Os americanos estão mesmo procurando trabalho no Canadá?!

Desde que foi definida a eleição presidencial nos Estados Unidos, e com a vitória de Donald Trump (uma surpresa para muitos!), tem se comentado a respeito do interesse de muitos americanos em passar a viver no Canadá. Recentemente, fizemos uma matéria com o título “Após a vitória de Trump, a vinda de americanos para o Canadá está em pauta”, em que explicamos que mesmo que não existam algumas barreiras pontuais como o idioma, por exemplo, nada é tão fácil para os moradores do país vizinho neste sentido, já que eles também estão sujeitos as regras de imigração canadense.

Contudo, mesmo um pouco antes de se saber quem iria comandar os EUA pelos próximos quatro anos, foi divulgado pelo site “Monster Canada”, que atua no mercado de recrutamento, seleção e pesquisas no universo do tema trabalho e carreira, alguns dados interessantes a respeito dessa realidade. Foi feito um balanço com base nas informações coletadas do período entre janeiro a outubro deste ano, e o site da “Monster EUA” registrou mais de 30 mil buscas de trabalho contendo a palavra-chave “Canadá”.

Todos esses números levantados apontaram que houve um aumento de cerca de 58% na procura de empregos disponibilizados em território canadense por parte dos americanos. Para se ter uma ideia, em 2015, neste mesmo período foram registradas pouco mais de 19.690 pesquisas realizadas com a mesma finalidade.  Neste universo, a província de Ontário foi destaque, pois despertou o interesse em 7 mil desses possíveis candidatos a uma vaga. Foi mostrado ainda que a cidade de Toronto liderou o ranking com o acesso feito por mais de 3.000 pessoas.

Flags Canada e EUA

Mas existe também interesse em outras províncias…

Apesar destes dados citados acima, o site Monster destacou também que os candidatos americanos que buscam um emprego no Canadá, não estão somente de olho em Ontario. A província de Alberta aparece como segundo alvo de maior interesse dos que pesquisaram, e logo na sequencia esta British Columbia. Vale observar que as cidades que aparecem bastante são Edmonton e Calgary (em Alberta), bem como Vancouver (em BC). Já ocupando a posição número quatro está Quebec, a província de idioma predominantemente francês, e depois o ranking traz que há interesse em New Brunswick.

E afinal, de quais setores são esses profissionais?

Você deve estar se perguntando qual é o perfil profissionais desses americanos, não é mesmo? Pois bem, a profissão que aparece no topo deste ranking e “engenharia”, que é a palavra mais pesquisada no site de carreiras que utilizamos como fonte, juntamente com “Canada”. Como a área de engenharia é muito ampla, segue então as profissões mais acessadas especificamente: Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros de Software e Engenheiros Químicos.

Na segunda posição existe um grupo que tem o foco nos trabalhos no segmento de Tecnologia da Informação, e que estão buscando posições como a de desenvolvedor Java, desenvolvedor .Net, administrador de rede e na área de web. Em terceiro lugar aparecem as pessoas de setores ligados a contabilidade e as que possuem experiência no ramo bancário. Estão presentes ainda a busca por intermédio de palavras como “vendas” e “recursos humanos”, que estão no foco de quem está nos Estados Unidos.

Express Entry e as regras de imigração do Canadá

O sistema de imigração canadense mais popular passou por alterações recentemente, conforme destacamos na matéria “Mudanças no Sistema de Imigração Canadense – Express Entry”. Portanto, este momento requer uma especial atenção de todas as pessoas que desejam imigrar para o Canada, independentemente do local que estejam. Desta forma, vale lembrar mais uma vez, que mesmo os profissionais americanos precisam atender aos requisitos estipulados pelo governo canadense, para somente assim conseguirem atual legalmente no pais.

Existem oportunidades para todos, acredite!

Assim como os alguns americanos você também está considerando vir para o Canada? Corra atrás dos seus sonhos! Se tiver alguma dúvida a Immi Canadá pode te ajudar… clique aqui. E se quiser saber mais a respeito de como estudar em uma instituição canadense, conte com a assessoria completa da 3RA Intercâmbio.

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.