Oportunidades no terceiro setor do Canadá

Ao preparar um currículo para empresas no Canadá, lembre-se que uma informação muito valorizada pelos empregadores é a experiência em uma ação voluntária (e faz bem a próximo e ao próprio coração!). Grande parte dos canadenses declaram participar em algum momento da vida de ações comunitárias e sociais ligadas a instituições e organizações do terceiro setor, sem fins lucrativos, hospitais, universidades, entre outras. Muitos deles mantem uma agenda regular voltada a doar algumas horas das suas vidas nessas causas. Além de oportunidades de voluntariar, este segmento tem um impacto significativo também no mercado de trabalho remunerado.

Segundo dados do site “Sector Source”, responsável por conectar instituições de caridade e sem fins lucrativos com recursos e apoios, no Canadá existem mais de 170 mil organizações que se enquadram dentro deste perfil. As pesquisas mostram que cerca de 85 mil delas possuem registro e reconhecimento da Canada Revenue Agency, que é o órgão que, entre outras responsabilidades, regula aquelas empresas que atuam exclusivamente para fins voltados a caridade do país.

Grande parte do financiamento dessas instituições e organizações, ou seja, os recursos utilizados para a manutenção dos projetos, vem de várias fontes, sendo entre elas: a venda de produtos e serviços, doações individuais ou corporativas, além de valores diretos destinados pelo governo e os subsídios provenientes de fundações das mais diversas áreas. Assim, consegue-se além de promover ações de ajuda ao próximo, também muitas delas disponibilizam vagas remuneradas no mercado de trabalho para profissionais de diferentes profissões.

Support Charit Donation Volunteer Concept

Entenda mais a respeito da importância do setor para a economia do país

Este setor movimenta a economia canadense significativamente, de forma a contribuir com uma média de 8,1% do PIB do país, o que significa um montante superior ao do comércio varejista e bem perto do valor da indústria de extração de minério, petróleo e gás.  Ao todo, estima-se que dois milhões de pessoas estão empregadas no segmento.
Somente para se ter uma ideia, os canadenses doam por ano aproximadamente $ 10,6 bilhões de dólares para instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos

Na nossa série “Profissões regulamentadas no Canadá – Assistência Social”, por exemplo, destacamos que os assistentes sociais possuem boas oportunidades de atuar em agências de administração de benefícios governamentais (departamentos federais e das províncias), agências de serviços destinados a famílias de imigrantes, centros de apoio à infância, hospitais, escolas, entre outros. Neste texto também incluímos os contatos de órgãos reguladores em diferentes partes do país, confira aqui. Assim, o mercado de trabalho é bastante rico e amplo, o que inclui colocações para pessoas da área de Saúde, Educação, Administração, entre outras.

Trabalho voluntário

Os serviços voluntários no Canadá são levados muito a sério e calcula-se que atualmente essas instituições do terceiro setor e ações voltadas a caridade envolvam mais de 13 milhões de pessoas que exercem um trabalho sem remuneração. Para fazer parte deste grupo, muitos promovem exigentes e concorridos processos seletivos, que visam encontrar o candidato ideal. A importância desse público é grande, a ação é nobre, e diante desse movimento não se descarta inclusive que no futuro essa pessoa passe a ser um funcionário assalariado.

Vale sempre lembrar que qualquer atividade que passa por um processo “competitivo”, mesmo que não remunerada, é legalmente um trabalho. Por isso, antes de sair buscando uma posição destas, mesmo que seja de forma voluntária e sem rendimentos, não deixe de ler “Trabalho Voluntário – Quando é necessário uma Permissão de Trabalho?” . Neste texto esclarecemos mais a respeito dos postos que exigem e os que não exigem uma permissão de trabalho do governo canadense (o work pemit).

E mais!

Confira o link de algumas instituições presentes no país, que são boas fontes de pesquisa tanto para quem procura uma oportunidade como voluntário, quanto para profissionais que buscam uma colocação profissional no segmento:

Salvation Army Canada – http://www.salvationarmy.ca/

Red Cross – http://www.redcross.ca/

YMCA Canadá – http://ymca.ca/

Volunteer Toronto – http://www.volunteertoronto.ca/

Habitat for Humanity Canada – http://www.habitat.ca/

Volunteer BC – http://www.volunteerbc.bc.ca/

Ami Québec – http://amiquebec.org/volunteer/

 

Fonte: http://sectorsource.ca/research-and-impact/sector-impact

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.