Alguns dizem que preferem a primavera, com suas flores crescendo e o verde se espalhando por todos os lados. Outros preferem o inverno e a neve cobrindo toda a paisagem com seu tapete branco. Mas é impossível resistir ao charme do outono no Canadá, que começa em 22 de setembro. As folhas de maple, ou maple leaf, ditam toda a beleza da época, conferindo cores inigualáveis ao local.

Entre setembro e novembro também é uma ótima época para visitar o país. Além das belezas naturais, o clima é ameno e fresco na maior parte das cidades e existem diversos lugares para se ir, incluindo uma extensa programação cultural. Durante a noite a média de temperatura no outono é de 4o C, portanto é bom se agasalhar. Já na luz do dia o comum é que os termômetros marquem 18o C, lembrando sempre que está é a média e pode oscilar para mais ou menos dependendo da região do país. Para saber mais sobre como são as quatro estações do ano no True North, acesse https://www.immi-canada.com/clima-canadense-como-sao-quatro-estacoes/.

Além de todos os atrativos, a gastronomia das províncias também fica a todo vapor, iniciando o cardápio de inverno, porém ainda com um pouco do frescor do verão. Durante o período ocorre a tradicional festa norte americana de Dia das Bruxas: o Halloween. Os bares, restaurantes, cafés e lanchonetes incluem a abóbora como sabor e prato dos seus menus, o que dá ainda mais charme ao colorido já alaranjado do local.

Devido a localização, as províncias de Ontário e Quebec são privilegiadas e ainda mais lindas durante a época do ano. Ottawa foi eleita pelos canadenses a melhor cidade para se observar a passagem do verão para o outono, devido às cores e quantidade de folhas dando a magia da estação ao local. Consequentemente, a localidade recebe um alto número de turistas, especialmente em setembro e outubro. É importante se atentar às regiões próximas as grandes cidades, pois geralmente elas abrigam parques encantadores que não devem ficar de fora de quem é apreciador da natureza.

O que você não pode perder

Existem diversas coisas para se fazer no Canadá o ano todo, mas no outono algumas delas são imperdíveis e devem constar na lista dos viajantes, visitantes, residentes temporários e moradores permanentes do país. Pensando nisso, fizemos uma lista de afazeres para aproveitar ao máximo a estação mais charmosa do True North.

  • Passear e aproveitar a vista

Tire um final de semana para andar sem rumo pela cidade e ir a um parque famoso do local no qual você está. Em Toronto, por exemplo, o High Park pode ser uma boa opção. Nas áreas de lazer os visitantes podem apreciar a mudança de cores da época. Vale lembrar que, além da queda de temperatura, o motivo que faz com que as árvores mudem de cor é a menor duração dos dias.

Para facilitar, existe o Fall Colour Reports online, que são sites que indicam onde as árvores já estão no modo outono. Clicando aqui o site Tripsavvy faz uma lista com todos os links disponíveis de cada localidade. O relatório se dá por porcentual, ou seja, quando ele marca 0% as folhas ainda não mudaram de cor. Conforme o valor aumenta elas vão se transformando. Uma dica bacana é ir quando o número atinge de 30% a 50%, neste meio a paisagem se torna um festival de cores, com folhas verdes, vermelhas, laranjas e amarelas.

outono no canada

  • Deliciar-se com iguarias a base de pumpkin

Desde lanchonetes de fast food como a rede Tim Hortons e o Mc Donalds até os restaurantes mais requintados incluem as abóboras no cardápio. Vale a pena provar os sabores de abóbora que são adicionados a bebidas, lanches, doces e também a pratos mais elaborados. Para completar, os mercados ficam recheados de todos os tipos de abóbora que existem e a um preço bastante convidativo. Além disso, uma iguaria comum nesta época é a pumpikin pie, ou torta de abóbora, que vale a pena experimentar (para saber mais sobre as comidas típicas do Canadá, clique aqui) .

Outono no Canada

  • Exposições e programação cultural

Todo o país fica tomado por eventos, exposições e comemorações. Em Toronto, por exemplo, o Nuit Blanche ganha destaque pois é uma exposição de arte contemporânea que toma as ruas da cidade durante uma noite inteira. Também é no outono, especificamente em novembro, em toda a extensão territorial, que acontece o Movember. Ele é um mês voltado a conscientização da saúde masculina, principalmente no que diz respeito a luta contra o câncer. Neste período, os homens costumam deixar os bigodes crescerem.

Outro lugar que vale uma visita especial na estação mais charmosa do ano é Niagara. A região, além de Niagara Falls, abriga diversas vinícolas, cassinos e opções de entretenimento para toda a família. Para os amantes do esporte, a temporada de baseball está acabando e a de basquete tem início, então é uma época repleta de programações esportivas e jogos (confira os principais esportes praticados no país clicando aqui).

  • Datas para celebrar

Com certeza duas merecem menção honrosa na lista de datas comemorativas da estação: o Halloween e o Thanksgiving canadense. O Dia das Bruxas no país deve ser comemorado, principalmente por quem não está tão acostumado a celebrar, como nós brasileiros. No dia 31 de outubro as crianças e adolescentes batem nas casas pedindo “travessuras ou gostosuras”(trick or treat, na expressão em inglês) e existem diversas festas temáticas, com personagens horripilantes, comidas típicas e caracterizações.

O Thanksgiving também não é comumente celebrado por nós, brasileiros, mas é bastante significativo na América do Norte como um todo, sendo tão importante quanto o Natal para as famílias canadenses. O feriado é uma ocasião para agradecer, tanto entre os agricultores que celebram a colheita do ano, quanto para os moradores de áreas urbanas, que dão graças pelas conquistas alcançadas. Geralmente acontece uma ceia com a família e o prato tradicional é o peru assado, juntamente com outras iguarias e delicias da época.

Outono no Canada

Fabíola Cottet

   

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet