somente acompanhado por alguém que tenha a “G” há pelo menos quatro anos. Depois vem a “G2”, a qual o condutor pode guiar sozinho, porém não está autorizado a trafegar pelas vias expressas, e por último a “G”, que não possui nenhum tipo de restrição.

Vai dirigir? Muita atenção para essas dicas:

– Cada uma das dez províncias e três territórios canadenses possuem legislações específicas, desta forma, se você resolver passear em outra localidade, verifique antes as regras vigentes.

 

– Não deixe de respeitar toda a legislação de trânsito local, dar sempre preferência para os pedestres, se atentar às velocidades máximas de cada via e nunca dirija um veículo sem que ele esteja devidamente segurado e você esteja portando os documentos do mesmo.

 

– Quando avistar um sinal de “stop” sempre pare. Isso mesmo, nada de reduzir a velocidade e se não avistar ninguém seguir em frente! E essa regra vale para todos os lugares, seja uma rua ou um estacionamento de shopping, por exemplo.

 

– Ao contrário do Brasil, na província de Ontário é permitido virar à direita mesmo quando o semáforo está vermelho nos locais que não tiverem a placa de proibido, isso claro, se não tiver nenhum pedestre atravessando a rua.

 

– É necessário ser maior de 21 anos de idade, ter uma carteira de motorista válida e um cartão de crédito para conseguir alugar um veículo. Algumas empresas que alugam carro podem querer dificultar a locação se a carteira do Brasil não estiver traduzida (ou ser a carteira internacional) ou cobrar taxa extra por não ser um documento local, por isso pesquise antes de fechar negócio.

 

– Prepare-se para dirigir um carro automático, pois é muito difícil encontrar a versão manual, principalmente os veículos alugados. E se precisar de itens como um GPS ou cadeirinha para as crianças (que é obrigatório!), pergunte na locadora se tem disponível e inclua no valor do aluguel.

 

– Fique sabendo! Em Ontário já é possível tirar a carteira de habilitação aos 16 anos de idade.

E confira também as matérias Tire suas dúvidas sobre “dirigir em Ontário” – parte 1 e também a parte 2.

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.