Grupo 1
Grupo 1
PARAMÉDICOS – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

PARAMÉDICOS – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

23 de fevereiro de 2016

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

A Canadian Organization of Paramedic Regulators é um órgão nacional que engloba os órgãos provinciais reguladores para os paramédicos.

 

Colúmbia Britânica

Na Colúmbia Britânica, a Emergency Medical Licensing Board é o órgão responsável por conferir licenças de atuação para os paramédicos. O órgão denomina Emergency Medical Assistants (EMAs) todos os profissionais que trabalham com cuidados de emergência, incluindo  first responders.

Existem hoje 6 categorias de licença para os paramédicos nessa província. O profissional pode ter somente uma licença de cada vez, mas é possível galgar as categorias e adquirir, com experiência profissional, outros níveis de licença.

A respeito das categorias, são elas:

  • First Responder (EMA FR): esses profissionais são normalmente bombeiros que oferecem serviços de emergência, tais como avaliação do grau de periculosidade do ambiente, no caso de um acidente, CPR (ressuscitação cardiopulmonar), além de cuidados básicos com feridas e fraturas até que profissionais mais especializados assumam os cuidados.
  • Emergeny Medical Responder (EMR): esses profissionais fornecem serviços de emergência tipicamente em áreas rurais e remotas.
  • Primary Care Paramedic (PCP): esses profissionais fornecem cuidados de emergência intermediários (não especializados), em todas as regiões da província.
  • Advanced Care Paramedic (ACP): esses profissionais são especializados em cuidados intensivos de life-support, incluindo emergências cardiológicas.
  • Critical Care Paramedic (CCP): esses profissionais são especializados em cuidados em situações críticas, e também em transportes, incluindo transporte aéreo.
  • Infant Transport Team (ITT): são profissionais que se especializam em cuidados intensivos para gestantes, recém-nascidos e pacientes pediátricos (também incluindo transporte aéreo).

Para obter a licença de atuação na Colúmbia Britânica, é preciso passar por 3 passos:

  1. Treinamento. É necessário completar um período de treinamento em uma instituição que seja aprovada pela província.
  2. Exames. É preciso ser aprovado nos exames designados de acordo com a categoria em que o candidato tem interesse.
  3. Finalmente, aplicar para a licença.

 

No caso de aplicantes internacionais, profissionais que trabalham como paramédicos fora do Canadá que desejem atuar na Colúmbia Britânica precisam passar por um processo de revisão de seu treinamento e de sua experiência profissional. Essa revisão é realizada pelo próprio EMA Licensing Branch.

O primeiro passo é verificar qual seria a categoria mais adequada, baseando-se em suas experiências profissionais e em seu treinamento. Em seguida, é preciso preencher um formulário de aplicação, e enviar alguns documentos para o LMA Licensing Branch. Esses documentos devem ser originais. São eles:

  • Diploma de conclusão de treinamento;
  • Educação anterior ao treinamento (documento que precisa ser preenchido pela agência de treinamento);
  • Relatório de comparação de competências (documento que precisa ser preenchido pelo diretor médico);
  • Verificação do registro anterior como paramédico (o profissional deve completar a primeira parte do formulário e o órgão regulador deve completar a segunda parte).

Todos os formulários estão disponíveis no site do órgão regulador da província: EMA Licensing Branch.

De acordo com cada caso, é possível que seja recomendado que o candidato realize provas teóricas ou práticas.

Uma curiosidade a respeito dessa província é que é possível obter a licença antes de ser maior de idade, que na Colúmbia Britânica é de 19 anos. É possível ser um paramédico já aos 16 anos de idade, mas somente na condição de que o jovem profissional deve ser supervisionado por um EMA que possua a licença plena para atuação, na mesma categoria ou em uma categoria mais abrangente do que a que o jovem profissional esteja buscando. Ao fazer 19 anos, essa condição não é mais necessária.

 

Alberta

O Alberta College of Paramedics é o órgão regulador para essa província.

Existem registration policies que o candidato deve levar em consideração antes de submeter sua aplicação para Alberta. Tratam-se de regras a respeito de educação continuada e, principalmente, a respeito de regras gerais para o exercício da profissão.

Além disso, o College disponibiliza uma seção de perguntas frequentes, que pode ser bastante útil para quem está interessado em praticar essa profissão.

No caso de profissionais que já atuam como paramédicos em outros países, para atuar em Alberta será necessário realizar um processo de equivalência. Também é possível passar por esse mesmo processo caso o profissional seja formado em outra profissão da área da saúde, que tenha interface com o escopo dos paramédicos.

É possível ter uma boa ideia a respeito da equivalência visualizando o flowchart apresentado pelo College.

Em primeiro lugar, é preciso obter um relatório de avaliação das credenciais e realizar uma prova de proficiência em inglês. A partir disso é possível reunir os documentos necessários, que deverão ser submetidos ao College para revisão. Revisando o formulário de aplicação para a equivalência é possível verificar quais documentos serão necessários. É bom notar que serão necessárias cartas de recomendação de pessoas que possam atestar quanto à boa conduta profissional do candidato.

Também será necessário autorizar um background check, o que é bastante comum no caso das profissões regulamentadas.

Demais documentos:

  • Currículo e carta de apresentação;
  • Detalhes a respeito do treinamento como paramédico e dos cursos realizados;
  • Documentos referentes ao registro junto a órgão reguladores no país de origem;
  • Documentos de identificação;
  • Validação das credenciais.

É interessante notar que existe uma prova provincial que o candidato deve completar antes de poder receber a licença para atuação na profissão. Caso o candidato reprove por 3 vezes, será necessário completar um novo programa de estudos antes de poder realizar a prova novamente.

 

Ontário

O Ontario Emergency Health Branch é o órgão responsável pelo registro dos paramédicos nessa província.

No caso de profissionais que não realizaram seu curso de graduação em Ontário, existe um caminho que é possível traçar, conhecido como Ontario Paramedic Equivalency Process.

O processo de equivalência possui duas fases, que são a avaliação da educação e da experiência de trabalho, e a realização das provas de qualificação. O curso preparatório em Ontário leva em consideração uma série de matérias que o candidato deve ter em seu histórico acadêmico a fim de poder completar a equivalência. Essas matérias incluem, por exemplo, psicologia, farmacologia, anatomia e fisiologia, dentre outras.

É interessante notar que a proficiência na língua inglesa será avaliada no decorrer dos testes referentes às avaliações qualificatórias. Essas avaliações devem ser completadas em 24 meses a partir da data do relatório de equivalência da fase 1, mencionada acima. Existem também provas práticas, que incluem tomada rápida de decisão em simulações de casos de emergência médica.

Uma seção de perguntas frequentes é disponibilizada para que os candidatos possam tirar suas dúvidas com relação à profissão como é praticada na província.

 

Manitoba

O Manitoba Health – Emergency Medical Services é o órgão regulador para essa província.

Assim como é muito comum para as profissões regulamentadas, em Manitoba é preciso fornecer um criminal records check, assim como um child abuse registry check. Esses certificados são essenciais para profissionais que pretendem trabalhar em contato direto com o público, na área da saúde. Também será preciso fornecer o comprovante de conclusão de um curso de treinamento como paramédico, que seja reconhecido como equivalente no Canadá.

Para aplicar para a licença, será necessário passar por uma prova provincial composta por duas partes: uma prova teórica, de múltipla escolha, e uma prova prática, a fim de avaliar as competências do candidato em uma situação de emergência simulada.

É possível encontrar uma lista de formulários de aplicação para as várias classes de especialidades.

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Canadian Organization of Paramedic Regulators
P.O. Box 456
Ladysmith
British Columbia
V9G 1A3

EMA Licensing Branch - British Columbia
Ministry of Health
1515 Blanshard Street, 1st Floor
Victoria BC V8W 3C8
Phone: 250 952-1211 or 1-877-952-1211
Email: emalbgeneral@gov.bc.ca

Alberta College of Paramedics
#220 - 2755 Broadmoor Boulevard
Sherwood Park, Alberta T8H 2W7
Directions    Telephone: 780-449-3114
Toll Free: 1-877-351-2267 (Alberta only)
Email: acp@collegeofparamedics.org

Emergency Health Services Branch
5700 Yonge Street, 6th Floor
Toronto, Ontario
M2M 4K5
Tel : 1-800-461-6431 (Toll-free in Ontario only)
Fax : 416-327-7911
Email : ehs.websitecontact@sdsx.moh.gov.on.ca

Manitoba Health, Healthy Living and Seniors - Emergency Medical Services
Unit #7 - 1680 Ellice Avenue
Winnipeg MB R3H 0Z2
E-mail: emergserv@gov.mb.ca
Phone: 204-945-5300

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist