Estudar em um curso de nível superior no Canadá é um desafio encarado por milhares de pessoas, incluindo nesta lista, os brasileiros. É preciso estar preparado para as diferenças que vão além do idioma, metodologia, passando pelo calendário de aulas e férias. Com isso, o fim desta trajetória pode ser um divisor de águas na vida profissional e ampliar as possibilidades de quem quer morar no país, inclusive com pontos extras no sistema de imigração Express Entry. Assim, hoje o nosso foco é na aplicação específica para depois de já formado: o PGWP.

Para os que optam pelo caminho da formação, ao concluir um programa educacional canadense, deve saber que em conjunto com o departamento de imigração do país, está previsto o Post Graduation Work Permit (PGWP). Desta forma, basicamente é a oportunidade de ficar mais um período em terras canadenses, com uma permissão de trabalho, desde que se cumpram todas as regras vigentes, sendo algumas relativas à escola e outras ao aluno.

Trabalhando depois de formado!

O estudante internacional formado em uma instituição de ensino superior canadense (Universidade e College públicos), uma vez que esta esteja devidamente credenciada e atenda aos requisitos do órgão de imigração do Canadá, tem o direito de solicitar o PGWP após a sua conclusão. É necessário também que o curso tenha a carga horária correspondente a full time, ou seja, período integral.

E sabe o que isto significa? Veja abaixo:

Com o Post Graduation Work Permit é possível trabalhar legalmente no Canadá, com o “work permit”, em tempo integral, por um período que pode variar de 8 meses a 3 anos, de acordo com a duração dos estudos. A regra prevê, por exemplo, que os cursos com duração de 12 meses receberão o documento com a validade de até um ano. Aqueles que concluírem um programa que dure a partir de 2 anos, poderão ter um PGWP de até 3 anos.

Portanto, durante o programa de estudo, o aluno recebe a permissão de atuar profissionalmente somente meio período, ou 20 horas por semana no máximo, e depois com o “Post Graduation Work Permit” já consegue buscar uma vaga no Canadá sem restrições de jornada de trabalho.

Você está no Canadá com o cônjuge? Entenda o que acontece!

Terminado o curso, o cônjuge do estudante poderá também ter o direito de receber uma permissão de trabalho em tempo integral, caso o aplicante principal do PGWP seja contratado por uma empresa, numa posição “full time”, e em um cargo dentro dos NOCs 0, A ou B. Desta maneira, com a comprovação do emprego, é possível aplicar junto com o pedido do PGWP, ou fazer isso posteriormente, caso a oferta de trabalho venha depois que o Post Graduation Work Permit esteja em mãos.

Vale lembrar que é preciso se atentar para permissão/status do parceiro durante todo o período, podendo haver a necessidade de mudanças junto à imigração para que se mantenha sempre legal no país; cada caso deve ser analisado individualmente. E para conferir qual o NOC pertence cada profissão, ou seja, saber a classificação em que os postos de trabalho estão de acordo com o “National Occupational Classification” do Canadá, basta clicar aqui.

Atenção! É preciso ainda saber que…

– A aplicação para o PGWP obrigatoriamente precisa ser realizada em até 90 dias depois que o curso for concluído, e o aplicante deve estar com o seu status de estudante ainda válido. Passado este prazo, perde-se o direito de solicitá-lo.

– Cada pessoa pode solicitar o PGWP somente uma vez na vida, assim, quem decidir, por exemplo, fazer um curso de um ano e depois na sequência estudar mais um pouco, é aconselhável somente pedir o documento ao final de todos os programas.

– Toda a decisão final quanto ao recebimento deste documento e prazos são de inteira responsabilidade do oficial de imigração que irá avaliar a aplicação, inclusive podendo pedir documentos adicionais durante o processo.

– Aproveite para ler também a matéria Chegou o momento de aplicar ao PGWP – Como ficam os meus acompanhantes?

Qual é o tempo de espera para receber a resposta após a aplicação?

Recebemos diversos contatos de pessoas querendo saber qual o tempo de processamento após a aplicação, seja de um visto de estudo ou qualquer outro. Saiba que no site oficial do governo do Canadá você consegue acessar essa informação, lembrando que trata-se de uma média de dias que pode variar de caso a caso, e a própria imigração atualiza constantemente. Confira o link oficial clicando aqui.

E se você tem dúvidas específicas a respeito de como solicitar o PGWP, como fica o status do seu cônjuge e demais familiares, entre em contato com a Immi Canada que teremos muito prazer em lhe ajudar!

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.