Passeio imperdível! Natureza e história na Evergreen Brick Works

Recentemente visitei um lugar especial em Toronto. O espaço é ideal para quem gosta de explorar trilhas e caminhar com uma vista linda estando sozinho ou com a família. Mas não é só isso! Dá para incluir no roteiro conhecer projetos de sustentabilidade e ecologia, fotografar grafites incríveis e até mesmo frutas e legumes frescos direto dos produtores locais aos finais de semana.

Trata-se do complexo em que ficava uma fábrica de tijolos, hoje desativada, mas que agora é administrada pela entidade Evergreen, por isso se chama Evergreen Brick Works, e está localizada no número 550 da Bayview Avenue, na rodovia Don Valley Parkway. Além de ser uma ampla área para se ter um dia de passeio agradável, estão envolvidas ações com foco sustentável e que integram organizações públicas, privadas, a comunidade, voluntários e doadores de recursos financeiros.Evergreen - Monica 1

 

Um pouco da história

 Os tijolos que foram usados para construir o Old City Hall, prédios da Universidade de Toronto, a Casa Loma, o Parlamento, os principais hospitais e muitas outras importantes e imponentes obras da cidade foram feitos na fábrica “The Don Valley Brick Works Limited”. Esta empresa por quase 100 anos empregou muitos trabalhadores, principalmente imigrantes que na época já chegavam para viver nestas terras.

No início dos anos 80 a fábrica fechou. Depois de parar a sua produção todo o local viveu um período de abandono. Desta fase restaram alguns grafites nas paredes internas e externas, feitas por pessoas que invadiam as construções nos anos improdutivos, e que os traços foram mantidos mesmo após o movimento de revitalização.

Hoje a realidade vai além de um lindo parque com a natureza preservada, lagos, restaurante e prédios restaurados: é também um centro de atividades para crianças, jovens e adultos. Assim, a união de esforços transformou a realidade. Agora ao longo do ano há exposições, feiras, festas e encontros de pessoas de diferentes gerações.

Evergreen - Monica 2

Dicas importantes para o seu roteiro:

– Se tiver um pet pode levar e tem área para ele brincar à vontade, com direito a um bebedouro exclusivo. Se quiser conhecer a loja de produtos orgânicos, por exemplo, tem um lugar para deixar seu cachorrinho logo na entrada e há um pratinho de água bem ao lado.

– Para aqueles que gostam de andar em duas rodas tem a “Sweet Pete´s Bike Works”. Eles alugam e mantem um programa especial de doações de bicicletas, realizam oficinas para quem quer aprender a fazer manutenção e há instrutores que ensinam aqueles que ainda não sabem andar.

– Há espaços exclusivos que estão disponíveis para locação, por isso é possível programar diferentes eventos desde festas de casamento até encontros corporativos.

– Escolas, faculdade e demais grupos podem fazer o agendamento de uma visita com guia para mostrar e contar todos os detalhes históricos, acompanhar em diversos ambientes e responder as dúvidas que surgem durante o trajeto.

– As crianças tem um espaço especial o qual aprendem lições sustentáveis, como por exemplo, fazer a sua própria horta em casa. Existem opções de atividades para as diferentes faixas etárias.

– Há ainda um prédio totalmente fechado pertencente à antiga fábrica, com muitas máquinas utilizadas na época. Mas já está em fase adiantada um projeto para que logo possa ser também visitado pelo público. Por enquanto, pode-se conhecer uma pequena parte do maquinário que produzia os tijolos antigamente em um outro ambiente do complexo.

– Curiosidade: por se tratar de uma região de vale, já houve episódios de enchentes na área que chegou a inundar tudo. Mas hoje eles possuem uma estrutura preparada para eventualidades desta natureza.Evergreen - Monica

 

Quer conhecer também? É fácil!

A maneira mais prática de visitar a Evergreen Brick Works é ir até a estação de metrô Broadview (linha verde) e pegar o “shuttle bus” gratuito, o ônibus que vai direto até a entrada do complexo. Os intervalos entre as viagens são a cada 30 minutos, mas quem quiser ir em grupos a partir de 10 pessoas devem agendar antecipadamente.

O estacionamento não é muito grande e na verdade eles desestimulam a ida de carro. Mas para quem fizer esta opção, o interessante é que o valor pago para estacionar se reverte para custear as despesas com o ônibus que está à disposição gratuitamente. Há vagas exclusivas para quem possui carro elétrico.

Todos os detalhes dos horários de funcionamento (inclusive do ônibus gratuito), as atividades e eventos programados, mais dados da história e curiosidades sobre este espaço estão no site oficial do local, o www.evergreen.ca.

Se você já conhece a Evergreen Brick Works também ou depois de ler a matéria foi se aventurar por lá, conte para nós!

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.