Grupo 1
Grupo 1
OPTOMETRIA – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

OPTOMETRIA – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

22 de março de 2016

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

Na primeira série que fizemos sobre as profissões regulamentadas no Canadá, falamos sobre optometria. Hoje vamos fornecer maiores detalhes sobre essa profissão, como é praticada no Canadá e também como realizar o registro para poder atuar, de acordo com as regras da província onde você pretende trabalhar. Nessa série, estamos abordando 4 províncias principais: Colúmbia Britânica, Alberta, Ontário e Manitoba.

A Canadian Optometric Regulatory Authorities é a organização nacional que compreende os órgãos regulatórios provinciais para a profissão de Optometria.

De acordo com a Canadian Association of Optometrists, um profissional optometrista deve completar um mínimo de três anos de educação universitária, além de quatro ou cinco anos de um programa educacional reconhecido pelo Council on Optometric Education. Para que o profissional seja competitivo no mercado de trabalho, muitos preferem realizar um ano de residência e treinamento após completarem o seu período de educação.

No Canadá, existem 2 escolas reconhecidas de optometria, que são a Universidade de Waterloo e a Universidade de Montréal.

No caso de profissionais que receberam sua educação e treinamento fora do Canadá ou dos Estados Unidos, independentemente da província onde pretendem atuar, o primeiro passo será obter a avaliação das credenciais através da FORAC, ou Federation of Optometric Regulatory Authorities of Canada. A FORAC oferece também uma série detalhada de passos para aplicantes internacionais, composta por 8 passos. São eles:

  1. Contatar o órgão regulatório da província onde o candidato tem interesse em trabalhar;
  2. Revisar as descrições e os requisitos do curso de Optometria oferecido pela Universidade de Waterloo;
  3. Obter uma avaliação de credenciais através do WES;
  4. Realizar a prova de proficiência em língua inglesa (a menos que a educação em optometria tenha sido realizada na língua inglesa);
  5. Completar a aplicação para a avaliação das credenciais através da FORAC;
  6. Realizar a prova IGOEE, ou Internationally Graduated Optometrist Evaluation Examination, administrada pelo Touchstone Institute;
  7. Completar o bridging program em optometria oferecido pela Universidade de Waterloo;
  8. Concluir o Canadian Assessment in Competence in Optometry (CACO).

 

Colúmbia Britânica

O College of Optometrists of British Columbia é o órgão regulador para a profissão de optometria nessa província.

Para realizar o registro nessa província, o candidato deve obedecer a uma série de passos, que incluem preencher e enviar um formulário de aplicação, juntamente com documentos comprobatórios referentes à educação e à experiência profissional. Também será necessário participar de uma sessão de orientação, obrigatória nessa província, e ser aprovado no exame de jurisprudência.Também existem taxas a serem pagas, referentes a provas e à aplicação em si, o que é bastante comum quando falamos de profissões regulamentadas.

No caso de profissionais treinados fora do Canadá, será necessário realizar um bridging program, um programa de estudos destinado a familiarizar os profissionais estrangeiros com a profissão como é praticada no Canadá. Esse bridging program é oferecido pela Universidade de Waterloo.

Após a conclusão desse programa de estudos, é possível dar continuidade ao processo de certificação junto ao órgão provincial. O primeiro passo para isso é completar o formulário de registro, que deve ter reconhecimento em cartório. Uma taxa no valor de $475 CAD deve ser paga também nesse momento, referente à aplicação. Juntamente com o formulário, também severão ser enviados alguns documentos:

  • Uma cópia autenticada da carteira de identidade da província;
  • Um criminal record check de todas as jurisdições onde o candidato já atuou, nesta ou em outras profissões da área da saúde;
  • Cartas de referência de cada órgão regulador em que o profissional já foi registrado, confirmando o bom caráter profissional do mesmo (levando em consideração que a data da carta deve ser de no máximo 30 dias anteriores à data da aplicação;
  • Diplomas e históricos acadêmicos devem ser enviados para o College diretamente pelas universidades onde o profissional estudou – é sempre bom lembrar que qualquer documento cuja língua original não seja inglês ou francês deve vir acompanhado da respectiva tradução juramentada;
  • Carta que comprove que o candidato concluiu o bridging program;
  • CACO Waiver Form, uma autorização que o candidato fornece para que seus dados possam ser divulgados para associações e órgãos quando necessário.

Em seguida ao envio dessa documentação, a mesma será avaliada, e, se estiver tudo em ordem e se a documentação comprovar que o candidato de fato obedece aos requisitos provinciais, o candidato deverá se inscrever para a realização do exame de jurisprudência e da sessão de orientação, ambos fornecidos pelo College. A taxa para essa etapa é de $200 CAD.

Por fim, será necessário pagar as taxas referentes à aplicação, que podem ser encontradas aqui.

Caso o aplicante não seja aprovado em alguma dessas etapas, o College irá fornecer um motivo, e indicar, em uma carta, quais são os próximos passos possíveis, e eventuais áreas para as quais o candidato deve buscar melhorias.

 

Alberta

O Alberta College of Optometrists é o órgão regulador para a profissão nessa província.

O processo de registro em Alberta pode ser resumido em dois itens:

  1. Preenchimento do formulário de registro prelimiar adequado à categoria para a qual o candidato deseja aplicar, e submissão de documentação ao College. Em seguida, é necessário pagar a taxa de aplicação e completar uma declaração a respeito da regulamentação.
  2. Preenchimento do formulário de aplicação para a obtenção da licença de prática profissional, assim como o pagamento da taxa referente à prática profissional.

Porém, no caso de aplicantes internacionais, profissionais que não obtiveram sua educação no Canadá nem nos Estados Unidos, será necessário, como já imaginamos, seguir uma série de passos extras e fornecer uma série de outros documentos. Esses passos e documentos são:

  • Carta atestando quanto à boa conduta profissional: todos os órgãos reguladores dos quais o candidato fez parte durante a sua carreira devem fornecer uma carta que ateste quanto ao bom caráter profissional do candidato, ou seja, confirmando que ele é ou foi um membro ativo do órgão, e que não foi alvo de processos éticos ou disciplinares. A carta deve ser recente, com data de no máximo 30 dias anteriores à data da aplicação para o College;
  • Créditos referentes a programas de educação profissional continuada. No Canadá, matérias e a própria duração dos cursos são contados em termos de créditos, que variam de acordo com o tipo de programa que o aluno cursa;
  • CACO, ou Canadian Assessment of Competence in Optometry;
  • Bridging Program: esta etapa na verdade é dividida em duas: a primeira fase é ser aprovado no processo de credenciamento da FORAC, como mencionamos no início do texto, e a segunda fase diz respeito à conclusão do programa de estudos em optometria especialmente projetado para profissionais internacionais, oferecido pela Universidade de Waterloo;
  • Taxa referente à aplicação preliminar, correspondente a $400 CAD;
  • Cópia autenticada do diploma;
  • Histórico acadêmico original correspondente a todos os cursos de nível pós-secundário realizados pelo candidato. É importante notar que esses documentos precisam ser enviados dentro de um envelope com o selo da universidade, de preferência enviados diretamente pela universidade para o ACO;
  • Certificação TPA, ou Therapeutic Pharmaceutical Agent Certification;
  • Exame de jurisprudência;
  • CPR Certificate: um curso básico de primeiros socorros cujo objetivo principal é capacitar o aluno a realizar a ressuscitação cardiopulmonar;
  • Criminal Records Check: bastante comum no caso das profissões regulamentadas, seria equivalente ao atestado de antecedentes criminais no Brasil.

Ontário

O College of Optometrists of Ontario é o órgão regulador para essa província, e oferece em seu site uma página especialmente dedicada ao processo de aplicação para candidatos internacionais.

Lá também é possível encontrar um flowchart ilustrando todos os passos para o registro e obtenção de licença para a prática profissional.

Em primeiro lugar, é preciso completar uma prova de proficiência na língua inglesa, respeitando as notas mínimas exigidas pela FORAC. Em seguida, é necessário completar a avaliação de credenciais oferecida pelo WES, para que enfim seja possível completar o pré-registro junto à FORAC.

Em seguida, a FORAC informa o órgão provincial de Ontário a respeito do resultado da avaliação do candidato. O órgão provincial, por sua vez, irá tomar uma decisão quanto aos próximos passos do candidato.

A primeira decisão possível diz respeito a recomendar que o candidato complete a prova de avaliação junto ao Touchstone Institute. A segunda e a terceira decisões possíveis dizem respeito a cursar um programa completo em optometria, seja em caráter avançado ou não, e, assim que o aplicante fornecer o diploma de conclusão desse curso, pode receber o aval para realizar a prova de avaliação junto ao Touchstone Institute.

Sendo aprovado no exame, o candidato poderá, dependendo de seu resultado, realizar o exame entry-to-practice (CACO), ou então realizar bridging programs que são oferecidos pela Universidade de Waterloo.

Sendo aprovado no exame entry-to-practice, o candidato poderá completar um processo de orientação referente à prática profissional.

Por fim, será possível obter a licença para a atuação na província de Ontário, desde que o aplicante tenha obedecido a todos os requerimentos para o registro, incluindo o pagamento da taxa designada.

A respeito da experiência de trabalho que os aplicantes devem comprovar, é preciso, em primeiro lugar, possuir uma educação referente a quatro anos universitários correspondentes a um curso de optometria, seguida por três anos de experiência de trabalho fora do Canadá. Caso o candidato não possua esse período de experiência de trabalho (lembrando que toda e qualquer alegação de experiência de trabalho deve ser comprovada através de documentos e cartas de referência), é possível que ainda seja elegível caso tenha, antes dos quatro anos universitários específicos de estudos em optometria, estudado três anos em tempo integral de um curso universitário.

 

Manitoba

Em Manitoba, a Manitoba Association of Optometrists é o órgão regulador para a profissão.

Profissionais que receberam sua educação e experiência profissional fora do Canadá devem obrigatoriamente completar o bridging program em optometria oferecido pela Universidade de Waterloo, sendo que só após essa etapa será possível realizar o exame nacional para a obtenção da licença, oferecido pela CACO. É sempre bom lembrar que o bridging program é um programa de estudos e, como tal, a admissão do candidato irá levar em consideração a avaliação das credenciais para determinar se o candidato é elegível ou não.

Assim como funciona para as outras províncias, em Manitoba também será necessário centralizar uma parte do registro junto à FORAC, o órgão regulatório nacional que compreende os órgãos provinciais, do qual falamos neste texto.

Assim como funciona para todas as províncias, para obter o registro em Manitoba também será necessário fornecer documentos, tanto originais (ou cópias autenticadas, quando for permitido) quanto as respectivas traduções juramentadas (essencial para todo o qualquer documento cuja língua original não seja inglês ou francês), e também, eventualmente, cartas de referência de colegas ou professores atestando quanto à boa prática profissional do candidato. Fora isso, é sempre importante providenciar documentação que comprove eventuais períodos de experiência profissional, tais como declarações de clientes e/ou de instituições onde o profissional tenha trabalhado.

Muito comum no caso das profissões regulamentadas, um background check pode ser pedido.

Por fim, é necessário pagar as taxas correspondentes à aplicação e às provas de qualificação, além do valor correspondente à anuidade do bridging program em si.

É possível encontrar aqui maiores informações a respeito da documentação que pode ser exigida dos candidatos, uma vez que, como regra geral, é exigido de candidatos internacionais a mesma documentação que é exigida de candidatos domésticos, porém com alguns adicionais, como é o caso de traduções, prova de proficiência no idioma, bridging programs, etc.

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Canadian Optometric Regulatory Authorities
Canadian Association of Optometrists

234 Argyle Ave.
Ottawa, ON   K2P 1B9
613-235-7924
Toll Free: 888-263-4676
Fax: 613-235-2098
General Inquiries: info@opto.ca
Website: www.cora-acro.com

College of Optometrists of British Columbia
#1204   700 West Pender Street
Vancouver, British Columbia   V6C 1G8
Phone: 604-623-3464
Email: optometry_board@telus.net
Website: www.optometrybc.com

Alberta College of Optometrists
#102   8407 - Argyll Road NW
Edmonton, Alberta   T6C 4B2
Phone: 780-466-5999
(Toll Free in Alberta)  1-800-668-2694
Email: admin@collegeofoptometrists.ab.ca
Website: www.collegeofoptometrists.ab.ca

College of Optometrists of Ontario
6 Crescent Road  2nd Floor
Toronto, Ontario   M4W 1T1
Phone: 416-962-4071
(Toll Free in Ontario)  1-888-825-2554
Email: registrar@collegeoptom.on.ca
Website: www.collegeoptom.on.ca

Manitoba Association and College of Optometrists
200B - 392 Academy Road
Winnipeg, Manitoba   R3N 0B8
Phone: 204-943-9811
Email: mao@optometrists.mb.ca
Website: www.optometrists.mb.ca

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist