Perguntas e respostas: “Child Care” na província de Manitoba

Eis que uma família com criança (ou crianças!), escolhe morar no Canadá, ou pelo menos viver durante um período de estudos de um dos pais, no College ou na Universidade. Então surgem dúvidas quanto aos serviços de “Child Care”, ou seja, de cuidados infantis como as creches, por exemplo, assim diversas perguntas são comuns para aqueles que vivem esta realidade. Para ajudar os que se identificam com esta situação, trazemos algumas informações sobre esta temática, com foco na província de Manitoba.

Como sempre gostamos de lembrar que há dados que valem para todo o país, porém algumas informações específicas são determinadas pelas regras de cada região. Primeiramente, o sistema de ensino infantil canadense está assim dividido: “Infant” (de 0 a 18 meses de idade), “Toddler” (18 meses a 2,5 anos), “Preschool” (de 2,5 a 5 anos completos); o “Kindergarten” é específico para quem tem 4 e 5 anos de idade. Vale reforçar, que na sequência vem o “School age” (de 6 a 12 anos).

Dentro deste contexto, mesmo nos espaços destinados aos cuidados infantis que são públicos, os primeiros anos de vida das crianças podem representar um custo para a família. Saiba que a província de Manitoba conta com a possibilidade de que se obtenha um subsídio para ajudar com esta despesa.

Confira então algumas informações importantes a respeito do sistema de “Child Care” nesta localidade:

Children school are making something out of colored paper.

O governo de Manitoba disponibiliza vagas gratuitas em centros de cuidados infantis (como creche, por exemplo)?

Não diretamente, a província de Manitoba não opera esses serviços voltados aos cuidados das crianças, principalmente para as que estão antes do período oficial de estudos. Porém, existe a possibilidade das famílias que lá residem se qualificarem para receber um subsídio do governo e assim matricular seus filhos com uma ajuda financeira. Isso vale tanto para os locais em que prestam o serviço como creches e pré-escolas, quanto para as residências que recebem este público e atendem os requisitos para serem incluídos neste programa de auxílio.

Quais são as opções de espaços disponíveis para cuidar do meu filho enquanto eu trabalho ou estudo?

Existem vários espaços e programas em Manitoba em que se pode deixar as crianças sob seus cuidados, com diferentes características, e que funcionam no período integral ou ainda que atendam somente em tempo parcial. Entre eles estão:

Programas infantis, pré-escolas e espaços que recebem crianças em idade escolar – diversos locais contam com cuidados em tempo integral e atendem crianças de três meses a dois anos de idade, nos denominados programas infantis. Já os chamados “pré-escolas” e os de “idade escolar”, recebem aqueles que tem a partir de seis anos de idade, podendo atender aqueles que possuem até os 12 anos de idade e que precisam de um lugar para ficar nos períodos de antes e depois da escola.

Creches – normalmente prestam cuidados em tempo integral durante o dia para um público de até seis anos de idade. Alguns lugares também disponibilizam o serviço em tempo parcial, à noite ou até mesmo aos finais de semana.

Centros e creches “part-time” – cuidam de crianças de até seis anos de idade, geralmente durante duas ou três horas por dia, no período de dois a cinco dias por semana.

“Home Child Care” e “Family Child Care” licenciados – existem profissionais voltados aos cuidados infantis na própria casa, e para tanto fazem um credenciamento e cumprem as exigências provinciais. Geralmente funcionam em período integral, porém precisam ter um número limitado de crianças, levando inclusive em consideração a faixa etária para determinar a capacidade de atendimento.

“Home Child Care” sem licença – há alguns cuidadores domésticos que não possuem licença, mas eles podem fornecer cuidados privados para criança em casa nesta condição. Porém também existem regras, como por exemplo, que não tenham mais de quatro crianças com idade inferior a 12 anos ou ainda não mais que duas crianças com menos de dois anos de idade. Estes números incluem os próprios filhos do cuidador. Saiba mais detalhes a esse respeito neste link.

Para facilitar a pesquisa das famílias com relação a encontrar e aplicar para um desses espaços disponíveis, inclusive acessando a lista completa com os devidos contatos dos prestadores destes serviços, existe um link oficial especifico, basta clicar aqui.

Como saber se sou elegível para o subsídio de “Child Care” do governo de Manitoba?

Nesta província, as unidades de cuidados infantis, mesmo as que recebem um subsídio por parte do governo para o seu funcionamento, estão habilitadas para que as famílias das crianças assistidas possam aplicar para o benefício da ajuda financeiro se atenderem aos requisitos exigidos.

Desta forma, os pais que estão em Manitoba podem solicitar o auxílio antes mesmo de decidir sobre uma creche licenciada ou prestador doméstico, ou ainda aplicar depois que o filho já começou a frequentar o espaço. Entre os fatores para ser elegível são considerados: se a criança está entre 12 semanas a 12 anos de idade, a renda familiar, bem como a quantidade e idade dos filhos.

Você já mora na província de Manitoba? Para saber se você poderá ter direito ao subsídio e até mesmo fazer a aplicação, clique aqui. Lembrando que se você se cadastrar neste programa de auxílio ao “Child Care”, será informado por escrito se está qualificado, e em caso positivo, saberá o valor a ser recebido.

E mais

Todas as informações oficiais do governo de Manitoba a respeito de “Child Care” estão disponíveis neste link aqui. Não deixe também de conferir uma matéria muito relevante sobre este mesmo tema, mas em outra província: “Day care e os subsídios para as crianças em Ontário”.

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.